Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, dezembro 26, 2015

PORQUE ME AMOU, O MEU MELHOR PARA ELE


PORQUE ME AMOU, O MEU MELHOR PARA ELE
“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:14,15).
Ao estudarmos a vida do apóstolo Paulo é impossível não notarmos a forma incansável e abnegada com a qual ele servia ao Senhor. Diante deste fato, podemos nos perguntar o que levava o apóstolo Paulo a se doar tanto, a sacrificar-se de modo tão intenso pelo Senhor. Qual a motivação por trás do seu empenho, dedicação e devoção intensos? O que motivava Paulo a trabalhar incansavelmente pelo Senhor e entregar-se a Ele de forma tão resoluta até as últimas consequências? No versículo 14 Paulo nos revela que a sua motivação era o AMOR DE CRISTO.

1º) O AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE (V.14)
O verbo grego traduzido por constranger significa: “pressionar por todos os lados, restringir a uma só linha e a um só propósito”. Portanto esse amor nos impele e nos domina. Desse modo Paulo era constrangido (impelido) pelo amor de Cristo a viver para Ele.
Esse amor foi revelado mediante o sacrifício de Jesus Cristo. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Ao contemplar esse amor maravilhoso não podemos ter outra reação, senão a de servir ao Senhor Jesus.
Esse amor nos encoraja e nos dá força para vencer os desafios e obstáculos, pois mesmo diante deles devemos continuar crendo que ele nos ama.
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: ‘Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro’. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 8:35-39).

2º) O AMOR DE CRISTO FOI DEMOSTRADO PLENAMENTE NA CRUZ (V.14B)
Cristo morreu por todos, para que todos nós participemos da sua morte. Isso significa que devemos estar mortos para o pecado e vivos para Deus. Suponhamos que um alcóolatra morreu e no seu velório alguns dos seus amigos comecem a dizer para o cadáver: “levanta e vem beber com a gente”. Você acha que o morto iria levantar? É claro que não. Por quê? Porque ele está morto, e morto não bebe, não fuma, não se prostitui etc. É por isso que a Bíblia diz que devemos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Deus.
“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também CRISTO NOS AMOU E SE ENTREGOU POR NÓS como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. (Efésios 5:1,2).
O AMOR DE CRISTO É INCONDICIONAL. “Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. (Romanos 5:8).
A MORTE DE JESUS POR NÓS É A SUA MAIOR PROVA DE AMOR. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno” (João 15:13,14).

3º) O AMOR DE CRISTO NOS IMPELE A VIVER PARA ELE (V.15)
“E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (V.15). Cristo não morreu por nós para que vivêssemos uma vida egoísta, mas para que de agora em diante possamos entregar nossa vida a Ele plenamente e servi-lo com tudo que temos e somos. 
De que maneira podemos viver para Cristo?

a)   Entregando nossa vida a Ele (aceitar a Jesus como Senhor e Salvador pessoal). "... Senhores, que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: ‘Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa’". (Atos 16:30,31)
b)   Amar nossos irmãos. “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”. (1 João 3:16)
c)   Servi ao Senhor no ministério e na pregação do evangelho (liderar células, cuidar de vidas, etc.) “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. (Marcos 16:15).
d)   Amar o Senhor e valorizar a sua a Presença por meio de uma vida de obediência e devocional (oração e meditação na Palavra) “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. (Mateus 6:6), “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmos 1:1-3).

Conclusão:

Cristo nos amou ao ponto de morrer por nós. Por meio da sua morte Ele nos redimiu, nos salvou, nos deu o direito de acesso a Presença de Deus, perdoou os nossos pecados e nos deu uma nova vida. E agora constrangidos (impelidos) por esse amor maravilhoso o que devemos fazer é dedicar a nossa vida inteiramente para o nosso Senhor Jesus e dar o nosso melhor para Ele.