Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, maio 12, 2012

Oito fatos que você precisa saber sobre a oração - Parte V

 
A oração nos ajuda a sujeitar a nossa vontade à vontade do Pai          

Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua". (Lucas 22:42).

Este foi um momento crucial na vida de Jesus. Ele estava prestes a se oferecer como sacrifício pelos nossos pecados. Na cruz Ele se tornaria pecado por nós (II Co 5:21) e experimentaria o cálice da ira de Deus. Em toda a eternidade este seria o único momento em que Jesus estaria debaixo da ira de Deus por causa do pecado – não o seu próprio pecado, mas o de toda a humanidade que naquele instante estaria sendo julgado sobre Ele. Diante disso, Jesus, em sua humanidade, clama Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua". (Lucas 22:42). É como se o Senhor dissesse: Pai, existe outra maneira de redimir a humanidade sem que eu tenha que beber o cálice da tua ira contra o pecado? Como o céu ficou em silêncio, Jesus se submeteu à vontade do Pai.

À medida que Jesus orava o Pai lhe dava força para cumprir a vontade dEle. A Bíblia diz que Deus enviou um anjo para fortalecê-lo, pois Ele teria que cumprir até o fim a vontade de Deus.

“Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia” (Lucas 22:43).

“Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu” (Hebreus 5:8).

Não devemos orar para forçar Deus a fazer nossa vontade, ao contrário devemos orar para obtermos força a fim de obedecermos à vontade de Deus. Na oração modelo Jesus nos ensinou a orar assim: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).

Todas as vezes que fazemos a nossa vontade em detrimento da vontade de Deus colhemos consequências ruins em nossa vida. É melhor seguir a vontade de Deus, ainda que seja difícil, e que a princípio seja doloroso, do que se arriscar num atalho, aparentemente fácil, que o adversário apresenta diante de nós.

Sempre que alguém se desvia do caminho do Senhor e pega um atalho crendo ser o caminho mais curto e rápido para a felicidade, lá na frente vai ter um grande prejuízo em sua vida.

Em toda a Bíblia encontramos exemplos de pessoas que se desviram do propósito do Senhor e colheram consequências amargas em suas vidas. Adão e Eva deram ouvidos a satanás, desobedeceram a Deus e comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, consequentemente colheram a morte (Gn 3). Por desobedecer ao Senhor, Saul foi atormentado por espíritos malignos, perdeu o reino de Israel e teve uma morte trágica (I Samuel caps.15; 16; 31). Sansão desviou-se do propósito do Senhor, brincou com o pecado e consequentemente tornou-se escravo dos seus inimigos vindo a morrer prematuramente e cego (Juízes caps. 14; 15; 16).   

Poderia prosseguir, mas o tempo não permite. Ainda existem muitos outros – Caim, Corá, Datã, Abirão, Acabe, Manassés, Judas... Por seus atos de desobediência, eles rejeitaram a vontade do Senhor e colheram as terríveis consequências da semeadura que fizeram.

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte”. (Provérbios 14:12).

Jesus, porém, obedeceu até o fim à vontade do Pai e depois de vencer tudo, Deus o exaltou soberanamente.

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. (Filipenses 2:5-11)

 É bom obedecer à vontade do Senhor. Por exemplo: Deus chamou alguns de nós para exercermos ministérios específicos no Reino de Deus, tais como: ministério da pregação e ensino, ministério infantil, ministério de louvor e adoração, ministério de liderar células etc. Além destes, há o ministério geral de todos os santos que é compartilhar o evangelho de Cristo e ganhar pessoas para o Reino de Deus. Porém, se resistimos à vontade de Deus enquanto Ele está nos falando “...cumpra plenamente o seu ministério” (II Timóteo 4:5), o que é que vai acontecer? Lá na frente vamos sofrer os prejuízos. Por tanto, se Deus tem falado com a gente, se tem revelado a Sua vontade na Palavra com respeito a áreas especificas da nossa vida, não devemos resistir, mas obedecê-la.

A oração é uma aliada poderosa nesta batalha de renunciar a nossa vontade egoísta para cumprir a vontade de Deus. Todas as vezes que dobrarmos os nossos joelhos diante do Senhor para orar, devemos dizer: Senhor cumpra a tua vontade na minha vida! Que seja feita a tua vontade na terra, assim como é no céu!

Deus não é o gênio da lâmpada

Muitas pessoas veem Deus como se fosse o gênio da lâmpada mágica. Você conhece a história do gênio da lâmpada? Aladim pega a lâmpada e esfrega-a, o gênio que habitava dentro dela aparece, e diz: Qual é o seu desejo? O seu desejo é uma ordem! O gênio concede a Aladim a realização de seus pedidos, que são todos concretizados, inclusive o de se tornar um príncipe e casar com a princesa, filha do sultão.

Infelizmente, muitos acreditam que Deus, como o gênio da lâmpada, é obrigado a cumprir seus desejos egoístas. É assim que muita gente ver Deus, mas não é assim que Ele se apresenta na Palavra. O Deus da Bíblia é soberano, Senhor, Dono do universo, Criador dos céus e da terra, Aquele que nos resgatou e nos redimiu com o sangue do Seu próprio Filho, sendo, portanto, nosso proprietário e não nossa propriedade. Portanto, a oração não deve ser um artificio para forçar Deus a fazer a nossa vontade, mas para que a vontade dEle seja feita em nossa vida. Isto significa que se orarmos de acordo com a vontade de Deus, revelada na Palavra, seremos atendidos.

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve” (I João 5:14).

Oração bem sucedida – orando de acordo com a vontade de Deus

Portanto, não é o nosso querer que deve prevalecer, é o de Deus. Se não entendermos isso as nossas orações não serão bem sucedidas. Podemos até obter aparentes sucessos, mas no final podemos ter um prejuízo eterno. Pois, nem tudo que é sucesso aqui na terra, do ponto de vista humano, é sucesso no céu, aos olhos de Deus.

Foi sobre isso que Jesus falou a igreja de Laodicéia: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”. (Apocalipse 3:17-19).

Lembre-se: A oração nos ajuda a sujeitar a nossa vontade à vontade do Pai. Isso não significa que não seremos abençoados, ao contrário, é a vontade de Deus nos abençoar, aliás, em Cristo Jesus Ele já nos tem abençoado (Ef 1:3).

Deus por amor ao nome dEle deseja abençoar a sua vida, sabe por quê? Para que todos possam ver a glória de Deus sobre você, e glorifiquem ao Seu Santo Nome. Por isso, se você busca obedecer ao Pai, fique despreocupado, é a vontade de Deus te abençoar. Mas toda benção que Deus nos dá é por amor ao Nome dEle, isso prova que Ele é Senhor sobre nossas vidas e não que é obrigado a satisfazer nossos desejos egoístas. Portanto, glória seja dada a Deus por todas as bênçãos derramadas sobre nós!

“Senhor, ouve! Senhor, perdoa! Senhor, vê e age! POR AMOR DE TI, MEU DEUS, não te demores, pois a tua cidade e o teu povo levam o teu nome". (Daniel 9:19).

Mas tu, Soberano Senhor, intervém em meu favor, POR CAUSA DO TEU NOME. Livra-me, pois é sublime o teu amor leal! (Salmos 109:21).

POR AMOR DO MEU PRÓPRIO NOME eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado. (Isaías 48:9).