Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Ampliando e consolidando as conquistas da família - Parte II
Pr. Josivaldo Oliveira - Ministério shallom

O poder da aliança na consolidação das conquistas.

Embora Abrão recebesse do próprio Deus a promessa destas três grandes conquistas, foi necessário que ele se dispusesse a consolidá-las. De fato, a Bíblia nos mostra que ele foi um tremendo consolidador das promessas de Deus para sua família.
Quando Deus falou com Abrão sobre estas abundantes bênçãos que lhe daria, exigiu dele uma aliança. Abrão teve que fazer um pacto com Deus, e neste pacto ele teria que sacrificar alguns animais, dividi-los ao meio e colocá-los sobre o altar, e teria ainda que passar entre as partes do sacrifício, fazendo um formato de oito. “E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas, as aves não partiu.”(Gn.15:9-10). No antigo testamento as alianças entre duas pessoas eram feitas assim, e isso era um sinal de que aquele que descumprisse o seu papel na aliança seria morto, como aqueles animais foram mortos.
Nesta aliança que Abrão fez com Deus sacrificando animais, ele teve que guerrear contra o inimigo de sua conquista, pois as aves de rapina vinham para comer as carnes daquele sacrifício. “E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.” (Gn.15:11). A Bíblia também diz que um pesado sono veio sobre Abrão. “E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.”(Gn.15:12). Tudo isso representava o cenário de uma batalha espiritual muito grande para impedir Abrão de conquistar sua herança.
Aves podem simbolizar demônios, visto que na parábola do semeador, o próprio Jesus diz que as aves representavam o diabo que vinha para roubar a Palavra que era semeada nos corações. ”E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.” (Mt.13:4,19).
A presença de aves de rapina no sacrifício de Abrão representa espíritos malignos que vêem para tentar roubar as conquistas da família. É necessário travarmos uma batalha espiritual contra o inimigo que tenta minar os benefícios da nossa aliança com o Senhor.
Abrão estava estabelecendo uma aliança com Deus que lhe daria direito de uma bênção exagerada para sua família. Quando o maligno viu isto, ele veio com a intensão de atrapalhar, pois sabia que através daquela aliança, Abrão ampliaria e consolidaria as conquistas de sua família. “Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates.” (Gn.15:18).
O maligno não fica contente com as vitórias da sua família sejam elas quais forem. Por isso é preciso revestir-se de toda armadura de Deus. “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.(Ef.6:10,11). E lutar com armas espirituais. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas”. (II Cor.10:4). Mas não é preciso temer pois a Bíblia diz: “maior é o que está em vós do que o que está no mundo”.(IJo.4:4). Portanto se você estiver atento e cumprir os princípios bíblicos, não perderá as conquistas da sua família e ainda consolidará aquelas que já alcançou.
Quais são os princípios para ampliar as conquistas da sua família? Como consolidá-las?

Não inverta os papeis familiares.

Deus dar a cada membro da família, uma função a ser desempenhada. Cada um tem o seu papel a cumprir dentro da casa. Infelizmente o desejo do diabo é trazer desordem para o lar. Pois quando isto ocorre fica muito mais fácil para ele roubar as conquistas da família. É por isso que a Bíblia nos mostra os papeis e as funções de cada um no contexto familiar.
Efésios 5:22 – 6:9 é um texto inteiro dedicado a esclarecer os papeis de cada membro da família. O que cabe a esposa? Ser submissa ao marido. O que cabe ao marido? Amar sua esposa como Cristo amou a igreja. O que cabe aos pais? Criar os filhos na doutrina do Senhor e não provocar a ira deles. O que cabe aos filhos? Obedecer aos seus pais e honrá-los. Cada um tem sua função, cada um tem o seu papel a desempenhar.

Função do marido.

A Bíblia diz o que o marido é a cabeça da mulher, ele é o líder da família. Toda instituição precisa de um líder. Qual é a função da autoridade? É manter a ordem e a harmonia. Qualquer instituição onde não há um líder, ou autoridade, não há ordem nem harmonia. Portanto um dos papeis do marido como autoridade do lar, é manter a ordem dentro de sua casa.
Porém, existem homens que não são cabeça, existem maridos que não têm sido líderes da sua família. Porque exercer liderança, sendo cabeça do lar, não é gritar com a mulher ou com os filhos e dizer: “aqui quem manda sou eu”. Pois o marido não precisa exigir submissão se tiver postura de líder, naturalmente a esposa e os filhos se submeterão a ele. Visto que a autoridade de Deus está na vida do homem. Por isso o marido precisa, de fato liderar sua família.

Como o marido deve exercer a liderança na família?

Sendo sacerdote do lar.

O sacerdote tem basicamente duas funções: ministrar a Deus e ministrar ao povo de Deus. O marido como sacerdote da família tem igualmente estas funções. Ele deve ministrar ao Senhor em sua casa e ao mesmo tempo, como servo de Deus deve ministrar à sua família. Como esposo, você também tem responsabilidade com a educação espiritual dos seus filhos, ensinando-os com seu exemplo a adorar a Deus. É o marido que primordialmente tem a função de trazer a glória de Deus para dentro do lar, através da adoração, da santidade, da oração, do estudo e meditação na Palavra de Deus.
Infelizmente o diabo tem roubado a sensibilidade espiritual dos homens, principalmente nestes últimos dias. Via de regra, as mulheres são muito mais sensíveis às coisas espirituais do que os homens. Mas no princípio não foi assim, pois o homem foi criado para ter uma estrutura espiritual ainda mais elevada do que a da mulher, visto ser ele o cabeça.
A Bíblia nos mostra que Adão desfrutava de momentos diários de profunda comunhão com Deus, embora Eva também desfrutasse desta mesma comunhão, era a Adão que o Senhor se dirigia constantemente (Gn.2:16,17). Isto deveria permanecer assim até os dias de hoje, porém quando o pecado veio, satanás aproveitou-se desta situação para roubar a sensibilidade espiritual dos homens.
Porém, se o marido for crente em Cristo Jesus, esta sensibilidade pode ser recuperada em sua vida, e ele poderá ser modelo para sua esposa e para os seus filhos.
Ele poderá acordar cedo orar a Deus, adorar o Senhor, ler a Bíblia, a sua esposa e os seus filhos verão isto, e o imitarão e a glória de Deus invadirá a sua casa de forma sobrenatural.
O marido precisa de fato cumprir seu papel como líder da família. Mas infelizmente alguns maridos cobram de suas esposas e de seus filhos algo que eles mesmos não vivem. É como diz um adágio popular: “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Esse ditado nada tem a ver com o ensino bíblico, pois de acordo com a Bíblia o líder da família deveria dizer: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”.(I Cor.11:1).