Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, agosto 18, 2024

PASSOS NECESSÁRIOS PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL - 1 PEDRO 2:1-3

PASSOS NECESSÁRIOS PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL - 1 PEDRO 2:1-3

“Portanto, abandonem toda maldade, todo engano, hipocrisia e inveja, bem como todo tipo de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação, se é que vocês já têm a experiência de que o Senhor é bondoso” (1 Pedro 2:1-3).

O crescimento espiritual é extremamente importante para todos que buscam viver uma vida alinhada com os ensinamentos do Senhor Jesus. Assim como o crescimento físico e emocional são necessários para o desenvolvimento humano, o crescimento espiritual é vital para fortalecer a nossa fé e nos levar a ter uma vida mais íntima de Deus. No texto de 1 Pedro 2:1-3, o apóstolo Pedro nos orienta sobre passos práticos que podemos seguir para experimentar esse crescimento. Ele nos desafia a abandonar comportamentos pecaminosos, a nos alimentar da palavra de Deus, e a saborear a bondade do Senhor, mostrando que, ao seguir esses passos, podemos alcançar um desenvolvimento espiritual mais frutífero.


1) DESPOJAR-SE DO PECADO (V.1)

“Portanto, abandonem toda maldade, todo engano, hipocrisia e inveja, bem como todo tipo de maledicência” (1 Pedro 2:1).

Despojar é deixar de lado, é despir-se da roupa suja do pecado. No versículo 1, Pedro fala de cinco coisas das quais devemos nos livrar para experimentar crescimento espiritual:

  • Maldade: é o desejo de causar dor, mal ou sofrimento ao próximo.

  • Dolo: é enganar as pessoas para obter vantagem.

  • Hipocrisia: é fingimento, usar uma máscara, estar sempre atuando como se fosse um ator, esconder a verdadeira identidade, fingindo ser aquilo que não é, com a intenção de buscar aplausos e aprovação humana.

  • Inveja: é querer o lugar do outro, desejando ser o que o outro é e ter o que o outro tem. Infelizmente, até mesmo entre os apóstolos de Jesus, esse sentimento esteve presente (Marcos 10:41). A inveja gera ingratidão em nosso coração, mas quando somos gratos a Deus por aquilo que somos e temos em Cristo, vencemos a inveja.

  • Maledicências: falar mal dos outros, fazer fofocas, espalhar boatos maldosos, geralmente motivados pela inveja (veja Tiago 1:26).

2) ALIMENTAR-SE DA PALAVRA DE DEUS (V.2)

“Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação” (1 Pedro 2:2).

No versículo 2, o apóstolo Pedro compara o cristão a um recém-nascido que deseja o leite materno.

  • O cristão precisa desejar ardentemente o leite espiritual da palavra, alimentando-se dela diariamente.

  • O cristão precisa desejar a palavra como a corça anseia pelas águas (Salmo 42:2).

  • O cristão precisa desejar o genuíno leite espiritual da palavra. Infelizmente, há muitos falsificadores da palavra. A palavra traduzida como “genuíno” é a palavra grega "ἄδολος" (adolos), que significa “ausente de dolo”, “sem engano”, ou seja, sem o menor resquício de qualquer substância que possa ser prejudicial à saúde (ex: leite com água, leite de caixinha).

É o leite da palavra que nos permite crescer para a salvação.

3) SABOREAR A BONDADE DE DEUS (V.3)

“Se é que vocês já têm a experiência de que o Senhor é bondoso” (1 Pedro 2:3).

A palavra traduzida como “experiência” ou "provaram” é a palavra grega "ἠγεύσασθε" (egeusasthé), que significa provar uma comida, saborear.

“Provem e vejam que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia” (Salmo 34:8).

Se não saborearmos (provarmos) a bondade do Senhor como é revelada na palavra de Deus, não poderemos crescer espiritualmente, mas viveremos uma vida amargurada e azeda. Porém, a bondade de Deus não é desculpa para viver a vida cristã relaxadamente, mas sim um poderoso incentivo para nos esforçar para agradar ao Senhor e crescer espiritualmente.

CONCLUSÃO:

O processo para o crescimento espiritual é contínuo e exige comprometimento e dedicação. Ao despojarmos o pecado, nos alimentarmos da palavra de Deus e saborearmos a Sua bondade, estamos nos posicionando para uma vida cristã autêntica, imitando o Nosso Senhor. A mensagem de 1 Pedro 2:1-3 nos lembra que Deus deseja que cresçamos espiritualmente e nos tornemos mais parecidos com Cristo. Ao aplicarmos esses ensinamentos em nossas vidas diárias, podemos não apenas experimentar um crescimento espiritual transformador, mas também viver de maneira que glorifique a Deus e inspire outros a seguir o mesmo caminho de fé.


DOAÇÕES:

MINISTÉRIO SHALLOM





Nenhum comentário:

Postar um comentário