Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, dezembro 26, 2015

A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO


A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO
JOÃO 3:1-21
Um homem chamado Nicodemos foi ter com Jesus a noite, ele desejava ter o seus conhecimentos ampliados. Quem era Nicodemos? A Bíblia diz que ele era um fariseu, e também um líder do povo Judeu. Por ser um fariseu, Nicodemos era um homem extremamente religioso e procura fazer tudo de acordo com o rigor da lei de Moisés. Nicodemos reconhecia que Jesus era um mestre enviado por Deus, os sinais que Jesus operava fez com que ele chegasse a essa conclusão. Apesar de todo esse “currículo” Jesus disse que ele precisava experimentar O NOVO NASCIMENTO. O dialogo de Jesus com Nicodemos no capítulo três de João nos fornece algumas das lições mais preciosas sobre o novo nascimento. Vejamos:

1º) Sem o novo nascimento ninguém pode ver o Reino de Deus (v.3). Assim como o nascimento físico nos torna cidadãos terrenos, o novo nascimento nos torna cidadãos do reino Deus. Nicodemos sabia que o Messias restauraria o Reino de Deus, o que ele não sabia era que precisava de um novo nascimento para entrar nele.

2º) O Novo nascimento é um nascimento espiritual (v.4-8). É nascer da água (Palavra) e do Espírito. O primeiro nascimento nos dá uma natureza somente humana. O novo nascimento nos dá uma natureza espiritual (v.6).
“Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente” (I Pedro 1:23). Nesse sentido todos precisam nascer de novo até os que são religiosos (V.7).
O NOVO NASCIMENTO é invisível como vento, você não pode vê-lo, mas pode sentir (perceber) os seus resultados (v.8). Por exemplo, em Efésios 4:22 -32 fala sobre os resultados práticos do novo nascimento. Por isso toda pessoa que nasce de novo é transformada de dentro para fora. As coisas más que antes ela amava, agora passa a detesta-las e as coisas de Deus que antes desprezava, são as que agora ela ama.  “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Coríntios 5:17).
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4:22-24).

3º) O NOVO NASCIMENTO ocorre quando cremos em Jesus (V 9-17). O verbo “Crer” nesses versículos significa não apenas acreditar na existência de Jesus, mas recebê-lo pela fé. No V.9 Nicodemos continuou sem entender o que significa o Novo Nascimento (pois as coisas espirituais só se discernem espiritualmente, infelizmente o homem natural não as entende). Jesus explica que para que o NOVO NASCIMENTO fosse possível Ele teve que ser levantado da terra (na cruz) como a serpente que Moisés levantou no deserto (Nm 21:3-4). Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (v.14-16).  Esse é o fruto da graça e do amor de Deus.
Obs: Explicar sobre a serpente que Moises levantou no deserto (NM 21:3-4)

Então que precisamos fazer para nascer de novo é crê em Jesus, ou seja, receber a Cristo como Senhor e Salvador pessoal. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem em seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (JO 1: 12-13).

4º) Rejeitar o novo nascimento é permanecer debaixo de condenação (Vv 18-21)
Quem não experimenta o novo nascimento pela fé em Cristo, Permanece no estado de condenação (V.18). O homem pecador já está condenado (debaixo de condenação). Ele só sai desse estado quando crê em Jesus e nasce de novo. A condenação é permanecer nas trevas e sofrer as consequências disso eternamente, por não amar a luz (V.19) Muitos tem rejeitado a luz de Cristo e fogem dela da mesma maneira que uma lacraia ou escorpião fogem da luz (V. 20).  Mas quem deseja de coração andar na verdade vem para a luz. (v.21)

 Conclusão: Jesus nos ensina que ninguém pode ver ou entrar no Reino de Deus sem experimentar o novo nascimento por meio da fé em Cristo. O Senhor nos diz que mundo já está condenado. Mas ele veio para salvá-lo. Quem nele crê experimenta o novo nascimento e é salvo. Quem não crê permanece debaixo da condenação. Qual é a sua escolha?