Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, setembro 12, 2024

Crises no Casamento: O Que Fazer para Superar?

Crises no Casamento: O Que Fazer para Superar?  

Por Josivaldo Oliveira


Dois jovens decidiram se casar. Eles estavam profundamente apaixonados, sentindo que se conheciam e se reconheciam de maneira única. Para eles, o tempo que passaram juntos antes do casamento parecia uma eternidade, dada a intensidade de seus sentimentos. 


Enfim, decidiram marcar a data do casamento. Prepararam tudo com muito cuidado: escolheram as testemunhas, o local da celebração, o celebrante, as daminhas de honra, a festa, os comes e bebes. Tudo foi planejado minuciosamente, sem deixar nenhum detalhe de fora. E então, o grande dia chegou.


Na festa de casamento, algo inesperado aconteceu. A noiva, em vez de ser a última a entrar, como manda a tradição, foi quem esperou o noivo no altar. Isso mesmo, ela aguardava ansiosamente, com o coração disparado, as mãos suadas, enquanto a marcha nupcial tocava e o noivo entrava lentamente.


Finalmente, ele chegou ao altar e tomou sua noiva pelas mãos. A cerimônia começou. Era tudo impecável: cada palavra cuidadosamente escolhida, cada gesto planejado. Ao final, o celebrante pronunciou as palavras esperadas: "Eu os declaro marido e mulher".


Após a cerimônia, a festa teve início. Uma festa linda, bem organizada, com muita música, dança e comida variada para agradar todos os gostos, além de um excelente vinho. À medida que a festa avançava, a alegria só aumentava. Porém, de repente, uma crise inesperada se instalou: o vinho, que simbolizava a alegria daquele casamento, acabou. 


Por sorte, os noivos haviam tido a sabedoria de convidar alguém muito especial, Jesus, para estar presente naquele casamento. E, porque Ele estava lá, um milagre aconteceu. A pedido de sua mãe, Jesus transformou água em vinho, devolvendo a alegria àquela celebração. 


Essa história, baseada no registro do capítulo 2 do  Evangelho de João,  serve de base para três considerações importantes sobre como vencer crises no casamento.


PRIMEIRA CONSIDERAÇÃO: CONVIDE JESUS PARA O CASAMENTO 


O milagre só é possível se Jesus estiver presente. Nesse relato, os noivos lembraram-se de convidá-lo, e por isso Ele pôde realizar o milagre. Quando Jesus está presente em nosso casamento, mesmo diante das adversidades, das crises, milagres podem acontecer. Ele sempre nos surpreenderá com sua intervenção, e, assim, as crises poderão ser superadas.


SEGUNDA CONSIDERAÇÃO: FAÇA TUDO O QUE JESUS DISSER  


No texto de João 2:5, Maria diz aos serventes: "Façam tudo o que ele vos disser". Isso significa que o casal precisa estar disposto a obedecer os ensinamentos de Jesus, aplicando seus princípios em sua vida conjugal. Não basta conhecer os princípios; é a aplicação deles que faz a diferença. 


Jesus nos conta uma história em Mateus 7:24-27 sobre duas casas: uma construída sobre a rocha e a outra sobre a areia. As duas enfrentaram as mesmas adversidades: tempestades, ventos fortes e correntes de rios. A casa construída sobre a rocha permaneceu firme, enquanto a que foi edificada sobre a areia desmoronou. 


A diferença? Aquela que estava sobre a rocha representava a vida de quem aplica os ensinamentos de Jesus. Portanto, quando aplicamos seus princípios ao casamento, mesmo nas tempestades, sairemos vitoriosos.


TERCEIRA CONSIDERAÇÃO: CREIA QUE O VINHO DE JESUS É MELHOR 


Quando Jesus transformou a água em vinho, o mestre de cerimônias provou e comentou com o noivo: "Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados já estão fartos, o inferior. Mas você guardou o melhor até agora". Isso simboliza que o que Jesus oferece é sempre o melhor. 


Jesus pode transformar o seu casamento, realizando mudanças que, normalmente, levariam anos para acontecer. Assim como um vinho de qualidade superior pode levar décadas para ser produzido, Jesus realizou o milagre em um único instante. Isso mostra que Ele tem o poder de acelerar transformações que, sem Sua presença, pareceriam impossíveis. 


Portanto, creia: o "vinho" de Jesus, ou seja, as bênçãos e as transformações que Ele traz ao casamento, são sempre melhores. Ele pode renovar e fortalecer seu casamento de maneiras inimagináveis.


Que Deus abençoe seu casamento, que ele seja um reflexo do céu na terra, e que você desfrute de um novo vinho em sua vida conjugal. 


Se este texto foi importante para você, ou de alguma forma o ajudou, compartilhe para que outras pessoas também sejam abençoadas. 


Shalom, Shalom! Que Deus te abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário