Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, maio 08, 2012

Oito fatos que você precisa saber sobre a oração - Parte II


Oito fatos que você precisa saber sobre a oração - Parte II
Josivaldo Oliveira
A oração me dá poder para vencer a tentação

Olhe o que Jesus diz no v. 40 “Orai para que não entreis em tentação”

Uma pessoa que tem o hábito de orar, que tem uma vida fundamentada no seu lugar secreto (Mt 6:6) – logicamente não me refiro orações farisaicas, ou bem articuladas apenas para impressionar as pessoas –, vence tentações e guerras espirituais, e dificilmente cairá nas teias do pecado. A oração nos fortalece, ela constitui uma das mais poderosas armas espirituais na nossa luta conta o pecado e as sugestões malignas.

Quando você tem uma vida de oração e meditação na Palavra naturalmente desfrutará da presença de Deus, e essa presença divina afugentará o maligno. Pois, ainda que o diabo venha com suas sugestões e ingerências, tentando lhe seduzir, para que você desvie-se do propósito de Deus, a presença do Senhor lhe dá a capacidade para discernir a tentação e compreender que é uma cilada de satanás contra a sua vida. Portanto, quando Deus está presente em sua vida, a vitória sobre os ardis de satanás torna-se possível.

A Bíblia nos diz que Jesus estava em um período de 40 dias de oração e jejum (Mt 4:1-11; Lc 4:1-11) depois dos quais satanás veio tentá-lo em três níveis:

1º nível: Jesus foi tentado a usar Seu poder em benefício próprio

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". (Mateus 4:1-4)

2º nível: Jesus foi tentado a colocar o amor e o cuidado de Deus à prova

Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". (Mateus 4:5-7)

3º nível: Jesus foi tentado a trocar o Reino de Deus pelos reinos deste mundo

Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram. (Mateus 4:8-11)

O satanás tem o desejo de roubar a adoração que pertence a Deus. Tudo que ele quer é a nossa adoração. Se ele foi capaz de tentar o próprio Senhor, não pense que será diferente conosco. "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". Essa mesma proposta ele continua fazendo hoje. Por isso, muita gente faz um pacto com o diabo, para ter as glórias deste mundo. Conhecemos casos de celebridades que abertamente dizem ter uma aliança com o maligno, por quê? Porque essas pessoas aceitaram aquilo que Jesus rejeitou: o esplendor deste mundo.

Glória a Deus! Jesus venceu a tentação! O diabo teve que deixá-lo, e os anjos vieram servi-lo. Mas, compreenda, Jesus estava em quarenta dias de oração e jejum, Ele estava revestido da glória e da presença do Pai, envolvido num relacionamento de profunda intimidade com Deus e em total dependência dele. E é neste contexto de relação, comunhão e intimidade com o Pai, que ele vence uma tentação terrível cara a cara com o maligno.

Quando temos uma vida de oração – fundamentada e praticada sob os ensinos da Palavra (Cf. Mt 6:6-18) – desfrutamos de um relacionamento profundo e íntimo com o Senhor, o que torna possível vencermos as tentações. Sozinhos, jamais conseguiremos vencer os argumentos de satanás. Por isso, na oração modelo, Jesus nos ensinou a orar pedindo a proteção do Pai: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mt 6:13).



 Protegendo a família através da oração

Se você tiver o hábito de orar por sua família, o diabo terá dificuldade para assaltá-la. Os assaltos de satanás em uma casa acontecem, geralmente, quando ele encontra brechas por falta de oração.

Quando uma família se prostra diante do Senhor Jesus Cristo para orar, adorar e buscar a face dEle, a glória e a unção de Deus envolve a casa, e o Espírito Santo enche-a de poder e o maligno não encontra brecha para destruí-la. É assim que a casa permanece em pé mesmo diante dos ataques do diabo. Talvez, você diga: “Pastor, em minha casa apenas eu sirvo a Jesus”, então seja você fiel a Deus e persevere em oração até que toda a sua família esteja aos pés de Cristo.

Quero compartilhar com você um testemunho pessoal. Eu me converti ao Senhor Jesus quando tinha dezesseis anos de idade. Aquela foi uma experiência maravilhosa, a partir daquele dia (16 de setembro de 1995 – essa é uma data extremamente importante para mim, jamais poderei esquecê-la) a minha vida não seria mais a mesma, eu fui radicalmente transformado por Deus, recebi a salvação, o Doce Amigo Espírito Santo veio habitar dentro de mim, a paz e a alegria passaram a ser uma realidade no meu interior, Jesus Cristo tornou-se o Senhor da minha vida. Experimentei de fato o novo nascimento. 

No entanto, a minha família não havia passado pela mesma experiência que eu – pelo menos não naquele momento – por conta disso passei por período de provações em minha própria casa. A princípio minha família não conseguia compreender a minha decisão por Cristo, pois a minha nova vida era um confronto para o estilo de vida que ela mantinha. Porém, apesar de ter apenas 16 anos, eu perseverava em oração (muitas vezes me trancava em meu quarto e passava horas orando) e procurava dar um bom testemunho dentro de casa. Depois de dois anos, toda a minha família se entregou ao Senhor Jesus e experimentou o milagre do novo nascimento. Sabe por quê? Porque Deus levantou alguém para orar.

Porém, eu tenho certeza que essa salvação maravilhosa que alcançou a minha família não foi fruto dos meus méritos, da minha inteligência ou santidade, mas, fruto da bondade de Deus em atender o clamor de um dos seus filhos, somente isso. Portanto, se você orar Deus vai livrar sua família de muitos ataques do adversário.