Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, maio 15, 2012

Oito fatos que você precisa saber sobre a oração - Parte VI


A oração se relaciona com o ministério dos anjos em favor dos servos de Deus

À medida que Jesus orava, o Pai lhe dava força para cumprir a vontade dEle. A Bíblia diz que Deus enviou um anjo para fortalecê-lo, pois Ele teria que cumprir até o fim o propósito de Deus. 

“Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia” (Lucas 22:43).

Percebemos em toda a Bíblia que há uma forte relação entre a oração dos filhos de Deus e o ministério dos anjos. Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou de pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso juntamente com as orações dos santos”. (Apocalipse 8:3-4) A Bíblia diz que Cornélio, comandante da guarda italiana, orava continuamente a Deus. “Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: Cornélio! (...) Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus. Agora, mande alguns homens a Jope para trazerem um certo Simão, também conhecido como Pedro. (Atos 10:3-5)

Quando oramos, Deus envia anjos para trabalhar em nosso favor e nos proteger. No Capítulo 32 do segundo livro das Crônicas, a palavra de Deus diz que “Senaqueribe, rei da Assíria, declarou guerra a Judá. Ele sitiou as cidades fortificadas e estava determinado a invadi-las (V.1) Senaqueribe também escreveu cartas insultando o Senhor, o Deus de Israel, e o desafiando (V.17). Por tudo isso o rei Ezequias [rei de Judá] e o profeta Isaías, filho de Amoz, CLAMARAM EM ORAÇÃO aos céus. E O SENHOR ENVIOU UM ANJO, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra. Quando ele entrou no templo do seu deus, foi morto pelo próprio filho”. (Vv.20-21)

O rei Ezequias orou e Deus enviou um anjo para livrar Judá da invasão assíria.

“E Ezequias orou ao Senhor (...) Naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadáveres!” (2 Reis 19:15,35).

Jesus disse que se Ele desejasse ou fosse necessário oraria ao Pai e Ele enviaria mais de doze legiões de anjos para protegê-lo. Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?” (Mateus 26:53).

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. (Salmos 34:7).

“Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:14).

A oração de Daniel e o ministério dos anjos

A Bíblia diz que Daniel estava orando, no primeiro dia aparentemente não houve resultado algum, orou o segundo dia e nada aconteceu, passou dez dias orando e nem sinal de resposta, quinze dias..., vinte dias orando e nada. Imagine se Daniel tivesse desistido no vigésimo dia? Já pensou se ele dissesse: Deus não está ouvindo a minha oração, por isso eu não vou orar mais. Infelizmente isso acontece com muita gente. Depois de um tempo de oração sem aparentes respostas, muitos dizem: vou parar de orar, Deus não está me ouvindo. Mas Daniel continuou orando e jejuando, e no vigésimo primeiro dia, Deus enviou o arcanjo Miguel para guerrear contra o principado da Pérsia que estava retendo as respostas às suas orações.

“E ele prosseguiu: Não tenha medo, Daniel. DESDE O PRIMEIRO DIA em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, SUAS PALAVRAS FORAM OUVIDAS, e eu vim em resposta a elas. MAS O PRÍNCIPE DO REINO DA PÉRSIA ME RESISTIU VINTE E UM DIAS. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia. Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura”. (Daniel 10:12-14).

É interessante notar que desde o primeiro dia que Daniel começou a orar suas orações foram ouvidas e um anjo foi enviado para trazer as respostas, mas houve uma resistência no mundo espiritual. Somente depois de vinte e um dias de oração e jejum o arcanjo Miguel foi enviado para ajudar o primeiro anjo (aquele que estava trazendo a mensagem a Daniel) na batalha contra o principado da Pérsia. A resistência foi vencida e a oração de Daniel foi respondida.

Isto nos ensina uma lição muito preciosa: precisamos ser perseverantes na oração. Não podemos desistir de orar. Se estiver difícil devemos orar mais, jejuar, o tempo que for necessário. Porque na hora certa a resposta virá.

“Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam ORAR SEMPRE E NUNCA DESANIMAR”. (Lucas 18:1)

“Orem continuamente”. (I Tessalonicenses 5:17)

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. (Efésios 6:18).

 Não se esqueça: A oração se relaciona com o ministério dos anjos em favor dos servos de Deus.