Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, setembro 03, 2022

APRENDENDO A HONRAR AO SENHOR COM NOSSOS BENS

DEVOCIONAL - DIA 04

APRENDENDO A HONRAR AO SENHOR COM NOSSOS BENS


"Honra ao Senhor com os teus bens e com as Primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus Lagares". (Provérbios 3:9-10).


Fomos criados para a honra e a glória do nosso Deus. E portanto devemos viver para esse propósito. "Quer vocês comam, bebam, ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus". (1 Coríntios 10:31). 


Há muitas maneiras de honrar o nosso Deus, e nesse texto (Pv 3:9-10) somos orientados a honrá-lo com os nossos bens, ou seja, aquilo que possuímos como fruto da bondade e do favor do Senhor em nossas vidas. 


Tudo que temos vem de Deus. Em sua bondade Ele nos dá capacidade, força, sabedoria, criatividade, energia etc… para que possamos trabalhar e prosperar.


"... Lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza…". (Deuteronômio 8:18).


Portanto o Senhor é digno que nós O honremos com aquilo que ele nos dá por meio do nosso trabalho. A Bíblia diz que nós devemos honrar ao Senhor com as Primícias (Ezequiel 44:30).

 

O que são Primícias? São os primeiros frutos de uma colheita. Em Israel Deus orientou o povo que todos os primeiros frutos de uma colheita fossem oferecidos ao Senhor. Isso deveria acontecer também com todos os primogênitos tanto de humanos como de animais (Êxodo 13:2). 


Por que Primícias? Isso significa colocar Deus em primeiro lugar em nossas finanças e em nossas vidas. Deus não aceita ser o segundo ou terceiro. Ele deseja ser o primeiro em nossas vidas, pois ele é digno de toda a nossa honra e adoração por direito de criação e por direito de Redenção (Leia Salmo 104 e apocalipse 5:9-10). Por isso Jesus ensinou a priorizar o reino de Deus.


"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas". (Mateus 6:33)


A área financeira é melindrosa para muita gente, até mesmo alguns cristãos têm dificuldade de honrar a Deus nessa área. 


"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". (Mateus 6:24)


Alguém certa vez disse que "o bolso é o último a se converter ao Senhor Jesus''. Muitas pessoas têm dificuldades de serem generosas com o reino de Deus. Mas é preciso separar para o nosso Deus as nossas Primícias, aquilo que vem em primeiro lugar como fruto da generosidade e favor de Deus em nossas vidas. 


Separar para o Senhor a melhor parte do que ele nos deu é uma maneira de honrá-lo e adorá-lo. Veja o que diz as Sagradas Escrituras em Malaquias: 


Malaquias 1:6-10 NTLH

"O SENHOR Todo-Poderoso diz aos sacerdotes: — O filho respeita o pai, e o escravo respeita o seu senhor. Se eu sou o pai de vocês, por que é que vocês não me respeitam? Se eu sou o seu Senhor, por que não me temem? Vocês me desprezam, mas mesmo assim perguntam: “Como foi que te desprezamos?” Foi com o alimento impuro que vocês me ofereceram no altar. E vocês ainda perguntam: “Como é que estamos te ofendendo?” Pois vocês me ofendem quando acham que têm o direito de profanar o meu altar. E me ofendem também porque pensam que não faz mal me oferecerem animais cegos, aleijados ou doentes. Pois procurem oferecer um animal desses ao governador! Acham que ele o aceitaria com prazer e atenderia os seus pedidos? Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, falei. Agora, sacerdotes, orem a Deus e peçam que ele nos abençoe. Mas será que ele vai atender quando vocês estão apresentando ofertas como essas? O SENHOR Todo-Poderoso diz aos sacerdotes: — Gostaria que um de vocês fechasse as portas do Templo. Assim vocês não acenderiam mais fogo inutilmente no meu altar. Eu não estou satisfeito com vocês; não vou aceitar as suas ofertas".


"Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto", diz o Senhor dos Exércitos. "Então todas as nações os chamarão felizes, porque a terra de vocês será maravilhosa", diz o Senhor dos Exércitos". (Malaquias 3:10-12).


Certa vez Jesus estava observando as pessoas que entregavam seus donativos na casa de Deus e Ele disse que uma viúva pobre deu mais do que todos os outros. Pois os outros davam o que estava sobrando, mas aquela mulher pobre deu o seu melhor para Deus, todo o seu sustento.


"Jesus estava no pátio do Templo, olhando o que estava acontecendo, e viu os ricos pondo dinheiro na caixa das ofertas. Viu também uma viúva pobre, que pôs ali duas moedinhas de pouco valor. Então ele disse:

— Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver". (Lucas 21:1-4). 


Devemos aprender o caminho da generosidade. Há recompensas para aqueles que são generosos, o Senhor Jesus nos disse que aqueles que dão, receberão de volta de maneira multiplicada. "Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês". (Lucas 6:38).


Tudo que você estiver disposto a abrir mão por amor ao reino de Deus, você será recompensado por isso. 


"Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna" (Marcos 10:28-30).


Até mesmo quando você dá um copo de água fria a um discípulo de Jesus você experimenta recompensas. 


"E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa". (Mateus 10:42).


Aprenda o caminho da generosidade. Quando você entrega suas Primícias (os primeiros frutos das suas colheitas)  para Deus você será recompensado. Aprenda a honrar a Deus com as suas finanças. (2 Coríntios 9:6-10)


Seja generoso! Abençoe o reino de Deus, ajude os necessitados, estenda as mãos aos aflitos. "Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado" (Mateus 5:42). Deus tem recompensas para você e o seu futuro será próspero e abençoado. 


Provérbios 11:25 NTLH

"Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado".

 

Perguntas para reflexão:


1 . Você tem honrado a Deus com suas finanças?


2 . Você tem alguma dificuldade para lidar com dinheiro?


3 . Você já teve alguma experiência em ser Generoso e ser recompensado por isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário