Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, julho 10, 2013

REUNIÃO DOS DOZE - ATOS 1:1-5

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA OS DOZE.

REUNIÃO DOS DOZE - ATOS 1:1-5

Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo". (Atos 1:1-5)

Livro anterior = O evangelho segundo Lucas
Tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar = O ministério de Jesus através de suas ações e dos seus ensinos não ficou restrito ao passado. Em Sua vida terrena Ele COMEÇOU, mas agora Ele dá continuidade à Sua obra e ao Seu ensino através da Sua igreja (dos Seus discípulos) mediante o Espírito Santo.
Por isso devemos nos disponibilizar para Deus nos usar, a fim de Cristo através de nós continue fazendo e ensinando.

Até o dia em que foi elevado ao céu = Jesus foi fiel a Sua missão até o fim. Se entendemos que Deus nos escolheu para dar continuidade à obra e ao ensino de Jesus devemos ser fiéis até o fim. A missão de Jesus em nossas vidas exige perseverança.

Depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos = Somente depois de instruir aos seus doze apóstolos foi que Jesus subiu ao céu. Porém cada uma destas instruções foi dada no PODER do Espírito Santo, na DEPENDÊNCIA dEle e de acordo com os Seus ENSINOS revelados nas Sagradas Escrituras.
Se quisermos ser instrumentos de Deus, neste tempo, para instruir àqueles a quem Deus tem escolhido, devemos ser cheios do Espírito Santo, agir e ensinar na dependência dEle e em conformidade com os Seus ensinos expressos na Palavra de Deus. Não podemos nos esquecer que tudo aquilo que o Espírito fala está em harmonia com a Palavra escrita. É por isso que Moisés nunca dava sua própria opinião sobre determinado assunto, mas sempre consultava a Deus para saber Sua resposta (Nm 9:8).

Apóstolos que havia escolhido = Foi o próprio Jesus quem escolheu os doze apóstolos. Ele fez isso com o propósito de salvá-los, capacitá-los e enviá-los para proclamar o evangelho do Reino de Deus (Mt 4:18-22; Mt 10). De modo semelhante Jesus nos escolheu, Seu plano para nós é que sejamos salvos, treinados e enviados para testemunhar a respeito do evangelho do Reino.
"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome" (João 16:15). VOCÊ É UMA ESCOLHA DE JESUS, nunca se esqueça disso!

Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo = Depois do Seu sofrimento, Jesus se apresentou vivo aos apóstolos. O nosso Senhor sofreu e morreu, mas ressuscitou. A nossa fé não está posta sobre um homem morto do passado, mas sobre o Deus-homem que venceu a morte e ressuscitou. Ele está vivo e continua operando em nós e através de nós.
Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se (...) vivo = Morte e ressurreição também se aplica a nossa vida. Se formos fiéis a Deus, depois de havermos passado pela "sexta-feira da paixão" experimentaremos o "domingo da ressurreição". Na vida e ministério cristãos, devemos passar continuamente pelo processo de morte (morte do ego, da vida da alma, da natureza carnal, da nossa vontade egoísta etc.), mas se formos fiéis depois da morte virá a ressurreição, e nos apresentaremos vivos diante de Deus.

"Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos" (2 Tm 2:11).
"Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos" (Rm 6:3-8).

Se não estivermos dispostos a morrer não poderemos dar frutos para Deus. "Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto" (João 12:24).

Deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo = A ressurreição de Jesus é um fato histórico. E para que a fé dos Seus discípulos não fosse jamais contaminada pelas sementes da dúvida e da mentira plantada pelos falsos líderes religiosos e pelos humanistas (Mt 28:11-15) Jesus fez questão de mostrar as provas da Sua ressurreição. Algumas destas evidências são: 

1) Depois de ressuscitado Ele comeu com os Seus discípulos (João 21:12-14); 2) Ele mostrou Suas feridas a tomé - provando que era Ele mesmo e não um outro parecido com Ele (João 20:24-30); 3) Ele foi tocado (João 20:27); 4) Ele foi visto por mais de 500 irmãos (1Co 15:6); Ele permaneceu durante 40 dias na Terra, instruindo os seus discípulos, antes de subir ao céu (At 1:3); 5) muitos escritores neotestamentários testificaram a ressurreição de Jesus (Cf. Mt 28, Mc 16, 1 Co 15). Portanto, a nossa fé não está fundamentada numa lenda ou mito, mas em provas indiscutíveis que Ele ressuscitou. 

Jesus está vivo, por isso Ele pode nos oferecer uma ajuda real. Ele pode nos salvar, nos curar, nos libertar e nos transformar. A ressurreição de Cristo é uma garantia que seremos ressuscitados e teremos vida eterna. A ressurreição de Cristo nos oferece poder para viver e poder para cumprir a nossa missão. Não podemos nos esquecer que o Cristo vivo opera em nós e através de nós.

Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus = O assunto que o Cristo ressurreto ensinava aos seus discípulos era sobre o Reino de Deus. Antes de morrer esta foi a mensagem de Jesus, Ele nos ensinou sobre o Reino de Deus e demostrou o poder deste Reino através de tudo o que fez (Mt 12:28). agora após a Sua ressurreição e continua ensinado sobre o Reino de Deus. Os doze apóstolos seguiram o exemplo de Cristo e também proclamaram o evangelho do reino de Deus. Esta também foi a mensagem do apóstolo Paulo (1Co 4:20,1Co 6:9-10).

De igual modo, nós devemos proclamar e ensinar sobre o Reino de Deus, e demonstrar o poder deste Reino através de nossas obras. Como João Batista devemos anunciar: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo" (Mt 3:2). precisamos pregar esta mensagem para que as pessoas compreendam que o céu reina (Dn 4:26), até que todos reconheçam que o Deus Altíssimo é Rei e que Ele tem domínio até sobre os reinos da terra (Dn 4:32, 37).

Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei =Jesus ordenou aos seus discípulos que permanecessem em Jerusalém esperando o cumprimento da promessa do Pai em Joel 2:28, de que o Espírito Santo seria derramado sobre Seus filhos e Suas filhas. Somente depois de terem sido cheios do Espírito Santo é que os discípulos poderiam dar testemunho de Cristo até os confins da Terra.
De modo semelhante, se quisermos ser testemunhas eficazes de Cristo e proclamarmos com poder o Reino de Deus, precisamos ser cheios do Espírito Santo. Para isso devemos viver uma vida de obediência a Deus e nos consagrar a Ele através da oração e meditação na Palavra.

Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo = João havia batizado com água, era o batismo para o arrependimento, que simboliza a morte para a velha natureza e a ressurreição para uma nova vida. Mas àqueles que haviam se arrependido, e, portanto experimentado uma nova vida, Jesus prometeu algo mais: O batismo com o Espírito Santo. O Espírito de Deus tanto traria o Reino para dentro deles, como os capacitaria a proclamar este Reino com poder (At 2:4; At 4:8; At 6:8; At 13:9).

"Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14:17)