Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, setembro 08, 2024

Submissão Cristã: Vivendo para a Glória de Deus no Mundo Imperfeito - 1 Pedro 2:13-17

Submissão Cristã: Vivendo para a Glória de Deus no Mundo Imperfeito - 1 Pedro 2:13-17


“Por causa do Senhor, estejam sujeitos a toda instituição humana, quer seja ao rei, como soberano, quer seja às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Como pessoas livres que são, não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; pelo contrário, vivam como servos de Deus. Tratem todos com honra, amem os irmãos na fé, temam a Deus e honrem o rei” (1 Pedro 2:13-17).


Nesse texto, o apóstolo Pedro nos orienta sobre como deve ser o nosso comportamento como cristãos, especialmente diante das autoridades constituídas e da sociedade em geral. Na mensagem anterior, vimos como Deus usa o nosso testemunho cristão para transformar vidas e trazê-las ao evangelho de Cristo. Agora, nesta passagem, o apóstolo Pedro continua a nos mostrar a importância de uma conduta cristã adequada, para que possamos dar um bom testemunho de Cristo na sociedade. Aqui, somos instruídos sobre a importância da submissão às autoridades. Vamos explorar sete lições fundamentais sobre esse tema.


1. SUBMISSÃO A TODA AUTORIDADE CONSTITUÍDA (V.13)

A submissão deve ser a toda autoridade constituída entre os homens. Cada autoridade foi estabelecida por Deus, como descrito em Romanos 13. Devemos nos submeter a elas, exceto quando suas ordens entrarem em conflito com as leis de Deus. Nesse caso, devemos optar por obedecer a Deus, como vemos em Atos 5:29.



2. A SUBMISSÃO DEVE SER POR CAUSA DO SENHOR (V. 13). A razão principal para nossa submissão não é a autoridade em si, mas a obediência ao Senhor. Quando honramos as autoridades, estamos honrando a Deus, que as instituiu.



3. DEVEMOS NOS SUBMETER ÀS HIERARQUIAS DE AUTORIDADES: "...Seja ao rei como soberano, quer às autoridades enviadas por ele" (v. 13-14). A hierarquia de autoridade é parte do plano de Deus para o funcionamento do mundo. Mesmo que nem sempre concordemos com aqueles que estão no poder, devemos respeitar suas posições.


4. O DEVER DAS AUTORIDADES (V.14) 

Qual é o propósito das autoridades no plano de Deus? Em um mundo caído, as autoridades são necessárias para coibir o mal e promover o bem. Elas existem para punir os malfeitores e louvar os que praticam o bem.


5. O PROPÓSITO DE DEUS COM A SUBMISSÃO (V.15) 

Deus usa nosso testemunho e nossa obediência para silenciar a crítica daqueles que não o conhecem. Nossa submissão às autoridades pode ser uma poderosa ferramenta de evangelismo, pois revela uma vida transformada pela graça de Deus.


6. A Doutrina da Liberdade Cristã (v.16) 

Todas as doutrinas bíblicas podem ser distorcidas com objetivos maldosos, e a doutrina da liberdade cristã não é uma exceção. Contudo, não podemos usar essa liberdade como desculpa para rebelião ou pecado. Devemos viver como servos de Deus, usando nossa liberdade para fazer o bem.


7. O RESUMO DO DEVER CRISTÃO (V.17) 

Pedro resume o dever cristão em quatro aspectos:



a) Honrar a todos: Por causa da dignidade humana, devemos respeitar todas as pessoas, pois cada ser humano foi criado à imagem de Deus.


b) Amar os irmãos: Essa é a evidência do novo nascimento. O amor fraternal é o sinal de que fomos transformados por Cristo.


c) Temer a Deus: Isso significa ter respeito e reverência pelo Senhor. Temer a Deus é o princípio da sabedoria, e esse temor guia nossas ações.


d) Honrar o rei: Fomos chamados a honrar as autoridades constituídas, mesmo que elas não sejam perfeitas. Devemos lembrar que, em última análise, nossa submissão é um reflexo de nossa obediência a Deus.


CONCLUSÃO:

Essas lições nos mostram que a submissão cristã vai além de uma simples obediência; ela reflete nossa fé e nossa confiança no plano de Deus, mesmo em um mundo imperfeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário