Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, julho 17, 2013

REUNIÃO DOS DOZE - ATOS 1:6-8

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA OS DOZE.

REUNIÃO DOS DOZE - ATOS 1:6-8

Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: "Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel? "Ele lhes respondeu: "Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:6-8).

Os que estavam reunidos = Os apóstolos estavam reunidos. Quando estamos reunidos para buscar a Jesus ele nos orienta e a nossa fé é ampliada. Se não estivermos constantemente reunidos, como discípulos, para adorar ao nosso Senhor e sermos instruídos pela Sua Palavra, podemos ser visitados pela dúvida (Ex. Tomé - João 20:24-25). Os doze precisam estar continuamente reunidos, tem que congregar ( Hb10:25). 

Lhe perguntaram = Os apóstolos fizeram uma pergunta para o Senhor Jesus. No discipulado verdadeiro não pode haver lugar para a dúvida. Se houver dúvida, incerteza ou questionamento, os discípulos tem liberdade para perguntar. 

Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel = Eles queriam saber se o Senhor restauraria o reino a Israel naquele tempo. Estavam preocupados com o reino físico de Israel e da sua libertação do domínio estrangeiro. Essa era a pergunta que pairava na mente dos discípulos: Chegou o tempo? Israel será livre outra vez? o reino terreno do Messias, prometido por Deus, será implantado agora?
Essa era uma pergunta legítima? sim! Pois havia no coração dos apóstolos fome e sede de Justiça. E o Senhor havia prometido que quem tem fome e sede de justiça será farto (Mt 5:6).
Às vezes, também, ficamos perguntando: Será agora que o Senhor cumprirá em minha vida o que prometeu? Como os apóstolos, que não suportavam mais a opressão do seu povo e motivados por esse sentimento, fizeram a pergunta: Chegou a hora Senhor? Nós muitas vezes diante de situações que nos afligem bem como ao nosso povo (Família, nação) Perguntamos: É agora Senhor? chegou o tempo da libertação, da restauração? é esse o tempo que o Senhor erguerá a tua mão real e quebrará o cetro dos opressores? E, como os apóstolos, ficamos esperando uma resposta concreta, de preferência: Sim, chegou o tempo! 

Mas, em vez disso Jesus disse: não cabe a vocês saber a ocasião ou as datas que o Pai determinou pela sua própria autoridade. (v.7) 
Essa resposta de Jesus aos Seus apóstolos não tinha o propósito de tirar a esperança que eles tinham na promessa do Pai, mais mostrar para eles que determinar o tempo de cumpri-la é responsabilidade exclusiva de Deus. E na sua soberania ele decidiu não revelar em que época isso aconteceria( Cf. Deuteronômio. 29:29) 
Determinar o tempo do cumprimento da promessa é responsabilidade de Deus, a nossa, é crer e esperar.

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês = Depois de ensinar esses princípios a seus discípulos, Jesus lhes fez mais uma promessa: Vocês vão receber o poder do Espírito Santo quando Ele vier sobre vocês.
É como se Jesus dissesse: vocês estão preocupados com a restauração do reino terreno, mas o tempo certo em que isso acontecerá não foi revelado. Porém, o que foi revelado é que dentro de poucos dias (v.5) O Espírito Santo virá sobre vocês e quando Ele vier, o reino espiritual, o reino de Deus estará dentro de vocês ( Cf. Romanos 14:17).
Essa promessa que Jesus fez aos seus discípulos já se cumpriu, não apenas na vida deles, mas também na nossa. Todos nós que somos discípulos de Jesus, temos o Espírito Santo habitando em nós, e, consequentemente, o reino de Deus está habitando em nosso interior, com Justiça, Paz e Alegria. 

E serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra = O Espírito Santo capacitaria os apóstolos para serem testemunhas de Jesus. Eles testemunhariam com poder, e onde eles testemunhassem de Jesus, o reino de Deus se manifestaria e o reino das trevas seria destruído. 
De igual modo, quando damos testemunho de Jesus no poder do Espírito Santo, o reino de Deus é manifestado e o império das trevas é destruído, o nome de Jesus é glorificado e pessoas são salvas. 
Cheios do Espirito Santo, os apóstolos dariam testemunho em Jerusalém, Judeia, Samaria, e confins da terra. Igualmente, para testemunharmos de forma tão abrangente nós precisamos do poder do Espírito Santo. Sem sermos cheios do Espírito de Deus não conseguiremos dar um testemunho eficaz de Jerusalém (nosso círculo mais próximo, por exemplo familiares e amigos) Até os confins da terra (Os lugares mais distantes.)