Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, setembro 07, 2024

CASAMENTO E FAMÍLIA (Breve reflexão para cerimônia de casamento religioso - Rito Evangélico)

 



CASAMENTO E FAMÍLIA 

Referências: 1 Coríntios 13:4-8, Efésios 5:25-33, Gênesis 2:18 e 24


Deus criou o homem para ter uma companheira e viver em sociedade. O primeiro e mais importante núcleo da sociedade é a família, que se constitui a partir do casamento, a união entre um homem e uma mulher. Desde o princípio, Deus estabeleceu o casamento e a família como a primeira e mais fundamental instituição humana na Terra. A prescrição divina para o casamento é que um só homem e uma só mulher se tornem uma só carne, isto é, unidos em espírito, alma e corpo.


1. A Criação da Companheira 

   Ao criar o homem, Deus reconheceu sua necessidade de uma companheira. Disse o Senhor: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gênesis 2:18).


2. A Alegria de Adão 

   Adão se alegra ao ver sua mulher, obra-prima das mãos de Deus, e exclama: "Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada" (Gênesis 2:23).


3. A Criação da Mulher  

   Deus cria a mulher a partir da costela de Adão, para estar perto dele e ser amada por ele. "E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher e a trouxe a Adão" (Gênesis 2:22).


4. Responsabilidades Decorrentes do Casamento


   Para a mulher:  

   - Submissão: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo" (Efésios 5:22-23). Toda família precisa de um dirigente, e Deus atribui ao homem essa responsabilidade.  

   - Amor: As mulheres mais velhas devem ensinar as mais novas a serem prudentes, a amarem seus maridos e a seus filhos (Tito 2:3-4).  

   - Ajuda: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora" (Gênesis 2:18). A mulher foi criada por Deus para ser uma amável companheira e auxiliadora do homem, devendo, portanto, participar de suas responsabilidades e cooperar com ele no plano divino para a vida familiar.


   Para o homem:  

   - Amor Sacrificial: "Vós, maridos, amai a vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25). O amor do homem deve ser uma doação de si mesmo, assim como Deus amou o mundo e deu Seu Filho (João 3:16).  

   - Provisão: O homem é responsável por suprir as necessidades espirituais e domésticas da esposa e da família.  

   - Compreensão e Consideração: "Dando honra à mulher, como vaso mais fraco" (1 Pedro 3:7).


5. Responsabilidade de Ambos

   - Fidelidade Conjugal: Ambos devem ser fiéis no casamento, inclusive em seus pensamentos.  

   - Edificação do Lar: Ambos têm a responsabilidade de edificar o lar no Senhor. A Bíblia diz: "Toda mulher sábia edifica a sua casa" (Provérbios 14:1), e "o homem prudente constrói a casa sobre a rocha" (Mateus 7:24). Portanto, é preciso um homem prudente e uma mulher sábia para que o lar seja edificado.


Toda a família precisa estar alicerçada na Palavra de Deus. O caminho para o sucesso conjugal é a obediência absoluta à Palavra. A família que está edificada sobre a Palavra de Deus permanecerá firme mesmo após os vendavais e tempestades (Mateus 7:24-25). O casamento não é apenas um mar de rosas; há momentos difíceis, por isso é essencial que a família esteja firmada na Palavra de Deus.


É melhor serem dois do que um (Eclesiastes 4:9-12).


Conclusão

O casamento é mais do que a união de duas pessoas; é entrega, doação, amor, compreensão, submissão, respeito, fidelidade, ajuda e obediência à Palavra de Deus. Em suma, é uma sociedade na qual ambos são partes integrantes.


Bênção Sacerdotal 

"Que o Senhor os abençoe e os proteja; que o rosto do Senhor brilhe de alegria por causa de vocês; que Ele tenha piedade de vocês e lhes conceda Seu favor e Sua paz" (Números 6:24-26, Bíblia Viva).



Nenhum comentário:

Postar um comentário