Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, julho 30, 2013

REUNIÃO DOS DOZE (Lição 4) - ATOS 1:9-11

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA OS DOZE.

REUNIÃO DOS DOZE (Lição 4) - ATOS 1:9-11

Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir". Atos 1:9-11

Semana passada nós trabalhamos no versículo 9 e falamos sobre as últimas palavras de Jesus, elas foram em relação ao testemunho que os discípulos dariam de Cristo no poder do Espírito Santo. Vimos também, que por serem Suas últimas palavras, Jesus se concentrou naquilo que de fato era essencial e extremamente importante: A missão dos Seus discípulos. Vimos ainda, que Jesus foi elevado ao céu na vista dos Seus apóstolos e que Ele fez isso com o propósito de consolidar a fé deles.

Hoje daremos continuidade a essa mensagem.

O V.10 diz que eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia = Enquanto Jesus subia, Seus discípulos estavam olhando para o céu. Mas eles não estavam olhando apenas por olhar. O fato de olharem para Jesus enquanto Ele subia ao céu evidencia a adoração que eles prestavam ao Senhor naquele momento sublime. Podemos comprovar isso no Primeiro Livro que foi escrito pelo evangelista Lucas (evangelho segundo Lucas) que é, por assim dizer, o primeiro volume do livro de atos. Percebemos em Lucas, no trecho que fala sobre a Ascensão de Jesus, que os discípulos adoravam ao Senhor enquanto Ele subia.

Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus levantou as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu. Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria. (Lucas 24:50-52). Os olhos dos discípulos estavam fixos no céu, porque eles estavam em adoração. A expressão deles não poderia ser outra naquele momento senão a de adorar a Jesus.

De modo semelhante, quanto nossos olhos são aberto para a realidade de que Cristo não está mais morto, nem preso numa cruz, mas que Ele ressuscitou e subiu ao céu de onde intercede por nós junto ao Pai, não poderemos ter outra reação senão a de adorá-lO.

De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco = Esses dois homens vestidos de branco eram na verdade dois anjos. Quando nós estamos adorando a Jesus sempre haverá a manifestação dos anjos, porque o próprio Deus estará presente, e onde Deus está presente os Seus anjos serão enviados para ministrar aos santos."Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:14).

vestidos de branco = É interessante notarmos que na Bíblia veste brancas são símbolos de pureza e santidade. Com muita frequência, na Bíblia, quando há a manifestação dos seres celestiais, eles aparecem vestidos de branco, para representar a realidade do céu, uma realidade de pureza e santidade absolutas. É por isso que a Bíblia diz que os impuros não poderão herdar o reino do céu (Cf. 1Cor 6:9-10; Sl 24:3-4). A única maneira de entrarmos no reino é sendo purificados e para isso precisamos ser lavados e remidos no sangue de Jesus (Jo 1:7-9). O céu é um lugar extremamente puro, se quisermos experimentar a realidade celestial, devemos nos purificar e estar com as nossas veste pura (símbolo da nossa santidade).
"Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça" (Eclesiastes 9:8).

Lhes disseram: "Galileus" = Essa expressão é um tratamento solene, de honra. Na verdade os seres celestiais honraram os discípulos com este tratamento. Em meio a adoração os discípulos foram tratados com honra pelos seres celestiais. Quando nós temos uma vida que adora aos Senhor Jesus nós somos honrados pelos céus. Se temos a adoração como um estilo de vida, e a nossa vida engrandece ao Senhor Jesus em tudo que somos e fazemos, então certamente seremos honrados, não apenas, pelos seres celestiais, mas pelo próprio Deus.

Por que vocês estão olhando para o céu? = Os anjos perguntaram! A visão de Jesus sendo levado para o céu fizeram os apóstolos parar para adorar. O nível da entrega da sua vida em adoração evidencia qual é a visão que você tem de Cristo.

Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir = Em meio a adoração, os anjos reafirmaram para os apóstolos o ensino de Jesus sobre a Sua volta. Eles disseram que Jesus voltaria da mesma forma como havia subido. De que forma Jesus subiu?

Ele subiu de modo REPENTINO. Jesus não havia dito para os apóstolos que iria subir naquele momento. Pelo contrário, Ele estava conversando com eles, ensinando sobre a missão e abençoando-os, quando de repente Ele começou a subir ao céu.(Obs. Jesus sabia que aquelas eram suas últimas palavras, Seus discípulos, não). Então desse mesmo modo ele virá, de forma repentina e inesperada. É exatamente por isso que nós como discípulos de Jesus devemos estar vigiando, apercebidos, atentos e espiritualmente sóbrios, pois Jesus virá quando menos esperamos.

Ele subiu em meio a adoração (Lc 24:50-52). No momento em que Jesus subia aos céus eles estavam adorando. O que podemos aprender com isso? Jesus subiu em meio a adoração dos apóstolos e Ele virá em meio a adoração dos Seus santos. Por isso a nossa vida deve ser uma vida que adora a Deus. Não devemos ter a adoração apenas como um ato insolado, mas como um estilo de vida. Na Sua volta Jesus quer nos encontrar, adorando-o. Os verdadeiros discípulos de Jesus, estão aguardando por Ele em adoração, ou seja, com uma vida que em tudo o adora. É como diz a Bíblia: "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31).

Ele subiu e foi ocultado entre as nuvens. Ele virá também entre as nuvens. "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória" (Mateus 24:30).

Ele subiu diante dos olhos dos seus apóstolos. Eles foram testemunhas oculares da Ascensão de Jesus. De modo semelhante, quando Jesus vier nós o veremos assim como Ele é. "Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é" (1 João 3:2). 
A Bíblia também diz que todo olho o verá até mesmo aquele que o transpassaram. "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém" (Apocalipse 1:7-8)

O resumo desta lição é que nós possamos estar vigiando e atentos, enquanto adoramos com a nossa vida ao Senhor Jesus. Se temos a visão que Ele é o Cristo vivo, ressurreto, que subiu ao céu e tornou-se o nosso intercessor, mediador, advogado e sumo-sacerdote, não poderemos ter outra reação, senão e de vivermos em adoração, pureza e santidade, e aguardar ardentemente pela Sua volta.