Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, maio 22, 2012

Oito fatos que você precisa saber sobre a oração - Parte Final


A ORAÇÃO NOS DÁ A CAPACIDADE PARA SUPORTAR AS ADVERSIDADES

Quando se levantou da oração (...) apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo. Mas Jesus lhe perguntou: "Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem? " (Lucas 22:45-48)

A Bíblia diz que Jesus depois de ter se levantado da oração enfrentou a maior provação da sua vida. Judas, um dos seus Doze, estava lhe traindo. Ele trazia uma multidão para prender Jesus. Nosso Senhor foi humilhado, chicoteado, julgado e condenado à morte de cruz. É claro que Jesus teve que passar por tudo isso para a nossa redenção. Mas Ele suportou tamanha provação porque tinha uma vida de total dependência do Pai mediante o hábito da oração.

Oração nos dá a capacidade de suportarmos os momentos difíceis da vida. Quando temos o hábito da oração “exercitamos nossos músculos espirituais” o que nos torna mais fortes para enfrentarmos as provações mais severas. Deus nos concede sua graça quando buscamos a Sua Presença e nos sustenta mesmo em face das piores adversidades.

O Apóstolo Paulo estava enfrentando uma terrível aflição, que ele chama de espinho na carne, diante disso, ele ora a Deus três vezes a respeito desse assunto, o Senhor lhe respondeu concedendo-lhe Graça para suportar tamanha aflição. “Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte”. (2 Coríntios 12:7-10)

Aquele que tem uma vida de oração pode se alegrar até nas suas fraquezas (fraquezas não sinônimo de pecado, mas de limitações humanas), pois sabe que o poder de Cristo está sendo aperfeiçoado sobre a vida dele.  Todos nós enfrentamos tempestades algumas vezes, mas a diferença não é o tamanho da tempestade, e sim, sobre qual fundamento temos edificado a nossa vida. A quem clamamos quando a força dos ventos bate contra nossa casa? Se buscarmos a Deus, Ele será a nossa rocha de apoio onde estaremos seguros, e depois que a tempestade passar estaremos firmes.

"O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, a Rocha que me salva!” (2 Samuel 22:47)

“Peço-te que sejas a minha rocha de refúgio, para onde eu sempre possa ir; dá ordem para que me libertem, pois és a minha rocha e a minha fortaleza”. (Salmos 71:3)

“A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio”. (Salmos 62:7)

“Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha”. (Mateus 7:25)

Aquele que ora em harmonia com os princípios da Palavra de Deus edifica a sua vida sobre a rocha que é Cristo, Mas aquele que assim não procede está construindo sua vida sobre fundamentos instáveis, e no momento que vêm os vendavais e as tempestades, ele não suporta e cai em ruína. Precisamos orar em total dependência de Deus, porém, isso não significa que todas as vezes que oramos as nossas as circunstâncias são imediatamente mudadas, e sim, que Deus nos transforma quando o buscamos com sinceridade. 

Todas as vezes que oramos (conforme o ensino da Palavra) somos transformados, nossa vida muda. A oração nos dá a oportunidade de nos encontrar com o Senhor, e é impossível termos um verdadeiro encontro com Deus e permanecermos os mesmos, pois a Sua Presença gloriosa e a Sua santidade nos confrontam com o Seu padrão elevado. Diante da Presença de Deus não poderemos ter outra reação senão permitir que Ele nos toque e graciosamente nos transforme.

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”. (2 Coríntios 3:18).

Portanto, diante da adversidade não devemos murmurar, mas mergulhar na presença de Deus em oração onde encontraremos graça e força para enfrentar e vencer o dia mal, e onde seremos transformados segundo a imagem do Senhor.

CONCLUSÃO

O Senhor Jesus constitui para nós um modelo digno de ser imitado. Ele nos ensinou sobre oração não apenas com as suas palavras, mas também com o seu exemplo. Se de fato aprendermos com Jesus faremos da oração um hábito em nossa vida, crendo que por meio dela poderemos desfrutar de um relacionamento mais íntimo com o Senhor, vencer as tentações, experimentar a vontade de Deus, ser beneficiados pelo ministério dos anjos e suportar qualquer adversidade. Por isso, devemos nos humilhar diante da potente mão do Senhor e buscá-lO com toda intensidade, pois Ele tem prazer em ouvir a nossa oração. Então, vamos orar!

“Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos”. (Colossenses 4:2).

Por: Josivaldo S. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário