Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, setembro 17, 2024

CONSTRUINDO UM LAR FIRME NA ROCHA

CONSTRUINDO UM LAR FIRME NA ROCHA

Por Josivaldo Oliveira

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa; e ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua queda." (Mateus 7:24-27)

ORAÇÃO:

Pai bendito, essa é a tua Palavra que acabamos de ler. Pedimos ao teu Espírito Santo que fale conosco por meio dela e que, através dela, sejamos ministrados e edificados, em nome de Jesus. Amém! Glória a Deus.


Construindo um lar sobre a rocha

Este texto fala de dois fundamentos. São fundamentos importantes, tanto para a vida quanto para a família. Um fundamento é firme, capaz de suportar as intempéries da vida. O outro, instável, se abala e cai quando testado pelas tempestades.

Também vemos aqui duas escolhas. Cada uma delas traz suas consequências. E é interessante entender que somos livres para escolher, mas não para determinar os resultados dessas escolhas.

Vamos repetir isso juntos? Somos livres para escolher, mas não somos livres para determinar os resultados das nossas escolhas. Isso significa que você deve escolher sobre qual fundamento estará construindo sua casa, sua família, seu lar, seu casamento, sua vida. Mas, uma vez que você escolheu, não pode determinar os resultados. A Bíblia fala sobre isso em Gálatas 6:7: "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá."

Se você deseja semear boas sementes na sua família e no seu casamento, terá boas colheitas. Se edificar sobre um fundamento firme, que é a rocha, terá estabilidade diante das tempestades. E, como seria bom se as tempestades não viessem. Mas elas vêm. Os desafios vêm. Todo casamento, toda família, toda pessoa passa pelos testes da vida — tempestades, correntezas, ventos fortes. Mas se optarmos por edificar nossa vida, nosso casamento e família na rocha, permaneceremos de pé quando tudo isso passar. Essa é a semente que estamos plantando. Caso contrário, enfrentaremos as consequências da queda, como Jesus nos ensinou.


O texto (Mateus 7:24-27) também fala de dois tipos de pessoas: uma pessoa sábia e uma pessoa insensata. Em Provérbios, também encontramos muitas referências sobre a sabedoria e a insensatez. O sábio é aquele que decidiu construir sobre a rocha. O insensato, sobre a areia. Ambas as pessoas enfrentaram as mesmas circunstâncias, mas o resultado foi completamente diferente. Por quê? Porque os resultados são determinados pelas nossas escolhas.

Repetindo mais uma vez: os resultados são determinados pelas nossas escolhas.


Outra coisa importante que o texto nos ensina é que a oportunidade é a mesma para todos. Ambos ouviram a Palavra de Jesus. A diferença não está apenas em ouvir, mas em praticar o que se ouviu. Ouvir a Palavra, por si só, não faz de alguém uma pessoa sábia. Tanto o sábio quanto o insensato ouviram a mesma mensagem, mas um aplicou em sua vida, enquanto o outro ignorou.

As circunstâncias também foram as mesmas para ambos. As duas casas enfrentaram chuvas, ventos e enchentes. Mas uma permaneceu de pé, enquanto a outra desabou. Por quê? Porque os resultados foram consequência das escolhas que cada um fez.

A rocha, como sabemos, representa Cristo e sua Palavra. Quando decidimos edificar nossa vida e nossa família sobre Cristo, sobre sua Palavra, estamos plantando uma semente que trará bons frutos. O texto nos garante que, agindo assim, permaneceremos firmes diante das tempestades.

Quem é a rocha? A rocha é Cristo Jesus e a sua Palavra! Quando lemos, praticamos e aplicamos a Palavra de Deus em cada área de nossa vida, permanecemos firmes, mesmo diante das adversidades.

Jesus e Sua Palavra São a Rocha

Jesus e Sua Palavra são a rocha sobre a qual devemos edificar nossas vidas. Agora, precisamos tomar uma decisão: que decisão é essa? Como construtores da família, devemos edificar nossa vida sobre Cristo e seus ensinamentos. Precisamos construir nossas casas, nossos casamentos e nossas famílias sobre Cristo e sobre Sua Palavra, porque Jesus nos mostra que esse é o fundamento firme e inabalável.

Quando os tempos difíceis vierem — e, infelizmente, eles vêm —, Jesus nos alerta que há um "dia mau". Ele mesmo disse isso. Não foi Josivaldo quem disse, foi o próprio Jesus. E, quando esses dias maus chegarem, se nossa família, nosso casamento e nossa casa estiverem edificados sobre Cristo e Sua Palavra, nós permaneceremos firmes e inabaláveis após tudo passar.

Este ano, com a bênção do Senhor, completo 27 anos de casado. Nesses quase 27 anos, já passamos por muitos momentos difíceis, em diversos aspectos de nossas vidas. O que nos sustentou e nos manteve de pé, depois que as circunstâncias difíceis passaram, foi o fato de termos construído nossa vida e nossa família sobre Cristo. Se você tem muito tempo de casado você sabe, por experiência própria, que, se não fosse Cristo em suas vidas, se não tivessem edificado suas famílias sobre Cristo e Sua Palavra, talvez não estivessem aqui hoje. Vocês não permaneceriam juntos, unidos como casal e como família.

Cristo é esse fundamento. Cristo e Sua Palavra são a rocha. Amém?


A Areia e Seus Significados

E o que representa a areia? A areia simboliza os valores do mundo. Todos os valores mundanos são representados pela areia. Quais são esses valores? Alguns deles são popularidade, sucesso material, dinheiro, fama, filosofias humanas passageiras, estética — a beleza física. Tudo isso representa os valores do mundo.

Essas coisas são ruins em si mesmas? Não, elas não são ruins. Mas não servem como fundamento. Elas têm seu valor, mas não como base para a vida. Como fundamento, elas não têm valor algum. Por quê? Porque são instáveis.

Há pessoas que estão construindo suas vidas e famílias sobre a aquisição material. Claro que a família quer prosperar financeiramente, quer ter aquisições. Todos desejam isso. Mas isso não é o fundamento. O fundamento é Jesus Cristo!

É claro que você quer estudar, quer ter seu diploma. Isso é bom, mas isso não é fundamento. Isso é areia. E muitas pessoas estão construindo suas vidas e famílias sobre esses fundamentos instáveis — os valores mundanos, as filosofias passageiras, as ideias que o mundo propaga. Tudo isso é areia.

Nós precisamos edificar nossas casas, nossas vidas e nossas famílias sobre os ensinamentos de Jesus. Somente assim construiremos famílias fortes, lares sólidos, lares que suportam o peso da adversidade. Porque, quando tudo passar, o Senhor Jesus nos prometeu que nossa casa permanecerá de pé.


Duas Casas, Duas Realidades

Observem que ambas as casas sofreram as mesmas intempéries, as mesmas adversidades. Uma caiu, e a outra permaneceu firme. Qual foi a diferença? A diferença foi o fundamento. Uma estava edificada sobre a rocha, e a outra, sobre a areia.

Jesus nos ensina que todos esses outros fundamentos, representados pela areia — popularidade, sucesso material, dinheiro, filosofias humanas passageiras, estética —, não têm valor eterno. Eles não são fundamentos sólidos para a vida, muito menos para a família. 


Os Sonhos de Um Jovem e a Realidade dos Fundamentos

Quantos jovens que estão sonhando em casar, pensam nessas coisas passageiras como fundamento? "Quero casar com uma menina bem bonita. Quero casar com um rapaz bonito e rico." É errado casar com alguém bonito e rico? Não. Mas isso não é fundamento.

Agora, se você tiver a sorte de casar com um homem bonito, rico e cheio do Espírito Santo, glória a Deus! Aleluia! Amém! Se for abençoado em casar com uma mulher bonita, rica e cheia do Espírito Santo, glória a Deus também!


O Fundamento da Família: Cristo

Mas qual é o fundamento? Cristo. A base da família, a base do lar, é Cristo. Tudo o mais é passageiro. Mesmo quem é muito bonito, um dia não vai ser mais tão bonito assim, não é verdade? Vai ficar feio, vai envelhecer. Por isso, você não pode casar ou construir sua família com base nesses fundamentos superficiais. Estou colocando isso de forma bem simples para você entender: tudo isso passa, tudo é transitório.

Você precisa edificar o seu casamento, a sua família e os seus filhos sobre Cristo e sobre a Palavra de Cristo. Um exemplo: estamos sempre orientando nossos filhos a estudarem. Quem aqui não quer que os filhos estudem? Todos os pais querem isso. No entanto, os estudos seculares são como areia. São bons? Sim, são importantes, mas não são o fundamento da vida. Você entendeu? O único fundamento para a vida e para a família é Cristo e a Sua Palavra.

Tem gente que sonha: "Ah, eu quero que meu filho seja médico, advogado, juiz." Glória a Deus por isso! Mas você está trabalhando na base? Você está ensinando a Palavra de Deus aos seus filhos? Está ensinando os valores cristãos, os valores do Reino de Deus? Está colocando os alicerces sobre a rocha, ou está construindo a vida dos seus filhos pensando que o sucesso deles é apenas ter um diploma, riquezas, bens materiais ou ser conhecido e ovacionado pelas pessoas?


Cristo e Sua Palavra: O Alicerce Firme

Como cristãos, precisamos entender que o fundamento para nós e para nossa família é Cristo e a Sua Palavra. Mas como podemos construir sobre essa rocha?

O primeiro passo é ouvir. Precisamos ouvir a Palavra de Jesus. O texto diz que tanto o sábio quanto o tolo ouviram, mas a diferença começa justamente no ouvir. Para construir uma família sobre a rocha, precisamos estar em constante sintonia com o que Jesus está dizendo. Ele mesmo disse às igrejas em Apocalipse: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz…" Jesus está falando conosco. Sua Palavra traz ensinamentos que precisamos ouvir.

O que Jesus está falando sobre nossa família? O que Ele está dizendo sobre o casamento, a criação de filhos, a sexualidade dentro do casamento, a administração financeira da família, sobre saúde e princípios de bem-estar? Nós precisamos ouvir o que Jesus está ensinando. Ouvir é o primeiro passo, mas não é o único.


Ouvir e Praticar a Palavra de Jesus

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” (Tiago 1:22-25).

O mais importante é praticar a Palavra de Jesus. O que a Bíblia diz sobre casamento, eu preciso colocar em prática. O que a Palavra de Deus diz sobre família, eu preciso viver. O que Jesus ensina sobre criação de filhos, sobre amor, obediência e finanças, eu preciso aplicar no meu dia a dia.

Por exemplo, a Bíblia diz: "Maridos, amai vossas mulheres, como Cristo amou a igreja." (Efésios 5:25) Essa é a Palavra de Jesus através do apóstolo Paulo, mas é Palavra de Jesus. E também diz: "Mulheres, sujeitem-se a seus maridos como ao Senhor." (Efésios 5:22).

Esse é o chamado: ouvir e praticar. Construir nossas vidas e nossas famílias sobre a rocha firme que é Cristo, aplicando Seus ensinamentos em todas as áreas de nossa existência.

Hoje, enquanto atendia um jovem recém-casado, uma cena me veio à memória. Estava conversando com esse rapaz sobre as dificuldades do casamento, e lembrei-me de uma palavra que compartilhei há cerca de 15 anos com um empresário que me procurou na época, também enfrentando problemas no casamento. 


Ele começou a descrever, com detalhes, todos os defeitos de sua esposa, dizendo que ela era "terrível". Depois de ouvi-lo, abri a Bíblia em Efésios 5:25 e disse: "A Bíblia ensina que os maridos devem amar suas esposas como Cristo amou a igreja." Então, perguntei: "A igreja é perfeita?" Ele respondeu: "Não." Eu continuei: "A igreja tem defeitos?" Ele respondeu: "Muitos." E eu disse: "Mesmo assim, Cristo ama a igreja com todos os seus defeitos. Da mesma forma, você deve amar sua esposa, apesar dos defeitos que ela tem. Isso é a Palavra de Jesus."


Sei que, muitas vezes, parece difícil, especialmente quando achamos que os defeitos do outro são "terríveis". Mas é exatamente nesse ponto que somos chamados a amar. As mulheres também têm sua parte: a Palavra de Jesus diz para respeitarem seus maridos, serem submissas a eles. Agora, se você quer medir forças com seu marido, entrar em competição com ele, estará honrando a Palavra de Jesus? Não, não estará. E é por isso que, muitas vezes, as coisas começam a desandar na nossa família – porque não estamos aplicando a Palavra de Jesus ao nosso casamento, à criação dos nossos filhos.


A Palavra de Deus diz: "Filhos, honrem seus pais." Mas também diz: "Pais, não provoqueis a ira de vossos filhos, mas criai-os na doutrina do Senhor." Porém, ao invés de exercer nossa autoridade com sabedoria, acabamos usando autoritarismo. Vamos além, excedemos, e não estamos cumprindo a Palavra de Jesus. Muitas vezes, isso gera traumas no coração dos nossos filhos porque não estamos aplicando a Palavra de Deus na criação deles.


Enfrentamos, às vezes, problemas financeiros que afetam a família. Você sabia que cerca de 70% dos divórcios envolvem algum tipo de problema financeiro? Quando nos deparamos com essas dificuldades, muitas vezes é porque não estamos aplicando a sabedoria que Deus nos dá para administrar nossos recursos. Quando deixamos de praticar a Palavra de Jesus na nossa família, estamos construindo sobre areia, e não sobre a rocha.


Agora, diga em voz alta: "Casamento é uma construção." Não é um passe de mágica. É uma construção. Cada dia é dia de assentar tijolos. Você já trabalhou ou trabalha com construção civil? É um trabalho fácil? Não! É pesado! Da mesma forma, construir uma família de sucesso dá muito trabalho. 


Muitas vezes, olhamos para um casamento de sucesso com anos de caminhada, e pensamos: "Que casamento maravilhoso, eu queria ter um casamento assim!" Mas não sabemos quantos tijolos foram assentados, quanta dedicação, quantas lágrimas, quantas orações, quantas vigílias e quanto suor foram derramados para construir uma família assim.


Construir uma família abençoada dá trabalho! Criar filhos no evangelho dá trabalho. Vocês não fazem ideia de quantas noites sem dormir, de quantas vigílias, de quanta oração e clamor ao Senhor. É preciso orar sempre: "Guarda os meus filhos, Senhor, protege-os, santifica-os, não os deixe cair em tentação." É trabalho pesado, e por isso, a geração mais nova não quer ter filhos. Por quê? Porque dá trabalho, e não é pouco!


Eu tenho três filhos, dois já casados, e a caçulinha que ainda mora conosco. Ela tem 18 anos agora. Mas até chegar a essa idade... Vocês não fazem ideia de quantos desafios enfrentamos. Só quem já passou por isso, que já têm filhos adultos ou quase adultos, sabe o desafio que é. Casamento é uma construção. Família é uma construção!


"Ah, eu quero ter um casamento abençoado, eu quero ter um casamento feliz." Pois bem, você tem que construir isso, tijolo após tijolo. É o tijolo do amor, o tijolo do sacrifício, o tijolo do perdão, o tijolo da renúncia, o tijolo da entrega. Estão entendendo? Não há como construir um casamento abençoado sem renúncia, sem entrega, sem doação, sem sacrifício, sem lágrimas, sem oração. Esse é o princípio, é o fundamento da Palavra.


Agora, qual é o fundamento do mundo, a areia? O orgulho, a vaidade, a soberba. "Ah, me tratou mal? Vou fazer pior. Ninguém manda em mim!" Isso é o mundo, isso é areia. "Meus direitos são iguais!" Sim, os direitos são iguais, mas essa mentalidade de competição é do mundo. Isso é areia! Casamento e família não foram criados por Deus para serem um campo de batalha, onde homem e mulher estão competindo para ver quem é o maior.


Jesus não disse que deveríamos provar quem é o maior. Pelo contrário, ele disse até para os discípulos que o maior é aquele que serve. Na família, tem que ser assim também. Não é lugar de competição, mas de amor. 


Uma vez, eu ouvi uma mulher dizer algo meio excêntrico, mas muito verdadeiro: "Amar dói." E amar dói, muitas vezes. Eu estava orando e chorando por uma pessoa da minha família, e uma das minhas filhas disse: "Painho, essa pessoa já é adulta." Eu respondi: "Filha, a questão não é essa. A questão é que quando você ama alguém e essa pessoa tem comportamentos autodestrutivos, você sofre, pois não gostaria de ver essa pessoa se autodestruindo, mesmo que ela já seja adulta." “Amar dói”.


Não tem como amar de verdade e ver uma pessoa trilhar um caminho que não é o que Deus quer para ela, sabendo das consequências que virão, e não sentir nada. Como não chorar? Como não lamentar? Como não pesar no coração? Vocês que são pais, que têm filhos casados, se algo acontece com um dos seus filhos, mesmo sendo adultos, vocês não vão sofrer? Claro que vão, porque amar dói. 


Construindo Tijolo a Tijolo

Casamento e família são construções. E é preciso construir tijolo a tijolo... Mas onde você está construindo? Está edificando sobre o fundamento firme que é Cristo e Sua palavra, ou está construindo sobre areia? Nós precisamos construir sobre Cristo.

Nosso desafio é ouvir e aplicar a palavra de Jesus em nossa vida. O que vai transformar nossa vida, o que vai transformar a nossa família, o que vai fazer com que construamos uma família sólida e firme, capaz de suportar as intempéries da vida, é a nossa decisão de construir sobre Cristo e Sua palavra. É a aplicação da palavra no dia a dia que faz a diferença.

Praticantes da Palavra

Tiago 1:22-25 nos ensina: "Sejam praticantes da palavra e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face no espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando, será feliz naquilo que fizer."

Tiago está dizendo que o que nos torna felizes e abençoados naquilo que fazemos — neste caso, na construção da nossa família — não é apenas ouvir, mas colocar em prática. A diferença está na nossa decisão de aplicar o ensino da palavra em nossa vida e em nossa família.

Qual é o Fundamento da Sua Vida?

Você está construindo sobre a rocha que é Cristo e Sua palavra, ou sobre a areia movediça dos valores mundanos?

É uma reflexão importante. Hoje, eu e você podemos decidir edificar nossa família sobre Cristo. 

Oração de Entrega

Levante suas mãos e oremos:

"Pai, eu quero render graças ao Senhor. Eu te peço, em nome de Jesus, que o Teu Espírito Santo possa fazer a obra em cada coração aqui presente. Oro para que, em nome de Jesus, cada família aqui, em volta da mesa do evangelho, seja edificada sobre Cristo e sobre a Sua palavra. Que cada um dos Teus filhos tome a decisão sábia e acertada de construir sua vida e sua família na rocha inabalável que é Cristo.

Que nenhuma tempestade, nenhuma correnteza dos rios, nenhuma fúria dos ventos destrua esse casamento e essa família, porque foram edificados sobre Cristo. E depois que toda a tempestade passar, que essa família esteja mais forte, mais unida, mais abençoada, mais próspera no poderoso nome de Jesus.

Nós abençoamos essa família, no Poderoso nome de Jesus! Amém e amém!"


RESUMO:

CONSTRUINDO UM LAR FIRME NA ROCHA - MATEUS 7:24-27

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda" (Mateus 7:24-27).

Neste texto, o Senhor Jesus nos fala sobre dois fundamentos para a vida e para a família. Um fundamento é firme, capaz de suportar as intempéries da vida. O outro, instável, se abala quando a vida e a família são testadas pelas adversidades.

Duas Escolhas, Duas Consequências

Esse texto também nos fala sobre duas escolhas, cada uma trazendo suas próprias consequências. É importante lembrar: você é livre para escolher, mas não é livre para determinar o resultado de suas escolhas.

Como está escrito em Gálatas 6:7:

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá."

Jesus ainda nos fala sobre dois tipos de pessoas: uma sábia e outra insensata. Ambas tiveram a mesma oportunidade — as duas ouviram a palavra de Jesus:

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras..." (V.24a)
"Mas quem ouve estas minhas palavras..." (V.26a)

As circunstâncias também foram as mesmas:

"Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu..." (V.25a)
"Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu..." (V.27a)

Contudo, os resultados foram diferentes. O que determinou esses resultados foram as escolhas:

"...ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha" (V.25b)
"...ela caiu. E foi grande a sua queda" (V.27b)

O sábio escolheu edificar sua casa sobre a rocha, mas o insensato preferiu construir sobre a areia.

O que a Rocha Simboliza?

A rocha simboliza Cristo Jesus e a Sua Palavra. Quando escolhemos edificar nossa vida e nossa família sobre Cristo — ou seja, praticando e aplicando a palavra em todas as áreas da nossa vida — permaneceremos firmes após enfrentarmos as tempestades.

O que a Areia Representa?

A areia representa os valores mundanos: popularidade, sucesso material, dinheiro, fama, filosofias humanas passageiras, estética. Embora muitas dessas coisas possam ter valor, elas não servem como fundamento.

Quando alguém decide construir sua casa sobre a "areia", o resultado inevitável será a ruína diante das tempestades da vida.

Como Construir a Casa sobre a Rocha?

  1. Ouvindo a palavra de Jesus.

  2. Praticando a palavra de Jesus — o que a palavra nos ensina sobre casamento, família, criação de filhos, amor, obediência, finanças, entre outros.

Nosso desafio é ouvir e aplicar a palavra de Jesus em nossa vida familiar.

"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer." (Tiago 1:22-25)

Reflexão: Qual é o Fundamento da sua Vida?

Qual tem sido o fundamento da sua vida e da sua família? Você está construindo sobre a Rocha, que é Cristo e a sua Palavra, ou sobre a areia movediça dos valores mundanos?

Conclusão

A parábola das duas casas nos ensina a importância de edificar nossas vidas e nossas famílias sobre o fundamento sólido e inabalável: Cristo e a Sua Palavra. Ao ouvirmos e praticarmos os ensinamentos de Jesus, estaremos construindo um lar firme na rocha, capaz de resistir às mais fortes tempestades da vida.


MENSAGEM BÔNUS:


Sete Promessas de Deus para a Família 

Por Josivaldo Oliveira

Baseado em Jeremias 31

Deus tem promessas maravilhosas em Sua Palavra para nossa família, e o desejo do Senhor é que cada uma delas se cumpra integralmente em nosso lar. No entanto, o cumprimento dessas promessas é condicional. Isso significa que existem critérios bíblicos que devemos observar para experimentarmos o cumprimento das promessas de Deus em nosso tempo. Jeremias 31 estabelece dois critérios fundamentais para que aquilo que Deus prometeu se realize em nossas vidas. Embora esse texto se aplique, literalmente, à nação de Israel, dentro da perspectiva da revelação do Senhor, ele também se estende à nossa família.

Critérios para o Cumprimento das Promessas de Deus na Família

a) Arrependimento e Conversão ao Senhor (v. 9a, v. 19)
“Virão com choro e com súplicas” (v. 9a). “Depois que me converti, tive arrependimento” (v. 19a).
Aqueles que desejam desfrutar das promessas do Senhor precisam abandonar o caminho do pecado e converter-se a Ele.

b) Conhecer ao Senhor
Devemos conhecer o Senhor e Suas promessas. Contudo, esse conhecimento não é apenas teórico ou intelectual, mas nasce de um relacionamento profundo com Deus. Como disse Jó: “Meus ouvidos já tinham ouvido a Teu respeito, mas agora os meus olhos Te veem. Por isso [...] me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42:5-6). Ao conhecermos o Senhor, entendemos que Ele é fiel e cumpre o que prometeu.

Promessas de Deus para a Família

1º O Meu Deus Será o Deus da Minha Família
“Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o Meu povo” (v. 1).
Rute expressou esse desejo a Noemi: “O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. Nossa família não adorará imagens de escultura, ídolos ou o dinheiro, mas sim o nosso Deus verdadeiro e santo, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Criador do céu e da terra. Ele será adorado em nosso lar, Ele será o Deus da nossa família.

O amor será o elemento que Deus usará para atrair nossa família a Ele: “Com amor eterno te amei, por isso, com benignidade te atraí” (v. 3).

2º Paternidade e Proteção
“Guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel” (v. 9).
Neste versículo, Deus se revela como Pastor e Pai da nossa família. Como pastor, Ele nos guiará e conduzirá em segurança, junto a águas tranquilas. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas, refrigera a minha alma” (Salmo 23:1-3). Como Pai, Deus cuida, ama, abençoa e protege nossa família. Aqueles que têm uma aliança com Jesus não permanecem órfãos, mas recebem um Pai: Deus.

3º Livramento
“O Senhor resgatou a Jacó e o livrou da mão do que era mais forte do que ele” (v. 11).
Deus deseja livrar nossa família de seus inimigos. Entre esses inimigos estão: Satanás, a mídia secular, os vícios (drogas, álcool), o adultério e o divórcio.

4º Alegria Extrema
“Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; tornarei o seu pranto em alegria e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza” (v. 13).
Se sua família tem vivido tempos de luto e tristeza, o Senhor converterá isso em alegria extrema. Haverá danças de alegria diante do Senhor, e o consolo do Espírito Santo virá sobre sua casa.

5º Provisão para o Sacerdote e a Família
“Saciarei a alma dos sacerdotes com gordura, e o Meu povo se fartará dos Meus bens, diz o Senhor” (v. 14).
O Deus Todo-Poderoso, que provê para as necessidades do sacerdote, também proverá para as necessidades da sua família. Se você semear para o progresso do Reino de Deus, sua casa prosperará e não faltará o suprimento do Senhor em seu lar. “Nunca mais faltará alimento para os sacerdotes e suas famílias, porque o povo não vai parar de trazer ofertas ao templo. Deixarei o Meu povo satisfeito com as riquezas da Minha bondade” (Jeremias 31:14, Bíblia Viva).

6º Recompensa pelo Trabalho
“Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho” (v. 16).
É triste quando trabalhamos e não vemos o fruto do nosso esforço, como se estivéssemos ajuntando dinheiro em um saco furado. Porém, o Senhor promete recompensar nosso trabalho diante d'Ele. Além disso, Ele renova nossas forças, para que nosso trabalho não seja realizado com fadiga, mas com vigor e ânimo. “Satisfiz a alma cansada e saciei toda a alma entristecida” (v. 25).

7º Perdão
“Porque lhes perdoarei a sua maldade e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados” (v. 34).
Esta é a última promessa: o perdão. Não importa a gravidade do pecado cometido, se houver arrependimento genuíno, o Senhor perdoará e esquecerá completamente dos pecados. Se o pecado é o que nos afasta de Deus, essa promessa de perdão restaura a comunhão com Ele. Com o arrependimento, unido à graça e ao perdão de Deus, sua família terá novamente acesso a Ele e às Suas promessas.

Conclusão

O Senhor encerra Sua Palavra declarando que, da mesma maneira que as leis que Ele estabeleceu no universo são imutáveis — o sol para iluminar o dia, a lua e as estrelas para iluminar a noite —, nenhuma de Suas promessas ficará sem cumprimento na vida daquele que segue Seus princípios. Portanto, confie e creia: Fiel é Deus para cumprir o que prometeu.



DOAÇÔES:
IGREJA MINISTÉRIO SHALLOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário