Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, novembro 26, 2009

As 7 coisas que Deus odeia - Parte 3

Pr. Josivaldo Oliveira - Ministério Shallom
3- Mãos que derramam sangue inocente
Isto fala de violência, opressão, tirania e abuso do poder. Deus odeia a violência principalmente àquela praticada contra os inocentes. O Senhor é totalmente contrário a toda forma de opressão. Por isso não se deve tentar resolver as coisas à força. “Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos”. A linguagem da violência é a única que muita gente conhece, muitas pessoas não sabem dialogar com o propósito de solucionar problemas de relacionamentos, mas em meio a conflitos partem logo para a agressão na tentativa de mostrar aos outros quem é que tem o controle da situação.
Infelizmente isto tem ocorrido com muita freqüência no ambiente familiar. Os casos de violência doméstica têm crescido assustadoramente nestes últimos dias. A cada ano ficamos assustados com os números de estupros, espancamentos, abortos, torturas físicas e psicológicas, assassinatos, e outras formas de violências, que vem acontecendo no ambiente que deveria ser o lugar de maior segurança para o indivíduo –, a sua própria casa.
Isto tudo manifesta o espírito que opera nestes últimos dias. “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. (II Tim.3:1-5).
Quando há um aumento de violência sobre a terra uma das maneiras que Deus usa transformar esta situação é enviando o seu juízo. Foi por isso que o Senhor enviou o seu dilúvio sobre a terra no tempo de Noé. “Deus disse a Noé: – resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruírem completamente e destruírem também a terra, pois está cheia de violência”. (Gn. 6:13 NTLH).
A violência e a opressão sempre atraem a ira de Deus
“O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma”.(Sl.11:5).

“Ao povo da terra oprimem gravemente, e andam roubando, e fazendo violência ao pobre e necessitado, e ao estrangeiro oprimem sem razão. Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS”. .(Ez.22:29,31).

“Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a vergonha, e serás exterminado para sempre”. .(Ob.1:10).

“Castigarei também, naquele dia, todos aqueles que sobem o pedestal dos ídolos, e enchem de violência e engano a casa dos seus senhores”. (Sf. 1:9).

O arrependimento é a única maneira para livrar-se da ira de Deus
“Todos devem estar cobertos de pano de saco e gritar de arrependimento diante de Deus e deixar seus maus caminhos, suas violências e seus roubos. Assim, quem sabe Deus permitirá que continuemos a viver e não ficará tão furioso a ponto de querer nos destruir. E quando Deus viu que haviam deixado de lado seus maus costumes, abandonou seu plano de destruir os habitantes de Nínive e não o realizou”. (Jn.3:8-10 BV).

“Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente” (Is. 55:7 NTLH).

Quando você experimenta o arrependimento e se torna uma nova criatura, uma profunda transformação acontece no seu interior, você passa a ser uma pessoa completamente diferente daquela que era antes, porque a vida de Deus começa a habitar no seu interior. O espírito de violência que o oprimia é expulso e o Espírito de Deus vem morar dentro de você.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Cor. 5:17).
Porém mesmo após o seu novo nascimento haverá situações para provar a sua transformação. Existirão momentos em sua vida que a sua vontade humana será de agir como uma pessoa carnal, sendo agressivo, grosseiro e violento e nestes momentos você precisa permitir que sua nova natureza (a natureza de Deus em você) domine completamente a sua vida.
“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef.4:22-24).
Antes do novo nascimento o ser humano é somente dominado por sua natureza carnal, quando, porém ele aceita a Jesus como Senhor de sua vida, e nasce de novo, recebe uma nova natureza, que a partir deste momento lutará contra a antiga. Isto significa que no interior do servo de Deus há um conflito de duas naturezas, a carnal e a espiritual.
“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à carne. Estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl.5:17).
Um modo correto de a nova natureza vencer essa batalha é sendo constantemente alimentada com a Palavra de Deus, com oração, jejum, louvor e adoração a Deus, comunhão com os irmãos em Cristo, ou seja, com tudo aquilo que edifica a nossa vida espiritual.
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (...) E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. (Gl.5:16,24,25).
Portanto alimente a sua natureza espiritual, e quando for tentado a agir como uma pessoa não regenerada, você estará fortalecido e não cairá em tentação.
Ao longo dos anos eu tenho passado por muitos testes, e em todos eles a graça de Deus tem me sustentado. Quem me vê não imagina o quanto eu tinha facilidade para irar-me. As pessoas que mim conhecem acreditam que eu sempre fui muito calmo e paciente, mas na verdade a minha paciência se esgotava muito rapidamente. Se alguém fizesse alguma coisa que mim aborrecia, no primeiro momento eu procurava ficar calmo, mas se o aborrecimento persistisse, dentro de pouquíssimo tempo eu ficava nervoso em extremo, e explodia numa crise de fúria e raiva terríveis, quebrava objetos, falava asperamente com as pessoas, em fim “perdia a cabeça”, e agia como um tolo.
“Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos” (Ec.7:9).
“Quem perde a cabeça num instante acaba cometendo erros muito graves; quem guarda raiva e planeja vingança acaba sendo odiado pelos outros”. (Pv.14:17 BV).
Graças a Deus eu fui transformado e com muita disciplina venci a minha natureza carnal, por meio da ação poderosa do Espírito Santo no meu interior. Isto não significa que não sou tentado a agir como um homem carnal, porém quando a tentação vem eu digo para mim mesmo: “Eu sou uma nova criatura”, “eu sou um homem controlado pelo Espírito Santo”, e assim, acabo vencendo a tentação.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (I Cor.10:13).

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados”. (II Ped.2:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário