Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, novembro 26, 2009

As 7 coisas que Deus odeia - Parte 1

As 7 coisas que Deus odeia
Pr. Josivaldo Oliveira – Ministério Shallom

“Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. (Provérbios 6:16-19).

Esta palavra é uma ministração tremenda de Deus para sua vida. O Senhor tem uma palavra especifica para você, basta abrir os ouvidos e permitir que o Espírito Santo fale em seu coração.
Muitos de nós, têm um anseio muito grande por agradar a Deus. Há no coração do servo do Senhor um Santo temor de não fazer aquilo que desagrada ao Pai. Mas como saber aquilo que Deus odeia? Como descobrir o que entristece profundamente o coração do Espírito Santo? Examinando a Palavra de Deus. É na Bíblia que descobrimos o que agrada e o que aborrece a Deus.
Se agradarmos a Deus, a promessa é que os anseios do nosso coração serão concedidos pelo Senhor.
“Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração”. (Sl.37:3,4).
Neste texto de provérbios 6:16-19, o Senhor nos fala de sete coisas que ele odeia, são sete coisas que Deus não quer que aconteça em nosso meio como igreja de Cristo.
Vamos mergulhar nesta porção da Palavra de Deus, para descobrir o que tanto aborrece a Deus, e como poderemos evitar estas coisas em nossas vidas, para que não experimentemos nenhuma conseqüência ruim.

1- Olhos altivos.
O que significa ter olhos altivos? Significa ser orgulhoso e soberbo. E Deus odeia o orgulho porque é uma maneira de tentar agir de modo independente dEle.
O orgulho nos faz crer que somos importantes, não pelo que realmente somos interiormente, mas por aquilo que temos: dinheiro, graus acadêmicos, prestígio social, fama, sucesso, etc.
A Bíblia diz que: “... Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg. 4:6). É por isso que a Palavra diz que Deus odeia o orgulho. Este sentimento nocivo pode se manifestar de várias maneiras, por exemplo: Orgulho espiritual ou religioso: “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado (LC 18:9-14).
Orgulho intelectual: “Você conhece alguém que se considera muito sábio e inteligente? O irresponsável tem mais esperança de vencer na vida do que ele” (Pv.26:12 BV).
Orgulho financeiro: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” ( LC 12:15-21).
O orgulho pode se manifestar de muitas outras maneiras, as quais não serão possíveis alistar todas aqui, por causa do espaço. No entanto, citarei mais uma forma de orgulho, que se manifesta quando alguém recebe elogios e honras por suas realizações, retendo-o, e não atribuindo glória a Deus. “... O valor de um homem é demonstrado pela espécie de elogios que ele recebe” (Pv. 27:21 BV). É claro que não é errado receber e dar elogios, porém, quando nos concentramos demasiadamente nos elogios que recebemos, a altivez começa a se manifestar. “Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo. Eles começaram a gritar: ‘É voz de deus e não de homem’. Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes”. (At.12:21-23 NVI)
O orgulho é na maioria das vezes muito sutil, chegando a ser quase imperceptível aos nossos próprios olhos. É preciso buscarmos a Deus afim de que Ele nos conceda discernimento espiritual, para vermos em que área da nossa vida este sentimento tão destrutivo está começando a brotar.
O soberbo faz Deus se lembrar de satanás. Toda vez que Deus vê um orgulhoso, Ele se lembra de como o diabo se exaltou por ter sido criado em esplêndida beleza e resplendor, e tentou usurpar o trono divino, sendo consequentemente expulso do céu. “Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti” (Ez.28:14-17).
O profeta Isaías também viu, em um quadro profético, o destino eterno de satanás por causa de seu orgulho. “O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; (...) Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas. (...) Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo” (Is.14:9-15).
No livro de apocalipse temos mais um quadro profético das terríveis conseqüências do orgulho de satanás. “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (...) Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo (Ap.12:9-12).
Como vimos o orgulho é um sentimento que tem sua origem no coração de satanás, e, portanto não pode habitar no coração daquele que verdadeiramente serve a Deus.
Esta mesma semente de orgulho que houve no coração do diabo, é o que ele quer plantar em nosso coração, como já disse, esse sentimento se manifesta de forma tão sutil, que, se não o percebermos, corremos o risco de nos orgulhar até da nossa suposta humildade. E alguns chegam a dizer: “eu mim orgulho de ser humilde”.
A Bíblia nos diz que o orgulho precede a queda, e a história nos prova que isto é uma grande verdade. Os registros históricos estão cheios de personagens que se orgulharam, apoiando-se em sua prepotência e soberba, e caíram. Homens como: Nabucodonosor, Faraó, Hitler, Carlos Magno, Otávio Augusto, só para citar alguns, são exemplos trágicos, das terríveis conseqüências de ter uma vida dominada pelo orgulho e soberba.
A altivez é o primeiro pecado condenado em provérbios 6:16-19, pois, sendo a intenção de agir de modo independente de Deus, serve de fundamento e base para todos os demais.
Por isso, precisamos constantemente nos arrepender do orgulho. Não podemos permitir que este espírito nos domine, a ponto de gerar a nossa queda. A igreja de Laodicéia orgulhou-se de sua condição, e Jesus disse que estava prestes de vomitá-la da sua boca. “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.” (Ap.3:15-19).
O segredo para vencermos o orgulho é aprendemos com o exemplo de Jesus, porque ele é o maior modelo de humildade que o mundo já conheceu. Foi ele mesmo quem disse: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mt.11:29).
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome” (Fl.2:5-9). Este é o segredo da honra. Se quisermos ser honrados e exaltados por Deus, precisamos primeiro aprender a nos humilhar diante dEle, e depender totalmente da sua graça e misericórdia. Pois, como Jesus mesmo disse: aquele que a se mesmo se humilha será exaltado. Este é o princípio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário