Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, setembro 06, 2024

O Maior Mistério Revelado - Efésios 3:1-13

 O Maior Mistério Revelado - Efésios 3:1-13

Por Josivaldo Oliveira


Shalom, povo de Deus!


Hoje continuamos nosso estudo da carta aos Efésios. Vamos estudar Efésios 3:1-13, oro que a Palavra de Deus alimente e edifique você.


Efésios 3:1 diz: "Por esta causa, eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios."


Paulo começa explicando o propósito de sua prisão. Se você tem acompanhado os capítulos anteriores, sabe que, nos capítulos 1 e 2 de Efésios, Paulo falou sobre a vocação dos gentios, ou seja, como os gentios foram chamados para pertencer ao povo de Deus, em Cristo Jesus. Ele continua a enfatizar esse tema aqui no capítulo 3, explicando que, por causa desse chamado, ele é prisioneiro. 


É importante lembrar que os gentios são todos aqueles que não são judeus. Paulo estava preso, mas faz uma declaração vitoriosa sobre sua prisão. Ele não se considerava um prisioneiro em Roma, ou do imperador romano, mas sim de Cristo Jesus. Ele entendia que sua prisão era consequência da pregação do Evangelho e de sua fidelidade ao chamado de Cristo. Esse entendimento transforma sua prisão em um sinal de vitória espiritual.


Paulo estava em Roma, preso por pregar o Evangelho aos gentios, cumprindo sua missão. Isso nos leva a refletir: será que estamos dispostos a sofrer perseguições por amor a Cristo, por conta do nosso chamado e da pregação do Evangelho àqueles que ainda não conhecem Jesus? Estamos prontos para carregar nossa cruz e seguir a Cristo, como Paulo fez?


Ele prossegue, dizendo: "Eu sou prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós, gentios." Ou seja, ele estava preso por amor a Cristo e por amor aos gentios, pelo seu ministério aos que ainda não conheciam o Senhor.


No versículo 2, Paulo menciona: "Se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros." Aqui, parece haver uma dúvida, mas o texto pode ser entendido assim: "Já que vocês ouviram falar a respeito da dispensação da graça que me foi confiada." Paulo já havia falado sobre essa graça em capítulos anteriores. Ele continua, dizendo que, por meio de uma revelação, Deus lhe deu a conhecer o mistério, como escreveu resumidamente antes.


Esse mistério não foi aprendido de nenhum homem, mas revelado diretamente por Deus. Em 2 Coríntios 12, Paulo fala sobre essa revelação, mencionando que foi arrebatado ao terceiro céu, onde viu coisas inefáveis, que não são lícitas ao homem falar. Essa revelação foi tão poderosa que Deus permitiu que Paulo tivesse um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para esbofeteá-lo, a fim de que ele não se gloriasse por conta da excelência das revelações. Esse espinho na carne serviu para manter Paulo humilde diante da grandeza das revelações que recebeu.


Em Efésios 3:3, Paulo reforça que recebeu essa revelação a respeito de Cristo e da igreja diretamente do Senhor. Ele diz que, ao lerem o que escreveu, os leitores poderão entender seu discernimento sobre o mistério de Cristo, um mistério que em outras gerações não foi revelado aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito.


Mas que mistério é esse? Paulo fala desse mistério com ênfase, como sendo algo central ao seu chamado. No versículo 6, ele esclarece: "A saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus, por meio do Evangelho."


Este é o grande mistério revelado a Paulo: os gentios agora são co-herdeiros com os judeus. No capítulo 1 e 2 de Efésios, Paulo já havia explicado que todos os não-judeus que aceitam Cristo como Senhor passam a participar de todas as promessas e heranças de Deus, juntamente com o Seu povo.


Judeus e gentios convertidos a Cristo se tornam um só corpo espiritual, que é a igreja. A barreira que separava judeus e gentios é quebrada quando ambos depositam sua fé em Cristo Jesus. São salvos do mesmo modo e passam a fazer parte de uma só família, a família de Deus, por meio da fé em Cristo. Juntos, formam um só corpo espiritual, que é a igreja de Jesus Cristo.


Esse é o mistério revelado: o povo de Deus não é composto apenas pelos judeus, mas também pelos gentios convertidos a Cristo. Judeus e gentios, unidos pela fé em Jesus, formam um novo povo, uma nova família espiritual, a igreja.


Agora, existe um novo povo, constituído por judeus e gentios convertidos a Cristo Jesus. A igreja é esse novo povo, o corpo espiritual de Cristo. 


No verso 7, Paulo declara que foi constituído ministro "conforme o dom da graça de Deus, a mim concedida segundo a força operante do Seu poder". Ele reconhece que era um ministro desse evangelho, destinado aos gentios. O termo "ministro" aqui significa servo. Devemos entender que somos servos para ministrar aos outros, para servir aos outros, de acordo com o dom que recebemos.


“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.” (1 Pedro 4:10-11)


Paulo destaca que esse dom vem da graça de Deus. A palavra "dom" significa presente. Esse presente é tanto um privilégio quanto uma responsabilidade: a responsabilidade de servir como ministro do Senhor, como ministro do evangelho. E isso é dado pela graça de Deus, um favor imerecido. Nenhum de nós merece esse presente, e Paulo reconhecia isso. Ele chega a dizer que era "o menor dos apóstolos" e que não era digno de ser chamado apóstolo, por ter perseguido a igreja de Deus. Assim, Paulo tinha plena consciência de que o seu chamado e ministério eram frutos da graça divina.


Precisamos reconhecer isso também em nossas vidas. O chamado de Deus para nós, o ministério que recebemos, não tem nada a ver com nossa bondade ou santidade, mas sim com a graça de Deus. Ele nos escolheu apesar de sermos pecadores, apesar de estarmos condenados ao inferno, apesar de estarmos vivendo vidas destrutivas. Pela Sua graça, Deus nos chamou, nos escolheu e, além de nos salvar, nos deu o dom de compartilhar o evangelho com outras pessoas.


Em Efésios 3:8, Paulo continua: "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo". Veja que ele se considera o menor de todos os santos. E por que ele diz isso? Porque, se você ler Atos 7, 8 e 9, verá o quanto Paulo, antes de se converter a Jesus Cristo, perseguiu a igreja de Deus. Como Saulo de Tarso, ele matava cristãos, participou da morte de Estêvão, um dos primeiros mártires da fé cristã. Ele prendia cristãos, invadia casas onde eles estavam reunidos para adorar a Deus, e os levava à prisão.


Por isso, após sua conversão, Paulo se considerava o menor de todos os santos. Ele sabia o que havia feito e o quanto havia perseguido a igreja. No entanto, mesmo assim, ele reconhecia que foi pela graça de Deus que lhe foi dada a oportunidade de pregar o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo.


Assim como Paulo, precisamos reconhecer que tudo o que Deus tem feito em nossas vidas é fruto de Sua graça, de Sua misericórdia e de Seu amor leal. Nada tem a ver com nossa santidade ou bondade.


Paulo segue dizendo que o propósito disso tudo era manifestar "qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos oculto em Deus, que criou todas as coisas" (Efésios 3:9). 


E ele continua no verso 10: "Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais".


Esse mistério é a igreja: o novo povo criado por Deus em Cristo Jesus. No Antigo Testamento, havia dois povos: os judeus e os gentios. Os judeus eram o povo escolhido, e os gentios, todos os que não eram judeus. Esses dois grupos estavam separados pelas leis, mandamentos e ordenanças. Mas em Cristo, essas barreiras foram derrubadas. Agora, a igreja é formada por judeus e gentios convertidos a Cristo, unidos em um só corpo espiritual.


Paulo explica que, por meio da igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida dos principados e potestades nos lugares celestiais. Isso é interessante, porque até os seres celestiais podem aprender lições espirituais através do agir de Deus na igreja. Os anjos, por exemplo, não são oniscientes como Deus. Embora sejam muito inteligentes, eles também estão em constante aprendizado, assim como os seres humanos. E, ao observarem o agir de Deus na igreja, eles podem conhecer e aprender sobre a sabedoria divina.


Isso também significa que os principados e potestades do mal percebem e reconhecem a multiforme sabedoria de Deus manifestada através da igreja. A igreja, portanto, é um sinal de Deus, tanto para os anjos bons quanto para os principados do mal.



Verso 11 diz: "segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, o nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança mediante a fé." Então, temos ousadia e acesso com confiança a quem? A Deus, por meio de Cristo Jesus, mediante a fé.


Sabemos que Paulo enfatizou muito essa verdade: sejam judeus ou gentios, todos têm acesso ao Pai, por meio de Cristo Jesus. Isso é fundamental. Seja você judeu ou gentio, não importa sua nacionalidade, etnia, raça ou o berço cultural em que você nasceu. Independentemente da sua condição social ou econômica, dos seus graus acadêmicos — possuindo ou não títulos —, nada disso tem importância quando se trata de ter acesso a Deus. Você tem acesso a Deus por meio da fé em Cristo Jesus.


Não importa se você nasceu em um berço religioso ou em um contexto totalmente pagão, você tem acesso a Deus por meio de Cristo Jesus. Ao depositar sua fé e esperança em Cristo, você tem acesso ao Pai. Paulo está enfatizando isso claramente aqui, assim como ele faz em 1 Timóteo 2:5, onde diz: "Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem." Portanto, Jesus é o mediador entre Deus e os homens.


O próprio Cristo nos disse isso em João 14:6: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Jesus deixou claro que a forma de ter acesso ao Pai, de ter acesso a Deus, de chegar ao trono da graça, é por meio Dele.


Paulo reforça isso nos versículos 11 e 12. E então, conclui essa sessão dizendo no verso 13: "Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisto está a vossa glória."


Como mencionei no início deste estudo, Paulo estava preso em Roma por pregar o evangelho, e seu ministério estava voltado para os gentios, ou seja, para aqueles que não eram judeus. Enquanto o ministério de Pedro e dos outros apóstolos estava voltado para os judeus, o ministério de Paulo era destinado aos gentios. E, por causa disso, ele estava preso, enfrentando tribulações. Porém, ele diz aos Efésios: "Não desfaleçam nas minhas tribulações. Vos peço que não se deixem abater, que não desanimem porque estou preso. Não desanimem porque estou sendo perseguido por amor ao evangelho, por amor a Cristo, por amor a vocês, gentios. Pois nisto está a vossa glória."


O que Paulo está dizendo é que ele pede aos irmãos que permaneçam animados, mesmo diante das perseguições que ele, o apóstolo Paulo, estava enfrentando — e que possivelmente os Efésios também poderiam enfrentar. Diante de tribulações e perseguições por amor ao evangelho, por amor a Cristo, por amor à palavra de Deus, a mensagem para nós é: ânimo! Permaneçam animados, com a cabeça erguida. Não desanimem no meio das tribulações por causa do evangelho. Continuem com a cabeça erguida, olhando para Cristo, o autor e consumador da nossa fé. É isso que a Bíblia nos ensina.


Que esta palavra abençoe o seu coração, e que você possa ser edificado através desta breve reflexão sobre Efésios 3:1-13. Que Deus te abençoe, no poderoso nome de Jesus.


ORAÇÃO:


Pai, em nome de Jesus, queremos orar agradecidos pela tua palavra, agradecidos por saber que, em Cristo Jesus, o grande mistério foi revelado. A igreja foi fundada, foi estabelecida, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Tua palavra diz que a igreja está estabelecida sobre a rocha inabalável, sobre o alicerce que é Cristo Jesus, e a igreja é formada por todos aqueles que creem em Jesus, independentemente de raça, cultura ou nacionalidade. Aqueles que creem em Jesus formam esse corpo espiritual, que é a igreja.


Nós somos a igreja porque cremos em ti, e tu disseste que as portas do inferno não prevalecerão contra tua igreja. Cremos nisso, Senhor. Que, diante de todas as lutas, adversidades e circunstâncias adversas, por amor ao evangelho, possamos, pela graça de Deus, permanecer firmes e inabaláveis no Bendito e Soberano Nome de Jesus.


Assim oramos, pedindo ao Senhor que dê força a cada irmão e a cada irmã para permanecerem firmes na tua palavra e na tua presença. Para tua glória, em nome de Jesus, oramos. Amém!


Deus te abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário