Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, setembro 11, 2024

7 VERDADES SOBRE A IGREJA

 7 VERDADES SOBRE A IGREJA 

Por Josivaldo Oliveira


“... edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16:18b). 


ORAÇÃO:

Pai, essa é a Tua poderosa e bendita palavra que acabamos de ler. Fala ao nosso coração de maneira poderosa, para que sejamos tocados, edificados e ministrados por ela. Que sejamos abençoados, corrigidos, transformados e impactados pela Tua palavra. Não queremos ser entretidos, mas sim transformados pela revelação da Tua palavra. No poderoso nome de Jesus, amém.


Neste capítulo, abordaremos as sete verdades essenciais que todo cristão deve compreender a respeito da Igreja. Mas, afinal, o que é a Igreja? Como ela atende às nossas necessidades mais profundas e genuínas? Qual é o verdadeiro significado da Igreja à luz do Novo Testamento? Como Jesus Cristo e os apóstolos a entendiam e a ensinavam? Essas são as perguntas que iremos explorar, com o propósito de lançar luz sobre o papel e a relevância da Igreja na vida de cada crente, conforme revelado nas Escrituras Sagradas.


A igreja não é uma construção. Ela não é o prédio onde nos reunimos. Às vezes, ouvimos alguém dizer: "Estou indo à igreja". Mas a igreja não é esse prédio. Este é apenas o lugar onde nos reunimos. A igreja também não é uma instituição. Ela não é um evento que você assiste, como um culto ou um show gospel. Então, o que é a igreja?


A igreja é um corpo de crentes, um grupo de crentes batizados que se reúnem e estão comprometidos em ajudar uns aos outros a cumprir os propósitos de Deus para suas vidas. A igreja é, portanto, um grupo de crentes unidos para viver em comunhão e alcançar os propósitos de Deus.


A Palavra diz: "Então, os que aceitaram a palavra foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações." (Atos 2:41-42.)


A igreja primitiva estava reunida. Eles ouviram a Palavra, foram batizados e acrescentados à igreja. A Bíblia diz que eles perseveravam nos ensinos apostólicos, tinham comunhão uns com os outros, partiam o pão e perseveravam nas orações.


Agora, veja o que diz Atos 2:46: "Diariamente perseveravam unânimes no templo, e, partindo o pão de casa em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração."


A igreja primitiva tinha tanta sede da presença de Deus e entendia tanto a importância de estarem juntos como corpo, que a Bíblia diz que eles se reuniam todos os dias. Não uma vez por semana, não a cada quinze dias, nem a cada dois meses, mas diariamente. Eles tinham o hábito de se reunir no templo para grandes reuniões e, também, de partir o pão de casa em casa, formando pequenos grupos de comunhão, onde adoravam juntos, edificavam-se mutuamente e viviam a fé com frequência.


Agora, o que aprendemos com o Novo Testamento sobre a igreja? 


PRIMEIRA VERDADE: A IGREJA É A FAMÍLIA DE DEUS

Essa é a primeira verdade que precisamos entender. A igreja é a família de Deus. Olha só o que Paulo escreve a Timóteo: "Estou te escrevendo para que saibas como deves proceder na família de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e o fundamento da verdade." (1 Timóteo 3:15)


Paulo está dizendo que a igreja é a família de Deus, o alicerce da verdade. E quando você se converte a Jesus Cristo, é inserido nessa família espiritual, que é a igreja. Assim como você nasceu fisicamente em uma família biológica, ao nascer espiritualmente — quando aceita Jesus como seu Senhor e Salvador —, você nasce de Deus e é incluído nessa família espiritual, a igreja.


Quando nascemos fisicamente, pertencemos a uma família. Por exemplo, minha família é a Oliveira. Qual é a sua família de origem? Pode ser Braga, Silva, Souza, Almeida... Cada um de nós tem uma família biológica.


Agora, quando você nasce espiritualmente, nasce de Deus (Isso acontece quando você recebe Jesus como seu Senhor e Salvador - João 1:12-13). Você se torna filho de Deus e passa a fazer parte de uma nova família, a família espiritual: a igreja de Jesus Cristo, que é chamada de família de Deus.


Portanto, quando você está na igreja, está na família de Deus. 


A SEGUNDA VERDADE: A IGREJA É A COMUNIDADE DOS FILHOS ESCOLHIDOS DE DEUS. 


A Bíblia nos ensina que Deus nos escolheu em Cristo. Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade,”   (Efésios 1:4,5). 


Ele nos escolheu em Jesus antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, e para sermos adotados na família de Deus como filhos — filhos escolhidos pelo Pai, eleitos por Ele. Quando você está na igreja, precisa entender que você é um filho escolhido. Veja o que Jesus disse aos Seus discípulos, e a nós também, em João 15:16: "Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça, a fim de que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes conceda." Nós somos uma escolha de Deus!


Você é uma escolha de Deus! Se você é uma escolha de Deus, então a igreja é a comunidade dos filhos de Deus, e não apenas isso — é a comunidade dos filhos escolhidos, eleitos por Deus. Se você está na igreja de Jesus Cristo, se você foi inserido na Igreja de Cristo pelo Espírito Santo, quando recebeu Cristo como Senhor da sua vida, você faz parte da comunidade dos filhos escolhidos, da comunidade dos filhos eleitos. Porque foi Ele quem te elegeu, não foram seres humanos, Foi Ele!


Aceitação ao invés de rejeição


Eu sei que uma das maiores dores que enfrentamos na vida é a dor da rejeição. A rejeição dói muito, fere, machuca profundamente. Todos nós, em algum momento, já experimentamos esse tipo de dor. Eu e você, às vezes, carregamos as marcas dessa dor, seja na infância, na adolescência, na juventude, ou até na fase adulta. O próprio Jesus enfrentou a dor da rejeição. A Bíblia diz, em João 1:11, que "Ele veio para os que eram Seus, mas os Seus não O receberam." Jesus foi rejeitado pelo Seu próprio povo. Ele sabia o que era ser rejeitado. E nós também, quando somos rejeitados, sabemos o quanto isso dói.


Uma adolescente que é rejeitada por um namorado sente essa dor. Quando somos rejeitados por alguém próximo, por uma pessoa que admiramos, essa dor também nos fere. Rejeição no trabalho, na faculdade, entre amigos — cada uma dessas situações causa dor. E, para muitos, a rejeição mais dolorosa é a que vem dos próprios pais, na infância ou na adolescência. Isso marca profundamente.


Mas agora eu quero te lembrar: na igreja, você faz parte da comunidade dos filhos eleitos por Deus, dos filhos escolhidos por Ele. Ainda que você tenha experimentado algum tipo de rejeição — seja por um namorado, namorada, noivo, marido, esposa, pais, colegas de escola ou de trabalho —, saiba que, na igreja, você é um filho amado. Você é um filho escolhido. Você é aceito pelo Pai. Se faz parte da comunidade dos filhos de Deus, dos filhos eleitos por Ele, saiba que quem te elegeu, quem te escolheu, não foi ninguém além de Deus. Não foi Josivaldo, não foi Judy, não foi João…  foi Deus! O próprio Deus te escolheu. O próprio Deus te nomeou. O próprio Deus te elegeu para ser filho Dele, para fazer parte dessa comunidade de filhos, que é a igreja.


Você está entendendo? Por isso a Bíblia diz que, no Amado, que é o Senhor Jesus, nós somos aceitos. Ele não nos rejeita por causa da nossa voz, seja ela grave ou aguda. Ele não nos rejeita por sermos altos ou baixos, magros ou obesos. Ele não nos rejeita por termos muito ou pouco dinheiro. Não, Ele não nos rejeita por nenhuma dessas coisas que fazem parte da humanidade. Em Cristo Jesus, todos são aceitos e acolhidos. Quando estamos em Cristo, somos acolhidos e fazemos parte dessa família espiritual, que é a igreja — a comunidade dos filhos eleitos de Deus, a comunidade dos filhos acolhidos e escolhidos pelo Pai. Isso é maravilhoso!


TERCEIRA VERDADE: A IGREJA É A ESCOLA DE DEUS


A terceira verdade sobre a igreja é que ela é a escola de Deus. Veja o que a Bíblia diz em Efésios 3:10,11: "Isso aconteceu a fim de que, agora, por meio da igreja, as autoridades e os poderes angélicos do mundo celestial conheçam a sabedoria de Deus em todas as suas diferentes formas. Deus fez isso de acordo com seu propósito eterno, que Ele realizou por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor."


O que esse texto está dizendo? Que Deus ensina a sabedoria aos seres celestiais — autoridades e poderes angélicos no mundo celestial — e faz isso por meio da igreja. A sabedoria é revelada a esses seres por meio da igreja.


Deus instrui os anjos através da igreja. Talvez você pergunte: "Ah, pastor Josivaldo, mas os anjos não sabem todas as coisas?" Não, os anjos não são oniscientes como Deus. Só Deus sabe todas as coisas. Os anjos conhecem muito, mas ainda têm muito a aprender, assim como nós teremos toda a eternidade para aprender. Então, Deus está ensinando aos Seus anjos, revelando sabedoria aos seres celestiais, aos poderes angélicos, através da igreja.


À medida que os anjos veem o agir de Deus na igreja — a graça, a misericórdia, o amor de Deus operando na igreja — eles vão aprendendo coisas extraordinárias sobre os atributos de Deus. Deus está revelando Sua sabedoria, graça, amor e poder aos anjos por meio da igreja. A igreja é essa escola de Deus.


E não é só uma escola para os seres celestiais; é também para cada um de nós. A Bíblia nos diz, em Efésios 3:10, na versão A Mensagem, que "por meio de gente que segue Jesus, como vocês, reunida nas igrejas, o extraordinário plano de Deus está se tornando conhecido e comentado até entre os anjos."


Veja isso! Por meio de gente que segue Jesus, como vocês, reunida na igreja, o extraordinário plano de Deus está sendo comentado até entre os anjos. Aleluia! Deus está ensinando os anjos por meio da igreja. Agora, pense comigo: se os anjos estão aprendendo através da igreja, imagine eu e você!


A igreja é a escola de Deus. Ele está ensinando até mesmo os anjos através dela. Agora, como é que nós, seres humanos, nos tornamos tão cheios de orgulho a ponto de dizer: "Eu não preciso da igreja"? Claro que precisamos! Você é de Jesus? Eu sou de Jesus! Então, precisamos da igreja.


Como posso dizer que amo a cabeça, mas não amo o corpo? Como você diria para sua esposa: "Olha, mulher, eu amo a sua cabeça, mas o seu corpo não vale nada"? Tente dizer isso para ela e veja o que acontece! Se você ama a sua esposa, você ama o todo: a cabeça e o corpo. Se você ama o seu marido, ama-o por completo.


Agora, escute: a Bíblia diz que Jesus é a cabeça da igreja, e a igreja é o corpo. Como posso dizer que amo somente Jesus, a cabeça, mas não a igreja, o corpo? É impossível amar Jesus e não amar a igreja, porque ela é o corpo de Cristo.


Na igreja, aprendemos sobre o amor e o perdão, e isso na prática! A Bíblia diz que "um ferro afia o outro" (Provérbios 27:17). Já viu o açougueiro amolar a faca com uma chaira? Um ferro afiando outro ferro, até que fique bem afiado. Assim também é na igreja. Nós somos como essas chairas: afiamos uns aos outros, aprendemos uns com os outros.


Às vezes, Deus coloca em nosso caminho alguém difícil de lidar, aquele irmão que parece "inconveniente". O que Deus está fazendo? Ele está moldando você! Como aquelas pedras de rio que ficam lisas com o tempo, pelo atrito constante umas com as outras, assim Deus vai alisando as nossas arestas, nos moldando. Isso acontece na comunhão, na igreja.


É na igreja que aprendemos sobre perdão, amor e tolerância. Aprendemos a amar não só os fáceis de serem amados, mas também aqueles que são mais difíceis. É fácil amar quem é amável, mas o verdadeiro desafio é amar quem não parece tão amável assim.


Por isso, a igreja é essa escola de Deus, onde Ele nos ensina lições poderosas e gloriosas. Na comunhão da igreja, aprendemos sobre a vida, aprendemos sobre Deus, sobre amor, perdão e comunhão. Que possamos entender e valorizar essa verdade: a igreja é a escola de Deus.


QUARTA VERDADE: A IGREJA É AMADA POR JESUS 


Sim, a igreja é amada por Jesus. O próprio Cristo a amou. Quem sou eu? Quem é você, para não amar a igreja como Jesus a ama? A Bíblia nos diz, em Efésios 5:25, que Cristo amou a igreja. E o que Ele fez para provar esse amor? Efésios 5:25-27 nos responde: Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela. 


Ele não apenas deu sua vida, mas fez isso para dedicar a igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a Sua palavra. Então, o que está sendo feito conosco na igreja? Estamos sendo constantemente lavados e purificados, lavados e purificados. Por isso, às vezes, as pessoas que ainda não conhecem Jesus dizem: "Aquele pecador miserável, aprontava todas, e agora diz que é da igreja? Que é de Jesus? Não acredito nisso!" Mas, queridos, a igreja é justamente para aqueles que reconhecem que são pecadores e que precisam de graça, de misericórdia, de perdão, e, claro, de salvação. 


Se fôssemos perfeitos, não precisaríamos da igreja; iríamos direto para o céu. A verdade é que estamos aqui, nesta escola de Deus, porque ainda precisamos de aperfeiçoamento, de treinamento, de conserto, de transformação – inclusive nós, pastores. Estamos todos nesse processo constante. O texto diz que Cristo amou a igreja, deu Sua vida por ela, e faz isso para dedicá-la a Deus, lavando-a com a água da palavra.


Agora, imagine: você está se sentindo sujo, machucado, ferido, magoado, cometendo pecados e fazendo o que não deveria. E então você vem à igreja, clama: "Senhor, meu Deus, tem misericórdia de mim!" E a palavra de Deus vem, limpa, purifica. Você sai renovado, aliviado. Pede perdão a Deus e renova sua comunhão com Ele. Você é limpo pela palavra. O que você faz quando fica sujo? Você fica desesperado? "Oh, meu Deus, estou sujo!" Não! O que você faz? Vai tomar banho! Se está cheio de suor, poeira ou graxa, você corre para o banho. E, no reino de Deus, é assim também.


Toda vez que nos renovamos em Jesus, somos lavados pela palavra. Toda vez que nos voltamos para Ele, pedimos perdão e buscamos Sua presença, recebemos essa purificação. A palavra nos limpa, e saímos purificados, limpos. Jesus amou a igreja e deu Sua vida por ela. Ele dedicou a igreja a Deus e a purifica pela água da palavra. Quando você ouve a palavra, ela bate no seu coração, e as mágoas, os rancores, os pensamentos impuros vão embora. A lepra do pecado começa a sair, porque a palavra está limpando.


Mas tem gente que pensa: "Ah, não vou mais buscar a Deus, porque lá na igreja todo mundo é pecador. Eu também sou." Mas, é exatamente por isso que você precisa ir! É ali, na igreja, que somos lavados pela palavra. Ele fez isso para trazer a igreja para perto de si. Irmãos, Jesus quer a igreja perto Dele. E quem é a igreja? Nós. Eu e você. Nós somos a igreja.


Como eu disse no início, a igreja não é o prédio onde nos reunimos, não é o evento que participamos, nem um lugar que visitamos. A igreja é um grupo de crentes batizados, que se reúnem e estão unidos para ajudar uns aos outros a cumprir o propósito de Deus. E olha que tremendo: Ele fez isso para apresentar a igreja a si mesmo em toda a sua beleza. 


Enquanto os homens veem a igreja com defeitos, Jesus a vê como bela, pura, perfeita, sem manchas, sem rugas, ou qualquer outro defeito. Aleluia! Ele está trabalhando na igreja para esse propósito. A igreja é amada por Jesus. Quem é a igreja? Nós somos a igreja. Por isso "Nós somos amados por Jesus."


QUINTA VERDADE: A IGREJA PERMANECERÁ PARA SEMPRE COM O SENHOR


Não há nenhum outro grupo humano como a igreja, e ela perdurará pela eternidade. Nem mesmo a família biológica durará para sempre.


Você é casado (a)? Aproveite bem o tempo que tem na Terra com seu cônjuge. Namore bastante, aleluia, glória a Deus! Aproveite enquanto está na Terra, aleluia!" Trate bem o seu marido ou a sua esposa, porque Jesus disse que no céu não haverá casamentos humanos. Ou seja, o casamento e a família biológica são para esta vida, para a Terra.


O casamento não perdurará pela eternidade, e é por isso que é dito na cerimônia de casamento: "Até que a morte os separe". Agora, uma breve anedota para descontrair: “Um homem faleceu e foi para o céu. Poucos dias depois, sua esposa, profundamente triste com a partida do marido, também veio a falecer. Ao chegar ao céu, ela correu em sua direção, radiante de alegria: 'Que maravilha poder vê-lo novamente!' Ao que ele respondeu: 'Aguarde um momento, minha querida, recorda-se? Até que a morte nos separe!"



O casamento e a família biológica são para a terra. Aproveite bem sua família, curta bastante, porque na eternidade todos que estamos em Cristo seremos irmãos. Na eternidade, nossa maior intimidade será com Jesus. Nossa comunhão uns com os outros será a comunhão de irmãos. Não haverá casamento na eternidade, nem família biológica  como a conhecemos. Haverá uma grande família espiritual, onde todos seremos irmãos em Cristo Jesus.


A igreja é a única que permanecerá para sempre com o Senhor. Ninguém vai para o céu apenas por ser parte de uma família de crentes. Se em uma família tem cinco crentes e um que não crê em Jesus, aquele que desprezou o Senhor por toda a sua vida e optou por passar a eternidade longe dele, não será salvo só porque faz parte de uma família cristã. Não funciona assim! A Bíblia é clara. Se alguém rejeita a Jesus, o fato de pertencer a uma família de crentes não vai mudar seu o destino eterno.


Lembro-me de um caso engraçado do padrasto da minha esposa. Minha sogra sempre dizia para ele: "Djalma, você precisa aceitar Jesus, porque Ele está voltando!" E ele respondia brincando: "Fica tranquila, quando Jesus voltar, eu seguro em seu pé e subirei junto com você!" É claro que isso não é assim. Mas graças a Deus, depois de muitos anos de intercessão da minha sogra, Djalma se converteu.


Queridos, ninguém entra na eternidade por causa da fé da sua família. Não é assim que funciona. Você precisa ter um encontro pessoal com Cristo. É por isso que a única família que prevalecerá pela eternidade é a família espiritual, a família da igreja. Quando estivermos no céu, a nossa família biológica convertida a Cristo, se tornará parte da família espiritual, a igreja de Jesus Cristo. Amém?


A única família que permanecerá para sempre é a família espiritual, a igreja. Efésios 3:21 diz: "A Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre". A igreja permanecerá para sempre.


Em 1 Tessalonicenses 4:17, Paulo diz: "Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos para sempre com o Senhor". Para sempre! Você sabe o que significa "para sempre"? Significa eternidade com o Senhor. Na eternidade, não haverá morte, nem sofrimento, nem dor, nem lágrimas. Estaremos para sempre com o Senhor.


Imagine, 10, 20, 50, 100 anos... 10 mil anos, 100 mil anos, 1 milhão de anos... E isso nunca terá fim. Não conseguimos nem imaginar a grandiosidade dessa eternidade. Mas saiba que a igreja permanecerá para sempre, ela é a única família que durará por toda a eternidade.


SEXTA VERDADE:  APENAS A IGREJA PREVALECERÁ CONTRA O PODER DO INFERNO


Apenas a Igreja prevalecerá contra o poder do inferno. Quem disse isso foi Jesus. Ele afirmou: "Edificarei a minha Igreja" (Mateus 16:18). Neste versículo, vemos o início de uma promessa: "Edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Irmãos, as portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja! A Igreja vence o poder do inferno, o poder da morte, o poder das trevas. A Igreja vence por causa de Jesus, que habita nela. Ela vence porque o Espírito Santo está presente, por causa do poder de Deus, pela graça de Deus. É isso que permite à Igreja prevalecer contra o inferno.


A Igreja é transcendente; ela vai além desta terra. Deus deu poder à Igreja. A Bíblia diz: "Eis que vos dou poder para pisar sobre serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada, absolutamente, vos causará dano algum" (Lucas 10:19). Esse poder não foi dado apenas aos líderes, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou mestres. Deus deu essa autoridade à Igreja, a todos aqueles que fazem parte dela. Até mesmo uma criança, se é parte da Igreja, tem essa autoridade.


Lembro-me de quando pastoreava uma pequena igreja em Ipiaú no interior da Bahia. Levamos um menino, na época com seis anos de idade, para lá. Isso foi há mais de vinte quatro anos. O nome dele era André Rodrigo. Aquele menino foi um instrumento poderoso nas mãos de Deus. Ele orava, as pessoas eram curadas e os demônios eram expulsos. Ele pregava com uma autoridade extraordinária, mesmo sem saber ler. A mãe lia os textos bíblicos para ele, e ele os memorizava. Às vezes, dizia: "Abra sua Bíblia no texto tal e tal", e, enquanto os outros liam, ele citava o texto de cor. Uma criança de seis anos, que já tinha memorizado grande parte da Bíblia! Isso mostra que, até mesmo uma criança, na Igreja, pode fazer coisas extraordinárias, porque o poder de Deus não está limitado aos pastores ou aos líderes.


Se você faz parte da Igreja, você tem autoridade espiritual. Se o inimigo está atacando sua família, sua vida, suas finanças, você não deve se desesperar, pois tem autoridade espiritual dada pelo Senhor Jesus, porque você é parte da Igreja. 

“Jesus lhes disse: — Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis que eu dei a vocês autoridade para pisarem cobras e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, lhes causará dano” (Lucas 10:18-19).


As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Jesus! Use as armas da fé que Deus lhe deu. Em Efésios 6:10-18, somos instruídos a usar as armas espirituais, a armadura de Deus. Como Igreja, você é um soldado de Jesus, parte do exército de Deus. Não se esqueça disso: você está em guerra contra forças espirituais do mal.


Efésios 6:12 diz: "Pois a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais". Mas, como Igreja, Deus nos deu autoridade contra as portas do inferno. Ele nos deu armas espirituais. A Bíblia diz que “... as armas da nossa luta não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas. Destruímos raciocínios falaciosos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. (2 Coríntios 10:4-5).


Você tem armas poderosas: a oração é uma arma poderosa, a Palavra de Deus é uma arma poderosa, o poder do Espírito Santo em você é uma arma poderosa, o sangue de Jesus é uma arma poderosa, a verdade é uma arma poderosa, a fé é uma arma poderosa, a justiça é uma arma poderosa. Deus nos deu essas armas espirituais e revestimento espiritual. Como Igreja, precisamos usá-las!


Muitas vezes, diante do ataque do inimigo, nós nos acovardamos, quando a Bíblia diz que o inimigo é quem deve fugir. Mesmo que ele venha contra nós por um caminho, por sete ele fugirá (Deuteronômio 28:7). Mas o que acontece é que, muitas vezes, somos nós que fugimos, porque não estamos usando os recursos que Deus nos deu como Igreja. Não estamos usando as armas espirituais, a armadura que Deus nos concedeu.


Você vai permitir que o maligno continue interferindo na sua vida? Vai deixar que o diabo brinque com suas emoções, com sua família, com seu casamento, com seus filhos? Não faça isso! Não se conforme! Deus lhe deu armas espirituais e um revestimento espiritual para fazer o mal fugir em nome de Jesus. Somos Igreja, e, como Igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra o povo de Deus.


Lembre-se: as portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja de Jesus!



SÉTIMA VERDADE: PERTENCER À IGREJA DE JESUS CRISTO É UM PRIVILÉGIO


Um privilégio que devemos reconhecer e valorizar. Somos o templo onde Deus habita. A Bíblia nos diz, em 1 Coríntios 3:16: "Certamente vocês sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês."


Agora, pense nisso: o Espírito Santo vive em nós, como igreja. Ele poderia habitar em qualquer outro lugar, inclusive em lugares maravilhosos. Aqui no Brasil, estamos cercados por belezas naturais incríveis. Imagine então os lugares extraordinários no universo, nas galáxias. No entanto, Ele escolheu viver em nós, em Sua igreja. Isso é um privilégio extraordinário.


Existem inúmeros benefícios em fazer parte da igreja, em ser parte desse corpo espiritual. Infelizmente, nos últimos dias, muitos têm deixado de valorizar isso. Há quem pense que não é necessário congregar, que devemos apenas buscar a Deus sozinhos, em casa. Mas a Bíblia também nos ensina a importância de congregar, de nos reunir como igreja.  Buscar a Deus em casa, em nossa individualidade, é necessário, é importante e poderoso (Mateus 6:6), mas isso não substitui o ato de estarmos reunidos como igreja. Congregarmos é algo essencial.


“Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:25).


Não fui eu, nem Judy, minha esposa, quem disse isso, pois, se fôssemos nós, talvez você até pudesse desprezar o que dizemos, afinal, seríamos apenas vozes humanas. Mas foi Deus quem falou sobre congregar (Hebreus 10:25) 


“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração" (Atos 2:46) 


Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo 84:10).


“Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu abrigo; no interior do seu tabernáculo, me acolherá; ele me porá no alto de uma rocha” (Salmo 27:4-5).



Por isso, quando deixo de congregar, estou desobedecendo uma ordem direta de Deus. E toda desobediência traz consequências (Gálatas 6:7).


Há muitos benefícios em ser igreja. E quais são eles?


O primeiro é que a família da igreja nos ajuda a adorar a Deus de todo o coração. Isso é algo que aprendemos no seio da igreja. A família espiritual nos ensina a adorar a Deus com profundidade e sinceridade.


O segundo benefício é que a igreja nos ajuda a crescer espiritualmente, por meio do discipulado. Quando sou parte da igreja, tenho a oportunidade de experimentar um crescimento espiritual contínuo, aprendendo e sendo discipulado.


O terceiro benefício é a comunhão. A família da igreja nos ensina a viver em comunhão com nossos irmãos. E, ao contrário do que muitos pensam, ninguém pode dizer que não precisa dos outros. Desde o nascimento até a morte, precisamos de pessoas. Um homem rico pode ter muito dinheiro, mas, sem o padeiro que faz o pão, o vaqueiro que tira o leite ou o trabalhador que produz o que ele necessita, o dinheiro de nada adiantaria. Na igreja, aprendemos a importância da comunhão, de estarmos juntos, ajudando uns aos outros.


A Bíblia nos ensina, em Provérbios 18:1: "Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez." Por isso, na igreja, aprendemos a viver em comunhão, participando das alegrias e das tristezas uns dos outros, celebrando as conquistas e chorando juntos nas derrotas. Isso é o que a Bíblia nos ensina: "Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram” (Romanos 12:15).


O quarto benefício é que a igreja nos ensina a servir. Através dos dons que recebemos de Deus, somos capacitados para servir nossos irmãos. A igreja nos oferece oportunidades de colocar esses dons em prática, servindo com alegria e dedicação.


“Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!” (1 Pedro 4:10-11)


E, por fim, o quinto benefício: a igreja nos ajuda a compartilhar o amor de Cristo com outras pessoas. A evangelizar, a espalhar a graça e o amor de Deus a todos ao nosso redor. “Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Esses são os benefícios de não apenas participar, mas pertencer à igreja de Jesus Cristo. Isso faz parte dos propósitos de Deus para nós.


Como está escrito em Provérbios 19:21: "Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece são os propósitos do Senhor."


Então, lembremos dessas sete verdades sobre a igreja:


1. A igreja é a família de Deus.  

2. A igreja é a comunidade dos filhos escolhidos de Deus.  

3. A igreja é a escola de Deus.  

4. A igreja é amada por Jesus.  

5. A igreja permanecerá para sempre com o Senhor.  

6. A igreja prevalecerá contra o poder do inferno.  

7. Pertencer à igreja é um privilégio.



DOAÇÕES:

IGREJA MINISTÉRIO SHALLOM







Nenhum comentário:

Postar um comentário