Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, agosto 04, 2024

A ESPERANÇA DA NOSSA SALVAÇÃO - 1 PEDRO 1:1-12

 A ESPERANÇA DA NOSSA SALVAÇÃO - 1 PEDRO 1:1-12


Nada traz mais  alegria para o Cristão do que a certeza e a segurança de sua salvação em Cristo. Em um mundo rodeado por sofrimentos e incertezas todos nós precisamos de algo em que realmente podemos confiar. E esse texto nos mostra que para além dos sofrimentos desta vida, nós temos, como cristãos, um tesouro precioso:  A esperança da vida eterna. É sobre isso que o apóstolo Pedro nos fala nesses versículos. 


Antes de entrar no tema propriamente dito, Pedro faz uma breve introdução:


AUTOR:  “Pedro, Apóstolo de Jesus Cristo” V.1

Ele se identifica como “Apóstolo de Jesus Cristo" por isso poderia  ministrar na Autoridade do próprio filho de Deus.  Em certo sentido, cada um de nós foi chamado por Deus para ministrar na autoridade de Cristo.


DESTINATÁRIO DA CARTA: “... aos eleitos que são forasteiros da Diáspora no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na Ásia e na Bitínia” (v.1). Esses eleitos estão dispersos pelo mundo, mas são cidadãos do céu.  São embaixadores de Deus aqui na terra, como cada um de nós em Cristo, também somos.


A NOSSA ELEIÇÃO E SALVAÇÃO É OPERADA PELAS TRÊS PESSOAS DA TRINDADE ( Pai, Filho e Espírito Santo). V.2


"eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo. Que a graça e a paz lhes sejam multiplicadas". (1 Pedro 1:2)


O Pai escolhe mediante a sua presciência

O Filho regime por meio do seu sangue

O Espírito Santo santifica -  separando-nos para Deus e para sua obra e aplicando o poder da salvação à nossa vida diária. 


O QUE ACONTECE NA NOSSA SALVAÇÃO?


"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pedro 1:3)


SOMOS REGENERADOS (V.3) - Gerados de novo, nascidos de novo.

Pela misericórdia de Deus

PARA UMA VIVA ESPERANÇA -  Em Cristo você tem esperança, mas o mundo, não. 

POR MEIO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO


SOMOS RECOMPENSADOS (V.4)  


Com … “uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês” (v.4).


SOMOS GUARDADOS NO PODER DE DEUS (V.5)


“... que são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para ser revelada no último tempo” (1 Pedro 1:5).


Em Cristo temos essa segurança e certeza (fé) ninguém nos arrancará mãos do Senhor. 


POR ESSA RAZÃO, PODEMOS DESFRUTAR DE ALEGRIA MESMO EM MEIO ÀS PROVAÇÕES (VV. 6-9)


“Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória, obtendo o alvo dessa fé: a salvação da alma” (1 Pedro 1:6-9).



“Nisso vocês exultam…” V.6. Podemos nos alegrar mesmo enfrentando provações.  Mas para isso precisamos compreender cinco fatos sobre elas :


I - AS PROVAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS 

“se necessário…” Existem momentos que Deus sabe que precisamos passar por provações.  


  • Elas são necessárias para nossa disciplina quando pecamos “Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra”. (Salmo 119:67), 


  • Para o nosso crescimento espiritual (Hb 12: 5-11) 


  • E para nos guardar de pecar contra o Senhor (Hb 12:10). 


II -AS PROVAÇÕES SÃO VARIADAS (V.6)

“Várias provações…”


III - AS PROVAÇÕES SÃO DOLOROSAS (V.6)

“sejam contristados…”


IV - AS PROVAÇÕES NÃO DURAM PARA SEMPRE (V.6)

“por breve tempo…”


V - AS PROVAÇÕES TESTAM O VALOR E AUTENTICIDADE DA NOSSA FÉ (V.7)


“para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:7).


Pedro nos mostra quatro maneiras que podemos desfrutar de alegria apesar das provações:


“Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória, obtendo o alvo dessa fé: a salvação da alma” (1 Pedro 1:8-9).


  • Amar a Cristo (V.8)

  • Crer em Cristo (V.8)

  • Alegrar-se em Cristo (V.8)

  • Obter de Cristo (V.9)


A NOSSA SALVAÇÃO FOI PROFETIZADA PELOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO (VV. 10-12)


“Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e investigaram. Eles profetizaram a respeito da graça destinada a vocês, investigando qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas que eram indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao predizer os sofrimentos que Cristo teria de suportar e as glórias que viriam depois desses sofrimentos. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vocês, ministravam as coisas que, agora, foram anunciadas a vocês por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, lhes pregaram o evangelho, coisas essas que anjos desejam contemplar” (1 Pedro 1:10-12).


  • Os profetas indagaram e investigaram V.10

  • Eles profetizaram a respeito da graça destinada a vocês V.10

  • Eles investigaram o tempo e as circunstâncias da chegada da salvação (V.11)

  • Eles anunciaram os Sofrimentos e as glórias de Cristo (V.11)

  • Eles profetizaram para uma geração Futura (V.12)


“Os santos do Antigo Testamento olharam adiante pela fé e viram dois Montes, por assim dizer: o Calvário, onde o Messias sofreu e morreu (Is 53) e o Monte das Oliveiras, onde ele voltará em Glória (Zc 14:4). Não viram, porém,  o vale entre os dois:  A era presente em que a igreja se encontra.” (Warren W. Wiersbe).


Pedro conclui essa sessão dizendo que até mesmo os “anjos anseiam contemplar” a respeito da salvação.  Eles não sabem tudo a respeito da nossa salvação e Deus usa a igreja para ensiná-los ( Efésios 3:10).  Se até os anjos estão interessados em aprender sobre nossa salvação, quanto mais nós deveríamos estar. 


 CONCLUSÃO:  Hoje aprendemos sobre a esperança da nossa salvação.  E que salvação maravilhosa!  O Pai nos escolheu,  o Filho nos redimiu e o Espírito Santo nos santificou - separando-nos para Deus e para os seus propósitos.  Por causa disso, nascemos de novo,  somos recompensados  e guardados por Deus.  Por essa razão, podemos nos alegrar mesmo quando passamos por provações. 


Glória a Deus!  A salvação que foi profetizada pelos profetas do Antigo Testamento e que até mesmo os anjos têm interesse de conhecer mais, agora é nossa pela graça do Senhor Jesus Cristo. 


Que o nosso coração se encha de louvor e ações de graças ao nosso Deus que nos salvou.  E que nos entreguemos cada vez mais a Ele e ao Seu serviço. 



Doações:

Igreja Ministério Shallom




Nenhum comentário:

Postar um comentário