Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, julho 21, 2013

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 4 (FOME E SEDE DE JUSTIÇA)

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 4 (FOME E SEDE DE JUSTIÇA)
Mateus 5:6

"Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos" (Mt 5:6 NBV).
Como pode alguém ser feliz estando faminto e sedento? Estar com fome e sede não parece ser sinônimo de felicidade. Existe até um ditado que diz: "a fome tem cara feia". Então em que sentido a fome e a sede pode representar felicidade? Na esperança e convicção de ser saciado. Quando se está faminto existe uma alegria que surge pela esperança e certeza de ser alimentado. Eu já vi esta cena várias vezes, pessoas famintas sorrindo somente por saberem que a refeição começou a ser servida. Embora elas não tivessem sido ainda saciados, enquanto aguardavam já se notava uma ALEGRIA pelo simples fato de terem certeza que seriam saciadas.

Jesus disse que existe felicidade quando estamos famintos e sedentos, mas não de coisas materiais, e sim, da justiça que vem de Deus (justiça aqui não se refere a justiça humana, mas a um relacionamento correto com Deus). Esta felicidade vem pela esperança de sermos saciados. Porém, Deus não vai nos obrigar a nos alimentar. É a nossa fome e sede por Deus que determina o quanto saciados nós seremos.

A nossa fome e sede por Deus deve ser maior do que qualquer outro desejo, isso não é apenas uma questão de felicidade, mas de vida.
"Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?" (Salmos 42:1-3).
"Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água" (Salmos 63:1).
Infelizmente existem coisas que podem afetar a nossa fome e sede pela justiça (um relacionamento correto com Deus); tais como:

1°) ENVOLVIMENTO COM OS PRAZERES PECAMINOSOS DESTE MUNDO
Tem muita gente comendo "a comida" que o diabo oferece e exatamente por isso já não tem mais fome e sede por Deus.
Por causa do amor ao mundo, Demas abandonou o discipulado com o Apóstolo Paulo e foi embora. Sobre isso o Ap. Paulo disse: "... Demas se apaixonou por este mundo, me abandonou e foi para a cidade de Tessalônica". (2 Tm 4:10 NTLH).
"Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4).
"Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre". (1 João 2:15-17).

2°) ORGULHO 
Quem vive cheio de si não pode ter fome e sede por Deus. Jesus disse para a igreja de Laodiceia: "Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. (Apocalipse 3:17-19).
Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (Tiago 4:6). O orgulhoso alimenta-se do seu próprio orgulho por isso não pode sentir fome e sede por Deus.

3°) PECADO OCULTO NO CORAÇÃO
Maus pensamentos, ressentimentos, ódio, falta de perdão, rancor, amargura, ciúme, malícia, ira, etc... Todas essas coisas entristecem o Espírito Santo e roubam a fome e a sede que temos por Deus. A Bíblia diz: "Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo" (Efésios 4:30-32). Nós fomos criados para Deus e o nosso coração não pode ser saciado com o pecado, só Deus pode saciá-lo verdadeiramente. Por isso o salmista orou: "Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos" (Salmos 19:12).
"Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado" (Salmos 32:5).

4°) NEGLIGÊNCIA COM A VIDA ESPIRITUAL
Quando começamos a negligenciar a nossa vida espiritual a fome e a sede que sentimos por Deus começa a desaparecer. Muita gente "não tem tempo" para orar, ler a Bíblia, vir aos cultos, ir à célula e ministrar às pessoas, como pode sentir fome e sede por Deus? A Bíblia nos ensina que devemos congregar, por isso se negligenciarmos a nossa congregação haverá prejuízo para a nossa vida espiritual. 
"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25). Muita gente exclui Deus de suas vidas e de suas agendas e ainda se perguntam por que não sentem mais fome e sede por Deus. É inútil buscarmos felicidade quando deixamos Deus de fora de nossas vidas. Não poderemos ser felizes de verdade se não andarmos diariamente com Jesus Cristo. Fomos criados para viver em comunhão com Deus e só poderemos desfrutar de plena felicidade se tivermos comunhão diária com Ele. Jesus nos ensina: "Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará" (Mateus 6:6).

CONCLUSÃO
Se você deseja realmente ser feliz precisa ter o apetite de ser parecido com Jesus, desejar ardentemente estar próximo de Deus, anelar profundamente encontrar ao Senhor Jesus através da Sua Palavra e se render totalmente a Ele. Cristo deve tornar-se o Senhor de tudo que você é e tem. Se esta for a sua sede e fome, então você será saciado. Jesus disse: "Quem de mim se alimenta, também viverá por mim" (João 6:57) e "se alguém tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37).

AGENDA SHALLOM: 01 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO 40 DIAS DE ORAÇÃO DAS 6 ÀS 7 DA MANHÃ. DE 14-15 DE SETEMBRO HAVERÁ REENCONTRO. DE 05-06 DE OUTUBRO HAVERÁ ENCONTRO COM DEUS.