Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, novembro 26, 2009

As 7 coisas que Deus odeia - Parte 4

Pr.Josivaldo Oliveira - Ministério Shallom

4-Coração que maquina pensamentos perversos
São pensamentos impuros que tornam o pecado um vício na vida da pessoa. Jesus disse que “o que (...) procede do coração, (...) contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem” (Mat.15:18-20).
Isto significa que antes de uma pessoa consumar o pecado, este é primeiro gerado em seu coração. Portanto, o pecado é apenas o resultado daquilo que estar sendo fecundado no coração da pessoa.
“Cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”. (Tg. 1:14-15).
Quando Caim estava prestes a cometer o pecado de assassinato contra o seu irmão Abel, Deus o avisou desta possibilidade, porque havia sondado o seu coração e percebeu que o desejo de matar seu irmão já estava sendo gerado nele. Por isso o Senhor lhe disse que ele tinha o dever de dominar aquele mau desejo.
“E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. (Gn.4:6,7).
O apóstolo João faz distinção de dois tipos de pecados, o pecado para morte e o pecado que não é para morte. Qual é a diferença básica entre eles? O pecado para morte é planejado no coração, é gerado e incubado por um tempo até se manifestar. Quando ele se manifesta deixa a pessoa viciada em praticá-lo, sem desejo algum de arrepender-se. Este tipo de pecado é planejado, sendo extremamente perigoso, pois, além de privar a pessoa da comunhão com Deus, pode levá-la a morte física. A Bíblia nos dá alguns exemplos de pessoas que morreram por causa dos seus pecados, Nadabe e abiú (Lv.10:1-7), Corá (Nm.16), Acã (Js.6-7), Ananias e Safira (At.5:1-11), e alguns cristãos da igreja em Corinto que morreram, por participarem da Ceia do Senhor indignamente, sem o devido discernimento do corpo de Cristo (1º Cor.11:27-30). Porém o pecado que não é para morte não passa por este mesmo processo. Geralmente é acidental, e a pessoa que o comete, assim que tem consciência que pecou, arrepende-se imediatamente.
É Por isso que a Bíblia nos orienta a guardar o nosso coração. “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Pv.4:23). Ele deve estar protegido para que não seja fábrica de pecado, mas sede de avivamento para a glória de Deus. Acima de qualquer coisa, você deve guardar o seu coração, ou seja a sua alma, que é sede dos seus sentimentos, desejos, emoções e vontades. O que prendeu a sua alma? A sua alma pode estar presa a muitas coisas – pessoas, lugares, ou sentimentos nocivos –, que podem lhe machucar e até destruir. Por isso precisamos estar alertas em todo tempo, vigiando, apercebidos, guardando o nosso coração. Meu irmão, somos seres humanos, não somos super-heróis.
O Apóstolo Joselito Aragão nos disse certa vez numa reunião de pastores, que quando alguém vem a ele dizendo que soube que certa pessoa estava falando mal dele, ele responde ao portador da notícia, dizendo que não quer nem ouvir, para não ferir o seu coração. Ele diz: “sou ser humano. Não quero ouvir coisa alguma que possa ferir ou contaminar o meu coração. Eu devo protegê-lo e não expô-lo a situações que possam feri-lo. Perdoe-me, mas se você já contaminou o seu coração, não queira contaminar o meu também”.
Muitas vezes emprestamos os nossos ouvidos para ouvir tantas coisas que podem contaminar o nosso coração. Estas coisas vão entrando pelos ouvidos, que são uma das janelas da alma, e vão sendo depositadas no coração. Elas vão maculando, ferindo, machucando e destruindo aos poucos, aqueles que as ouvem. Muitas vezes o adversário envia uma pessoa para chegar até você e dizer que ouviu alguém falando mal ao seu respeito, e se você não tiver sabedoria acaba emprestando seu ouvido, para ouvir coisas que você nem sabe se é ou não verdade. Há momentos que você acaba nutrindo um sentimento de raiva e rancor por uma pessoa, simplesmente porque alguém disse que ela estava falando mal de você, quando isto nem mesmo é verdade. Por que isso aconteceu? Porque não guardou o seu coração.
Existem pessoas que são peritas em falar mal dos outros, em espalhar boatos e fofocas com a intenção de destruir a moral, a reputação, os relacionamentos, a família e até mesmo a vida daqueles a quem difamam e caluniam. E diante destas pessoas precisamos guardar o nosso coração, não emprestando os nossos ouvidos ao que falam.
Imagine a situação de um casal, casados há muitos anos em que nenhum dos cônjuges deu ao outro motivo para desconfiança, de repente, um dos cônjuges recebe um telefonema anônimo, informando que o outro cônjuge foi flagrado com uma outra pessoa numa relação extraconjugal. Infelizmente muitas pessoas se estivessem no lugar deste cônjuge que foi “informado” que possivelmente estava sendo traído, perderiam a cabeça e agiriam de modo irresponsável, brigando violentamente com o cônjuge com quem convive por anos, sem nem ao menos verificar se aquelas informações são verdadeiras ou falsas. Sabe por que muitas pessoas agiriam assim? Porque em certas situações preferimos acreditar em pessoas que não conhecemos do que naquelas com as quais convivemos.
Existem pessoas constantemente interessadas em descobrir novos boatos para em seguida espalhá-los. A Bíblia diz que: “boatos e ‘fofocas’ são o prato favorito de muita gente! Certas pessoas sempre querem um pouco mais, sempre estão com fome! (Pv.18:8 BV).
“Não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens”. (Tt.3:2 NVI).
Portanto proteja seu coração. Use seus sentidos, que dão acesso a sua alma, para encher seu coração de boas coisas. “Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem-se e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações”. (Col.3:16 NVI).
“Guardei no coração a tua Palavra para não pecar contra ti”. (Sl.119:11 NVI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário