Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, setembro 02, 2022

A VERDADEIRA SABEDORIA

 DEVOCIONAL - DIA 03

A VERDADEIRA SABEDORIA 

 

"...Se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade". (Provérbios 2:3-7).


A BUSCA PELA SABEDORIA 


A Busca pela verdadeira sabedoria é essencial na vida do cristão. O desejo de Deus é que os seus filhos encontrem a sabedoria para que possam viver de maneira plena e equilibrada em cada área da sua vida. 


A sabedoria não está longe daqueles que a buscam, pelo contrário a promessa do Senhor é que aqueles que a buscam haverão de encontrá-la. 

“Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha". (Provérbios 8:17 NTLH)


A FONTE DA SABEDORIA 


No entanto, é preciso compreender que o Senhor e a sua Palavra são a fonte da verdadeira sabedoria. Por isso, Provérbios 2:3 diz que é preciso clamar por inteligência e por entendimento. Isso fala de uma busca intensa, de um desejo ardente por encontrar. 


"Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado". (Provérbios 4:7-8 NTLH).


Para isso é necessário entender que sabedoria é mais importante do que ouro, prata ou tesouros preciosos. 


"É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!" (Provérbios 16:16).


"Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela". (Provérbios 8:10,11).


QUEM ENCONTRA A SABEDORIA ENCONTRA A VIDA - Pv 8:35


O que você faria se encontrasse um tesouro escondido no campo? Certamente você se esforçaria ao máximo para adquirir esse campo. Porém a Bíblia diz que a sabedoria é muito mais preciosa do que os tesouros mais valiosos. Pois a sabedoria preserva a vida daqueles que a possuem (Eclesiastes 7:12). 


Isso não é uma referência apenas a vida física, embora, de modo geral, a sabedoria nos ajuda a ter uma vida longa. Mas se refere sobretudo à vida eterna. 


A Bíblia nos diz que Jesus é a sabedoria de Deus. Portanto quem O encontra encontra a vida. "... Deus nos deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho". (1 João 5:11 NTLH).


A SABEDORIA NOS LEVA A CONHECER A DEUS 


Quando buscamos a sabedoria que vem de Deus começamos a entender o que significa o temor do Senhor, isto é, ter reverência santa e respeito sagrado por Ele e um profundo desejo de viver para agradá-lo. 


A sabedoria também nos ajuda a ter o conhecimento de Deus. Esse conhecimento não é adquirido pela leitura de compêndios teológicos, pois não refere-se a um conhecimento teórico ou intelectualizado. O conhecimento de Deus, que a sabedoria nos permite ter, é o conhecimento vivencial; ou seja, o conhecimento do relacionamento. 


"E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo" (João 17:3 NTLH).


Deus é uma pessoa, não uma religião. Quanto mais me relaciono com ele, mas O conheço na intimidade. É justamente esse conhecimento que a sabedoria nos permite alcançar.


COMO DISTINGUIR ENTRE A VERDADEIRA E A FALSA SABEDORIA?  


A sabedoria vem de Deus, ele é a fonte da verdadeira inteligência e entendimento. Porém a Bíblia faz distinção entre a verdadeira e a falsa sabedoria. 


Veja o que a Palavra de Deus nos ensina sobre as características da verdadeira sabedoria.


"Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz" (Tiago 3:13-18 NTLH).


A SABEDORIA É RESERVADA AOS JUSTOS


Observe que Pv 3:7 diz: "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os justos… "


Quem são os justos? São aqueles que depositaram a sua confiança total e completamente no Senhor Jesus. Eles não Confiam em si mesmos, não confiam em homens, não confiam em Príncipes, não confiam em falsos deuses, não confiam em estratégias meramente humanas (Salmo 118:8-9). Eles confiam apenas no Senhor Jesus como o seu Redentor. 


Eles sabem que precisam do Senhor Jesus, da salvação dele, do seu perdão, seu amor, sua graça e misericórdia. Por isso eles são chamados de justos, pois ao colocar a fé em Jesus foram justificados aos olhos de Deus (Rm 5:1). E por isso estão habilitados para receber a verdadeira sabedoria.


Perguntas para reflexão:


1 . Você tem buscado a sabedoria com diligência? (Provérbios 2:3-7).


2 . Qual a diferença da sabedoria humana para a sabedoria divina? (Tiago 3:15-17).


3 . Por que a sabedoria é mais importante do que a prata e ouro? (Provérbios 8:11)


4 . Como a verdadeira sabedoria pode nos levar a conhecer a Deus? (Tiago 3:13-18).


5 . Jesus é a sabedoria de Deus. Quem o encontra encontra a verdadeira sabedoria. Você já depositou nele a sua confiança? (1 5:11).



Nenhum comentário:

Postar um comentário