Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, dezembro 26, 2015

O PREÇO DO DISCIPULADO

O PREÇO DO DISCIPULADO – MARCOS 8:34-38

O Ministério de Jesus sempre atraía grandes multidões. As pessoas vinham de toda parte para ouvir a Sua pregação, pois Ele ensinava com autoridade, e elas ficavam maravilhadas com os milagres que viam e experimentavam. Na presença de Jesus coisas extraordinárias aconteciam; os cegos enxergavam, os mudos falavam, os surdos ouviam, os paralíticos andavam, os endemoninhados eram libertos, e o alimento era multiplicado para saciar a fome do povo. Todos esses acontecimentos faziam com que as pessoas viessem de toda parte para estar com Jesus. As motivações eram diversas, algumas vinham por mera curiosidade, outros vinham com incredulidade ou um espírito crítico, havia aqueles que vinham apenas para receber uma benção sem o desejo de permanecer, mas havia aqueles que vinham movidos pela fé. Diante dessa diversidade de motivações Jesus precisava deixar claro para as multidões e para os seus discípulos o preço de ser de fato um discípulo de Cristo. Por isso a Bíblia diz que: “Ele chamou a multidão e os discípulos e disse: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (V.34).

QUAIS LIÇÕES SOBRE O DISCIPULADO JESUS NOS ENSINA NESSE TEXTO?

1º) Seguir a Jesus é uma escolha pessoal, individual e intransferível (v.34)
“Se alguém quiser acompanhar-me...” Cada ser humano pessoal e individualmente precisa querer (decidir) seguir a Jesus, ou não. Isso significa que o pai não pode tomar a decisão pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o marido pela esposa, ou a esposa pelo marido. A decisão é pessoal. “Se alguém decidir fazer a vontade de Deus descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo” (Jo 17:7).

2º) Para seguir a Jesus é preciso nega-se a si mesmo diariamente (v.34)
É preciso renunciar toda autossuficiência, interesses e alvos próprios que estejam contrários a Deus. A Bíblia diz: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8:5). “Porque se viverdes seguindo a carne morrereis; mas se, pelo Espírito mortificardes as obras do corpo vivereis.” (Rm 8:13).

3º) Para ser um discípulo de Jesus é preciso levar a cruz diariamente (v.34)
“Da mesma forma, considerem se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam a seus desejos” (Rm 6: 11,12). Carregar a cruz fala de estar disposto a sofrer por Cristo e pelo Evangelho. Há pessoas que quando enfrentam perseguições por causa do evangelho abandonam a fé. (v.35).

4º) Estar disposto a abrir mão da própria vida por amor a Cristo e ao evangelho ( VV 35-37)
Ganhar a vida significa viver para si mesmo, para os seus próprios interesses, fazer suas próprias escolhas e colocar o seu próprio “EU” no centro de tudo. Quem vive desse modo vai perder a verdadeira vida. Perder a vida significa deixar de viver para este mundo e para nós mesmos. É dedicar a nossa vida inteiramente a Cristo e ao evangelho. É sacrificar a nossa vida, se necessário, para evangelizar nossos amigos, familiares, vizinhos etc. (por isso é importante convidar sempre novas pessoas para a CÉLULA). Do ponto de vista humano viver desse modo é perder a vida, por exemplo, às vezes quando alguém bem jovem se converte a Cristo, muitas pessoas dizem: “é uma pena que ‘fulano’, tão jovem, agora é crente, poderia curtir (aproveitar) a vida primeiro”.

Há aqueles que acreditam que a fé em Cristo é para os que já estão bem velhos e perto da morte, pois eles pensam que viver para Cristo é desperdiçar a vida. Outros dizem: “eu não quero ser crente agora não, eu quero curtir a vida primeiro, quem não curtir nesse mundo, no outro será curtido”. Mas esse ditado popular não condiz com a verdade do evangelho. Por isso Jesus disse: “Qualquer que quiser salvar a sua vida a perderá, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho a salvará” (V.36) Não adianta ganhar o mundo todo (tudo o que o mundo oferece) e perder a sua alma, pois o homem não tem como pagar pelo resgate da sua própria alma (Salmo 49:7,8) .

5º)  O verdadeiro discípulo de Jesus não pode ter vergonha do Senhor nem da Sua Palavra
Alguém pergunta: “Você é crente?” e a pessoa fica gaguejando para responder... “éh... sabe... bem... como posso dizer... Tô frequentando a igreja ou a célula”. Não podemos nos envergonhar do Senhor nem dos seus ensinos. Como o marido se sentirá se a esposa sentir vergonha dele, ou como a esposa se sentirá se o marido sentir vergonha dela. O Senhor deixa claro que se uma pessoa se envergonhar dele e da sua Palavra Ele (Jesus) se envergonhará dessa pessoa quando Ele vier na glória do Seu Pai, e com os seus santos anjos. *Porque não podemos nos envergonhar das palavras de Cristo: Elas são as palavras de Deus (JO 3:34); Elas são espírito e vida. (JO 6:63); Elas nos julgarão (JO 12:48); Elas nos reconciliam com Deus (JO 14:23); Elas trazem resposta à oração (JO 15:7). *(Bíblia de Estudo Dake).

CONCLUSÃO:
O Verdadeiro discipulado tem um custo. É preciso abrir mão de qualquer outra coisa por amor ao Senhor e ao seu evangelho. Mas quem estiver disposto a pagar o preço será recompensado com a verdadeira vida abundante e eterna. "O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo” (Mateus 13:44, Ver também o v.45). Se entendermos que Jesus é o verdadeiro, precioso e o mais importante tesouro, seremos capazes de abrir mão de tudo por amor a Ele.