Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, setembro 13, 2022

APRENDENDO A VIVER EM UNIDADE

 MINISTÉRIO SHALLOM - ESTUDO PARA CÉLULA 


APRENDENDO A VIVER EM UNIDADE - SALMO 133


Em sua Palavra Deus nos mostra que a vida consiste em amar. Por isso é tão importante que nos esforcemos para viver em unidade e comunhão com os demais irmãos em Cristo.

Por isso quando, por qualquer motivo, a comunhão for quebrada, seja por desacordos, mágoa ou conflito, nós precisamos estar dispostos a lutar para restaurar a comunhão.  A Bíblia nos ensina que devemos buscar ter um bom relacionamento uns com os outros. Jesus disse: "Bem aventurados os que trabalham pela paz, pois eles serão chamados filhos de Deus". (Pacificadores Mt 5:9).


O que o Salmo 133 nos ensina sobre unidade?


1 . Viver em comunhão e união é bom e agradável (prazeroso) (v.1)


2 . Viver em união é tão bom como a unção do sacerdote Arão. (V. 2). O sacerdote ungido tinha a sua vocação de ajudar o povo a manter-se em comunhão com Deus e consequentemente uns com os outros. 


Assim como o óleo da unção descia sobre a cabeça do sacerdote até a orla do seu manto sinalizando que a mesma unção estava sobre todo o seu corpo, assim deve ser a unidade entre os irmãos.


3 . Viver em unidade é como o orvalho do Hermom. (V.3) O mesmo orvalho que descia sobre o Hermom também descia sobre o Monte Sião. Isso simboliza unidade. Naquelas regiões o orvalho fazia os campos florescerem e produzirem boas colheitas. O texto diz que ali havia bênção e Vida. Isso simboliza que onde a unidade há sempre bênção e vida.


=> Jesus nos ensinou que uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir (Mateus 12:25). Por isso há um ataque das trevas para que a verdadeira comunhão e unidade sejam quebradas na família, na igreja e na nação. 


Para restaurar a comunhão quebrada é preciso:


Orar a respeito; 

Liberar perdão; 

Tomar sempre a iniciativa; 

Ser compassivo; 

Confessar onde você também errou.


=> Jesus orou pela unidade (João 17:20-23)


"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste". (João 17:20-23)


=> Jesus também morreu pela unidade do seu povo (João 11: 51-52).


"Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos" (João 11:51-52).



Perguntas para reflexão:


1 . Você já orou por alguém que lhe ofendeu?


2 . Como Mateus 5:43-48 impacta você?


3 . Como você costuma aplicar Colossenses 3:13 aos seus relacionamentos?


4 . Você já precisou pedir perdão a alguém a quem você ofendeu?


5 . Como você aplica a sua vida a parábola do servo sem misericórdia contada por Jesus em Mateus 18:21-35?


Nenhum comentário:

Postar um comentário