Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, julho 13, 2013

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 3 (MANSIDÃO)

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 3 (MANSIDÃO)
Mateus 5:5

"Felizes são os mansos, porque receberão a terra por herança" (Mt 5:5 NBV). Todo ser humano está em busca da felicidade. A alma humana anseia por aquilo que possa de fato fazê-la feliz. Jesus nos ensina em Mateus 5:3-12 oito segredos para uma vida verdadeiramente feliz. Hoje falaremos sobre o 3° segredo: A MANSIDÃO.
"Felizes são os mansos, porque receberão a terra por herança" (Mt 5:5 NBV).

Será que realmente existe felicidade em ser manso? É claro que sim! Foi o próprio Senhor Jesus que falou isso. Porém devemos compreender que essa MANSIDÃO não é natural, própria da personalidade de pessoas com temperamento brando, pois se fosse assim, a felicidade estaria disponível somente a algumas pessoas que possuem essa virtude. A MANSIDÃO que Jesus se refere é fruto do Espírito em nós (Gl 5:22) que recebemos quando experimentamos o novo nascimento (João 3:3,5). Por isso se quisermos realmente ser mansos e, consequentemente, ser felizes, precisamos nascer de novo,  pois mansidão é um milagre do Espírito Santo que acontece no interior do verdadeiro discípulo de Cristo. Não podemos ser mansos por nós mesmos, somente o Espírito de Deus opera este milagre em nós quando nos redemos a Cristo. 

SER MANSO É:

1º) SER AMÁVEL E DÓCIL

Infelizmente o mundo está cada vez mais violento. Aqueles que não têm a essência do caráter de Cristo são grosseiros, estúpidos, vingativos, intolerantes etc. Consequentemente, são pessoas amargas e infelizes. Quanto mais distantes estivermos dos ensinos de Cristo mais rudes e selvagens nos tornamos. Porém se nos convertermos de verdade a Jesus e começarmos a praticar os ensinos dEle nos tornaremos cada vez mais mansos (amáveis, dóceis). O mundo ensina que para conquistar a terra você deve ser violento, mas Jesus nos ensina que são os mansos que receberão a terra por herança.

2º) SER SUBMISSO

Em nos submeter humildemente a Cristo é que encontramos a verdadeira felicidade. Ser submisso é colocar a vontade de Deus em primeiro lugar em nossa vida e dizer como disse o Senhor Jesus: "... não seja como eu quero, mas sim como tu queres" (Mateus 26:39). Viver submisso a vontade de Deus é motivo de verdadeira felicidade. O salmista declarou: "Minha maior alegria é fazer a sua vontade, ó meu Deus" (Sl 40:8 NBV). 

3º) SER DOMADO

Os gregos usavam o adjetivo MANSO para identificar um cavalo domado, domesticado. A ideia aqui é de poder sobre controle. O poder descontrolado é perigoso. O poder nuclear é extremamente perigoso se usado sem controle, mas controlado é útil para a geração de energia. Deus não quer que você desista do seu poder (temperamento, habilidade, dons, taletos, autoridade, etc), mas que você possa usá-lo naquilo que for útil ao reino de Deus. Ao fazer isso você encontrará verdadeira felicidade. "Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros..." (1 Pedro 4:10).

4º) SER MISERICORDIOSO

Não podemos experimentar a verdadeira felicidade se tivermos o hábito de exagerar as falhas dos outros e diminuir as virtudes deles. Viver criticando injustamente às pessoas é plantar as sementes da nossa própria infelicidade. A Bíblia diz: "Se vocês quiserem uma vida feliz e boa, mantenham domínio sobre a língua e guardem os lábios de dizerem mentiras. Desviem-se do mal e façam o bem. Procurem viver em paz e façam tudo para alcançá-la" (1 Pd 3:10,11). A misericórdia é a virtude que nos permite suportar em amor e perdoar as fraquezas dos outros. "Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também" (Colossenses 3:13).

5º) SER PACIENTE

Vivemos em um tempo caracterizado pelo nervosismo e impaciência. Perder a calma e serenidade é uma receita certa para a infelicidade. Aprender a esperar o tempo certo é uma virtude, pois a precipitação e impaciência nos faz errar. Por causa da impaciência em esperar por Moisés o povo de Israel se entregou a idolatria. "Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido." (Êxodo 31.1). A Bíblia nos ensina a ser pacientes até que o Senhor volte. "Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima" (Tiago 5:7-8). Pessoas impacientes vivem estressadas, ansiosas, angustiadas e, consequentemente, tornam-se infelizes. Mas a Bíblia nos ensina que quem espera com paciência alcança a promessa (Cf. Hebreus 6:12, 15)

CONCLUSÃO

Muitos acreditam que são os violentos e agressivos que conquistarão a terra. Porém a Nova Terra que Jesus prometeu aos Seus filhos será herdada por aqueles que são mansos. Se desejamos desfrutar da verdadeira felicidade devemos buscar essa virtude."Felizes são os mansos, porque receberão a terra por herança" (Mt 5:5 NBV). Portanto, MANSIDÃO é a palavra que define o terceiro passo na jornada da verdadeira felicidade.

AGENDA SHALLOM: 1° de agosto a 9 de setembro 40 dias de oração. Horário: Das 6h às 7h da manhã.