Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, julho 28, 2013

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 5 (MISERICÓRDIA) MATEUS 5:7

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 5 (MISERICÓRDIA)
MATEUS 5:7
"Felizes os que são misericordiosos, porque Deus mostrará a eles a sua misericórdia" (Mt.5:7 NBV).
Quando estudamos as bem-aventuranças descobrimos que neste ensino aparentemente simples, Jesus nos ensina uma fórmula para a verdadeira felicidade. Não importa quem nós sejamos se ricos ou pobres, doutores ou leigos, independente de qual seja a nossa raça ou as circunstâncias que estejamos vivendo no momento; Jesus nos ensina o que pode tornar a nossa vida verdadeiramente feliz. 

Embora expressões como: "fórmula para a felicidade" ou "segredos para a felicidade" pareçam títulos de livros de autoajuda, o que Jesus nos ensina aqui é muito mais do que isso, é ajuda do alto. esta fórmula simples pode revolucionar a nossa vida e fazer com desfrutemos de uma felicidade plena que está acima de todas as circunstâncias. Se praticarmos esta fórmula, a felicidade verdadeira alcançará nossa vida agora e também na eternidade.

Em Mateus 5:3-12 Jesus nos ensina o segredo para a verdadeira felicidade. Hoje falaremos sobre o quinto segredo: A MISERICÓRDIA.
"Felizes as pessoas que tem misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas" (Mt 5:7 NTLH).

COMO PODEMOS DEMONSTRAR MISERICÓRDIA?

1º) NOS IMPORTANDO COM AS NECESSIDADES DOS OUTROS
Existe uma verdadeira felicidade quando nos dispomos a ajudar os outros. Pessoas egoístas que só pessam em si mesmas e em suas próprias necessidades, são pessoas infelizes. Egoísmo é "sinônimo" de infelicidade. Por isso, quando alguém experimenta a misericórdia de Deus, deve naturalmente demonstrar essa misericórdia aos outros. Um dos aspectos da inteligência emocional é a capacidade de se colocar no lugar dos outros.

Quando alguém se converte verdadeiramente a Cristo, haverá em seu coração o desejo sincero de compartilhar o que possui com os outros. A Bíblia nos ensina o princípio de dar importância a necessidade dos outros.

"Façam justiça aos pobres e os órfãos! Sejam honesta com as pessoas aflitas e oprimidas! Socorram os fracos e necessitados! Salvem os pobres das mãos dos homens maus" (Salmo 82: 3-4 NBV).

"O que tampa os ouvidos ao clamor dos pobres, também clamará e não será ouvido" (Provérbios 21:13).

"Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade" (1 João 3:17-19).

Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? (Tiago 2:15-17).

2°) PERDOANDO AQUELES QUE PRECISAM DO NOSSO PERDÃO
Perdoar é uma profunda demonstração de misericórdia. Ser justo é dar a alguém o bem que ela merece, mas ser misericordioso é dar o bem que ela não merece receber. É exatamente isso que o perdão faz. Jesus nos ensina na oração modelo (Oração do Pai Nosso) Que nossa disposição de perdoar é uma condição para sermos perdoados. Ele nos ensinou a orar assim: "Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores". (Mateus 6:12).

"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas" (Mateus 6:14-15).

Jesus é o nosso maior modelo de alguém que está disposto a perdoar. Na verdade Ele veio a terra com essa missão de pelo Seu sacrifício, perdoar o homem e reaproximá-lo de Deus. Até no momento de Sua crucificação Jesus se dispôs a perdoar os seus agressores. Na Cruz Ele orou pelos seus perseguidores, dizendo: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo" (Lucas 23:34).

Estevam seguiu o exemplo de Cristo e quando estava sendo apedrejado, orou em  favor dos seus agressores, ele disse: "Senhor não condene essa gente por causa deste pecado" (Atos 7:60 NBV).

3°) PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO
Essa é outra maneira de demonstrar misericórdia. Se sabemos que o evangelho de Jesus é poderoso para salvar, libertar, curar e transformar o ser humano, não podemos deixar de proclamá-lo. Deixar de fazer isso é agir SEM misericórdia.

Se você descobrisse um antídoto contra o câncer e não desejasse compartilhar essa informação com outros, não haveria em você um mínimo de misericórdia. O evangelho de Cristo é mais importante do que qualquer remédio capaz de curar uma doença física no ser humano. O evangelho De Cristo é poderoso para dar ao homem a vida eterna. É por isso que não devemos nos envergonhar do evangelho de Cristo. 

O Apóstolo Paulo disse: "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê ..." (Romanos 1:16).
Foi o próprio Jesus que nos mandou pregar o evangelho
"Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". (Marcos 16:15-16).
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:19-20).

CONCLUSÃO
Felizes os que são misericordiosos, porque Deus mostrará a eles a sua misericórdia" (Mt.5:7 NBV). Jesus nos ensinou que este é um princípio para a verdadeira felicidade. Por isso, devemos nos lembrar que podemos demonstrar misericórdia ao cuidarmos dos necessitados, quando perdoamos e também quando pregamos o evangelho. Se você deseja realmente ser feliz precisa ser misericordioso. MISERICÓRDIA é o quinto passo na jornada para a verdadeira felicidade.