Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, maio 08, 2012

Oito fatos que você precisa saber sobre a oração - Parte I


Oito fatos que você precisa saber sobre a oração - Parte I

Josivaldo Oliveira

Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação". Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua". Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia. Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão. Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza. "Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!” Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo. Mas Jesus lhe perguntou: "Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem? "(...) Então Jesus disse aos chefes dos sacerdotes, aos oficiais da guarda do templo e aos líderes religiosos que tinham vindo procurá-lo: "Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenham vindo com espadas e varas? Todos os dias eu estava com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês — quando as trevas reinam". (Lucas 22:39-53).


Como anda a sua vida de oração? De adoração? De culto a Deus? Como está a sua intimidade com Deus?

Precisamos aprender com Jesus os princípios para uma vida de oração abençoada, oração que nos leve a um nível mais profundo de intimidade com Deus. Se de fato soubéssemos o quanto a oração é importante, nos esforçaríamos para orar mais, e nos dedicaríamos muito mais a uma vida de plena comunhão com Deus.

Em Lucas 22:39-53 encontramos pelo menos oito fatos sobre a oração. Que o maravilhoso Espírito Santo possa descortinar esse texto diante dos nossos olhos e que possamos captar com o nosso coração e discernir com o nosso espirito, entendendo o que Deus deseja falar conosco através da Sua Palavra.

1º) A oração deve ser um hábito

O texto bíblico acima diz claramente no v. 39 que “COMO DE COSTUME, Jesus foi para o monte das Oliveiras”..., ele foi ali para orar e a bíblia diz que este era um costume dele. Jesus estabeleceu a oração na vida dele como um hábito. Ainda que fosse Deus feito homem, o Filho de unigênito de Deus, Aquele que sustenta todas as coisas com a sua palavra poderosa, enquanto estava aqui na terra ele sabia a necessidade e o privilégio que tinha de estabelecer a oração como uma maravilhosa rotina diária. O Filho estava diariamente anelante pela presença do Pai, ele não se contentava em passar poucos minutos conversando com Deus, queria mais da presença do Pai, se deleitava em Sua presença, ela o satisfazia.

O Senhor Jesus Cristo constitui um modelo para nós de uma vida totalmente dependente do Pai. Assim, a oração, na nossa vida, não pode ser apenas no “dia que dar certo”, ou somente no momento em que sentimos vontade. Todos os dias, precisamos prostrar o nosso coração humildemente diante do Eterno em adoração, cantando para ele, orando, suplicando, intercedendo, buscando com toda intensidade à Sua Face e desejando com todo o nosso coração desfrutar da Sua presença. Esse é o ensino bíblico: “Orem continuamente” (I Tess 5:17).

Encontramos na Bíblia o exemplo de outros homens de Deus que tinham o hábito da oração.

Daniel orava três vezes por dia

“Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. TRÊS VEZES POR DIA ELE SE AJOELHAVA E ORAVA, agradecendo ao seu Deus, COMO COSTUMAVA FAZER”. (Daniel 6:10)

“Então disseram ao rei: ‘Daniel, um dos exilados de Judá, não te dá ouvidos, ó rei, nem ao decreto que assinaste. ELE CONTINUA ORANDO TRÊS VEZES POR DIA’”. (Daniel 6:13).

O Salmista tinha o hábito de louvar a Deus sete vezes por dia

“SETE VEZES POR DIA EU TE LOUVO por causa das tuas justas ordenanças”. (Salmos 119:164).

Cornélio tinha o hábito da oração

“Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano. Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e ORAVA CONTINUAMENTE A DEUS”. (Atos 10:1-2).

O Apóstolo Paulo tinha o hábito de interceder por seus discípulos

NÃO DEIXO DE DAR GRAÇAS POR VOCÊS, MENCIONANDO-OS EM MINHAS ORAÇÕES. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. ORO também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força”. (Efésios 1:16-19)

“Por essa razão, AJOELHO-ME DIANTE DO PAI, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. ORO PARA QUE, COM AS SUAS GLORIOSAS RIQUEZAS, ELE OS FORTALEÇA NO ÍNTIMO DO SEU SER COM PODER, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e ORO para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus”. (Efésios 3:14-19).

Esses são apenas alguns dos muitos exemplos que encontramos no Livro Sagrado de homens de Deus que tinham o hábito da oração. Precisamos urgentemente seguir esses exemplos. Devemos permitir que o ensino da Palavra de Deus transforme a nossa vida e os nossos hábitos integralmente.

Orar deve ser um hábito tal como escovar os dentes, tomar banho, comer etc. Segundo o Dr. Mike Murdock, “o hábito é mais forte do que o desejo”. Você pode até ter o desejo de orar, mas se não começar a praticar a oração como estilo de vida, este desejo vai enfraquecendo até desaparecer completamente do seu coração. Se você não tiver o costume de orar, vai fazer isso apenas quando sentir vontade, e a verdade que a maioria das vezes não sentirá vontade de fazê-lo. Por isso sua vida devocional exigirá de você uma boa dose de disciplina, mas valerá apena. Pois, a presença de Cristo é como água que sacia a sua sede, a Palavra é o pão que alimenta a sua alma, o Espírito de Deus é como o ar que enche os seus pulmões espirituais. Entre diariamente na presença do Pai para comer, beber e respirar.

Diga consigo mesmo: “Farei da oração um hábito na minha vida”.