Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, dezembro 26, 2015

O DOMÍNIO SOBRE A LÍNGUA

O DOMÍNIO SOBRE A LÍNGUA – Tiago 3:1-12
Como servos de Deus é extremamente importante que aprendamos a controlar a nossa língua. Ela pode ser fonte de bênção ou maldição, de vida ou de morte, para nós e para aqueles que nos cercam. Porém, como veremos nesse texto, não é possível controlar a nossa língua por nós mesmo, somente com força de vontade, às vezes parece que nossa língua tem vida própria. Mas por meio da graça de Jesus e com o auxílio do Espírito Santo nós conseguiremos colocá-la sobre controle e usá-la para a glória de Deus, para a edificação tanto nossa como daqueles que nos cercam. Nesse texto Tiago nos ensina lições preciosas sobre o poder da língua. Vejamos:

Discípulos maduros usam a língua com sabedoria
Quando aprendemos a dominar nossa língua e usá-la corretamente, nos tornamos pessoas maduras (perfeitas) capazes de controlar todo nosso corpo (v.2). Quanto mais imatura for uma pessoa mais tolice ela fala. O que você diz prova se você é imaturo ou maturo.

A língua tem o poder de direcionar
 Assim como o freio do cavalo o faz ir para esquerda ou direita de acordo com o desejo do cavaleiro, e como o leme do navio pode levá-lo para qualquer direção de acordo com a vontade do piloto, assim a língua pode conduzir pessoas para a vida ou para morte (v.3). Aqueles que emprestam sua língua ao inimigo conduzem a si mesmo e àqueles que lhe dão ouvidos para o inferno. Quantas coisas são ditas (ou cantadas) ensinando as pessoas a pecarem, a menosprezarem a Pregação da Palavra etc... E por causa disso, muitos se perdem eternamente. Porém aqueles que deixam suas línguas serem usadas por Deus conduzirão a muitos para a vida eterna. “Os lábios dos justos apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem o tolo.” (Pv 10:21)

A língua é como fogo
Assim como uma pequena faísca pode incendiar toda uma floresta. A língua também pode espalhar o fogo da maldade por muitos lugares. Quantos se afastaram do evangelho por causa do mau uso da língua de certas pessoas. Nossa língua pode ser incendiada pelo fogo do inferno ou pelo fogo do Espírito, a escolha é nossa. Embora seja pequena, a língua se gaba de grandes coisas, temos a tendência de falar muito bem de nós mesmos. De nos auto justificar e de se autodefender.

Domando a língua
Não é possível domar a língua, a não ser permitindo que a cruz de Cristo trabalhe em nosso caráter e através da ajuda do Espírito Santo. Para controlar a língua é preciso passar pela cruz de Cristo, ou seja, morrer para nós mesmos. Quando nossa língua parecer indomável devemos nos lembrar de que já estamos crucificados com Cristo (Cl 2:20).

Seja cheio do Espírito
Quanto mais cheio do Espírito você for, maior controle você terá sobre sua língua. “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudem os outros a crescer na fé e conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam aos que os ouvem. E não façam com que o Espírito de Deus fique triste... (Ef 4.29).

Use sua língua apenas como fonte de bênção
Nossa Língua não pode ser fonte de bênção e maldição ao mesmo tempo. (Vv.9-12). Não podemos vir ao culto louvarmos a Deus e ao sairmos daqui começarmos a dizer coisas negativas a respeito das pessoas. Alguns não esperam nem mesmo o culto ou a célula acabarem para falar mal dos outros. Mas a célula não deve ser um lugar para maledicência, mas um lugar para liberar a vida de Deus.  

Não espalhe boatos
Algumas pessoas espalham boatos sem nem mesmo saber se aquilo é de fato verdade ou não.  Mas observe o que diz a Palavra de Deus: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex 20:16). “O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta”. (PV 11:13). “Meus irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga o irmão fala mal da lei e julga a lei; ora se julga a lei, não és observado da lei, mas juiz (Tg 4:11). “...Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (TG 1:19).

Use a língua para abençoar a sua vida
Se eu quero ter uma vida abençoada eu preciso controlar a minha língua. Eu não posso ser um fofoqueiro, um murmurador, um mentiroso, falar coisas negativas o tempo todo, viver xingando etc... e esperar ter um vida abençoada. “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras” (I Ped 3.10 NTLH).

Uma Palavra de advertência para os líderes (TG 3:1)
Quero terminar por onde Tiago começa. Nós que exercemos funções de liderança na casa de Deus. (Pastores, líderes de células, 12, ministros de louvor, líderes de crianças, danças, intercessores, introdutores, etc...) temos uma responsabilidade ainda maior de colocar essa palavra em prática. Tiago diz que nós que ensinamos (e nós, os líderes, ensinamos principalmente pelo exemplo), seremos julgados com maior rigor. Pois, quanto mais nos é dado mais nos será cobrado. Por isso como líderes devemos ter maior responsabilidade em controlar a nossa língua, pois devemos ser modelos para os fieis.

CONCLUSÃO
Deus nos dá a língua como um órgão que tem como uma de suas funções principais a comunicação. Aquilo que falamos tem e poder de vida ou de morte, de benção ou maldição dependendo do que falamos. Por isso como servos de Deus temos a responsabilidade de administrar bem o que falamos e usar a nossa língua para glorificar a Deus e abençoar as pessoas. Que você possa tomar a decisão hoje de dedicar a sua língua ao Senhor e deixar que Ele a incendei com o fogo do Espírito a fim de que ela seja um instrumento da graça de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário