Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, setembro 27, 2022

BATALHA ESPIRITUAL (PARTE 2) - A COURAÇA DA JUSTIÇA

 MINISTÉRIO SHALLOM - ESTUDO PARA CÉLULA 


BATALHA ESPIRITUAL (PARTE 2) - A COURAÇA DA JUSTIÇA 


"Estejam preparados, usem a verdade como cinturão e revistam-se com a couraça da justiça" (Efésios 6:14).


Hoje vamos estudar sobre a segunda peça da armadura de Deus que é a couraça da justiça ou o peitoral da justiça. 


Mas para que serve o peitoral da justiça ou a couraça da justiça? serve justamente para proteger os seus órgãos vitais, principalmente o coração. 


Agora, imagine um soldado no campo de batalha (e naquela época, a batalha geralmente era com espada ou com flecha, ou seja, era corpo a corpo). Se ele fosse ferido no braço, na mão, na perna ou numa outra parte que não fosse tão vital era muito provável que ele conseguiria sobreviver, mesmo que as feridas fossem profundas. 


Mas se o soldado fosse apunhalado ou flechado no seu coração era quase impossível ele sobreviver. 


Então o peitoral servia pra quê? Justamente para proteger os órgãos vitais (como o coração) para que o soldado em campo de batalha não fosse ferido no seu coração, e vinhesse a morrer. 


Portanto, quando Paulo nos fala sobre a couraça ou o peitoral da justiça, o que isso quer dizer?  Isso significa ter a justiça de Deus em Cristo como protetora do órgão mais vital da nossa vida espiritual, o coração. 


Coração na Bíblia é sinônimo do nosso ser interior, do nosso homem interior, do nosso espírito, do centro do nosso ser. Por isso, coração na Bíblia, não tem a ver simplesmente com o órgão que bombeia o sangue para levar nutrientes para os tecidos, os órgãos e as células do nosso corpo. Não, quando a Bíblia fala de coração, ela não está se referindo especificamente a esse órgão, mas usando o coração como um símbolo do nosso ser interior, do nosso homem interior. 


Por isso a Bíblia está dizendo para usarmos a couraça da justiça, ou seja, ter a justiça de Deus em Cristo Jesus como protetora do nosso coração, do nosso homem interior. 


Porque, quando o diabo quer atacar, ele ataca justamente o quê? O homem interior, o seu coração. Por isso que a Bíblia diz: "sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida" (provérbios 4:23).


Portanto, o diabo sabe que quando ele consegue ferir o coração, ele feriu o centro do ser humano, o cerne, o homem interior, seu espírito, você está entendendo? 


E se ele consegue ferir o coração humano, o que que acontece? Ele consegue matar. Porque quando o coração físico é flechado é muito provável que a pessoa morra. Assim também se o coração espiritual de uma pessoa for flechado pelo inimigo é possível que ela experimente níveis de mortes espirituais em sua vida. Você está entendendo o que eu quero dizer?


Por isso a Bíblia nos fala sobre usar a couraça da justiça, que é a parte da armadura de Deus que protege o nosso coração. Por isso é tão importante entender que o coração precisa ser guardado e protegido (Provérbios 4:23).


"Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem" (Mateus 15:18-20).


O diabo ataca o coração com acusações


"Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite". (Apocalipse 12:10).


Esse é um dos nomes do diabo, acusador.


Para proteger o seu coração de tais acusações você precisa conhecer o que é a justiça de Deus e o que ela não é. 


A justiça é um dom (dádiva, presente)


 "Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo". (Romanos 5:17)


Você precisa reconhecer que você é a justiça de Deus em Cristo. 


"Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus". (2 Coríntios 5:21).


Seja convencido da Justiça 


"Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado". (João 16:8-11).


Jesus ressuscitou e foi para o Pai para nos justificar


"Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação". (Romanos 4:25).


Esteja estabelecido na justiça de Cristo, não na sua própria 


"ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição…" (Filipenses 3:9-10).


"...Todas as nossas justiças [são] como trapo da imundícia… (Isaías 64:6).


Esteja consciente que a Justiça de Deus em Cristo está em você, desde o momento em que você creu em Jesus como seu Salvador e Senhor. 


Uma vez que você foi feito justo você não pode tornar-se injusto novamente 


Da mesma forma que uma lagarta quando se transforma numa borboleta colorida, não pode se tornar uma lagarta novamente. Ela é uma borboleta para o resto da sua vida. Ainda que por um acidente ela pouse em um monte de lixo, ainda assim ela continua sendo uma borboleta, mas a verdade é que ela não se sentirá bem no lixo, e logo ela voará em busca de uma flor. Pois ela foi criada para pousar na flor e não no lixo.


Quando você anda na justiça de Cristo a opressão estará longe de você


"Serás estabelecida em justiça, longe da opressão…" (Isaías 54:14)


"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele". (Atos 10:38).


Você deseja reinar em vida? 

Você deseja que os ataques do diabo não tenham nenhum efeito sobre você? Então tenha um profundo entendimento que você é a justiça de Deus em Cristo e vista a couraça da Justiça com confiança.


"Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte". (Romanos 8:1-2).



Nenhum comentário:

Postar um comentário