Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Conselhos de Deus para a família - Parte final

Conselhos de Deus para a família - Parte final
Pr. Josivaldo Oliveira - Ministério Shallom


Conselhos de Deus para o solteiro.
É uma benção ser solteiro. É possível que a vida de solteiro seja uma benção na mão do Senhor. O solteiro pode dedicar seu tempo, suas forças, sua energia, etc..., ainda mais ao Senhor e ao seu reino. Definitivamente o estado de solteiro em si não é uma maldição, desde que o solteiro seja dedicado inteiramente a Deus. Porém, ser solteiro não é benção quando dedica-se às orgias, à prostituição, aos vícios e farras, enfim as coisas do mundo sem Deus. Na verdade nenhum estado civil pode ser abençoado desta forma. Porém quando um jovem solteiro se consagra completamente a Deus e vive para a glória dEle, sua vida será tremendamente abençoada e transformada em um canal de bênçãos.

Em I Coríntios 7 – texto que estou usando como base para a nossa reflexão – observarmos muitos conselhos divinos para aqueles que são solteiros.
Conselho número 1:
Antes de pensar em casar é preciso encarar as responsabilidades do casamento. “Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. Mas o homem casado preocupa-se com as coisas do mundo, em como agradar sua mulher, e estar dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupa-se com as coisas do Senhor, para ser santo no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. Estou dizendo isto para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.” [V.32-35 NVI]. Isto significa que se você é solteiro e estiver pensando em casar-se, deve analisar antes, quais são as responsabilidades do casamento. Geralmente aqueles que são solteiros não têm preocupações relevantes com a economia ou administração doméstica. Tão pouco se preocupam em chegar o final do mês e ter contas da família para pagar. Por exemplo, algumas mulheres solteiras podem acordar um pouco mais tarde nos domingos e feriados, sem aquela preocupação em ter que preparar o almoço da família. Podem ainda, sair durante um longo período de tempo para evangelizar, ensaiar, ou participar de alguma outra atividade da igreja, sem o receio de chegar em casa e encontrar um marido bravo e zangado.

Quem é solteiro tem esta liberdade de servir ao Senhor de forma mais livre e espontânea, e isto é uma grande benção e não uma maldição. Creia ser solteiro não é tão ruim assim, na verdade, pode ser muito bom. Eu digo isto para que aqueles que estão solteiros não fiquem desesperados para casar. Mas, se você é jovem e deseja grandemente casar, se este é o seu sonho, precisa crê que Deus também estar interessado em concretizar os sonhos que Ele projetou no seu coração. “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” [Salmo 37:4,5]. Porém você precisa esperar o tempo certo, a pessoa certa, e que esta união esteja de acordo com a vontade de Deus para sua vida; para que seu futuro casamento seja uma grande benção.
O apóstolo Paulo nos diz no verso 28: “Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.” Isto significa que não há pecado algum em casar. No entanto Paulo adverte que os casados sofrerão “tribulações na carne”. Esta expressão quer dizer que quem se casa enfrentará dificuldades – responsabilidades decorrentes do casamento – das quais os solteiros estão isentos.
Geralmente, a mulher casada tem que acordar cedo, preparar o café da manhã para o esposo, arrumar os filhos para enviá-los à escola, preparar o almoço e o jantar; e, nos dias atuais, além dos afazeres domésticos, muitas mulheres precisam trabalhar fora para ajudar nas despesas familiares. Homens casados precisam trabalhar arduamente para prover o sustento do lar, quanto mais a família cresce, maiores serão as despesas, e quando chega a idade escolar dos filhos é necessário fazer investimentos em diversos materiais didáticos como, livros, cadernos, canetas, etc..., quando você vir a lista de materiais vai precisar ter muita fé. É isto que o apóstolo Paulo chama de “tribulações na carne,” e quem é solteiro não tem necessidade de passar por nada disso.

Conselho número 2:
Não se case só por conveniência.
Outro conselho que encontramos em I coríntios 7 para os solteiros é que não devem se casar só por conveniência, por que “todo mundo” estar se casado. Paulo deixa claro que cada caso tem a sua especificidade. Não é por que seu vizinho ou amigo se casou que você é obrigado a se casar, para não ficar ultrapassado. Infelizmente o que ocorre é o seguinte, quando alguém casa puxa a fila, em pouco tempo muita gente a sua volta estar querendo casar, pois achou a cerimônia linda. Mas o casamento é para vida inteira e não pode ser firmado sobre a emoção de uma cerimônia bem articulada de um casamento anterior ao seu.
Alguns jovens dizem: “pastor, está todo mundo casando e eu não quero ficar para trás.” Entenda você não pode se casar só porque tem muita gente conhecida se casando, como já disse, você deve esperar o tempo certo e a pessoa certa, para que seu casamento seja ajustado e feliz e não um casamento problemático que roube a sua felicidade.
Os versos trinta e seis a trinta e oito dizem assim: “se alguém acha que está agindo de forma indevida diante da virgem de quem está noivo, que ela está passando da idade, achando que deve se casar, faça como achar melhor. Com isso não peca. Casem-se. Contudo, o homem que decidiu firmemente em seu coração que não se sente obrigado, mas tem controle sobre sua própria vontade e decidiu se casar com a virgem – este também faz bem. Assim aquele que se casa com a virgem faz bem, mas aquele que não se casa faz melhor.” [NVI].
O estado de solteiro não é inferior ao de casado, ao contrário em algumas circunstâncias é ainda superior. Se você tem controle sobre a sua decisão, e entende que ainda não é o momento de casar, não se desespere. Aguarde um pouco mais. Não precisa casar só porque está com medo do tempo passar e você ficar velho, não se preocupe demasiadamente com isto. A bíblia diz que Isaque se casou aos quarentas anos. Fique em paz. Porém se você tem mais de quarenta e deseja realmente se casar, não fique tão tranqüilo assim, mas busque ao Senhor ardentemente em favor de seu casamento. Faça a oração de Davi: “Apressa-te, ó Deus, em livrar-me; Senhor apressa-te em socorrer-me.” [Sl. 70]. “Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do ficando ardendo de desejo.” [V. 9 NVI]. Se já não consegue controlar seus impulsos você deve casar, pois é melhor casar do que viver uma vida imoral.

O solteiro e o dom de celibato.
“Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus um de um modo, outro de outro. Digo, porém aos solteiros e as viúvas: É bom que permaneçam como eu. Mas se não conseguem controlar-se devem casar-se...”. [Vv.7-9].
O dom de celibato é a capacidade que Deus concede a algumas pessoas de ficarem solteiras, a fim de dedicarem-se exclusivamente ao evangelho.
Embora o Apóstolo Paulo desejasse que muitas outras pessoas fossem solteiras como ele para dedicarem-se totalmente ao ministério da Palavra, ele compreendia que nem todos haviam recebido este dom. Por ser um dom divino, Deus concede a uns e a outros não. Isto não significa que aquele que recebeu este dom seja superior ou inferior aos demais. Porém isso não tem nada a ver com a atitude de pessoas egoístas que não desejam casar para não compartilhar com a outra pessoa aquilo que possuem. Infelizmente em nossos dias existem pessoas que querem desfrutar dos prazeres do casamento, sem, contudo cumprirem as responsabilidades conjugais. O dom de celibato ao contrário é a capacidade de ficar solteiro não para privar a uma outra pessoa do que você tem, mas para compartilhar – sem distração alguma – com muitas outras pessoas e em muitas nações o que você tem de mais precioso que é o evangelho de Jesus Cristo. Porém se você não recebeu este dom – o que é muito provável – espere o tempo certo, a pessoa certa e case.

Casando no Senhor
Outro conselho que encontramos no capítulo sete da primeira epístola aos coríntios é que um verdadeiro discípulo de Cristo deve casar somente com outro discípulo de Jesus. Vejamos o que diz o verso trinta e nove: “A esposa é a parte do marido enquanto este viver; se o esposo morrer, ela então poderá casar-se novamente, mas somente se se casar com um cristão.” [BV].
Este princípio bíblico para quem é viúvo se aplica igualmente para quem é solteiro. Quando alguém é viúvo ou solteiro está livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que seu marido vive: mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.” [ARC].
Esta expressão, “no Senhor”, significa que a pessoa que você escolher para ser seu cônjuge deve servir a Deus como você, deve professar a mesma fé, e estar debaixo do mesmo sangue – o sangue de Cristo. E ainda, esta união deve estar de acordo com a vontade de Deus para sua vida.
“Não entrem debaixo do mesmo jugo daqueles que não amam ao Senhor, pois que tem o povo de Deus em comum com o povo do pecado? Como pode a luz conviver com as trevas? E que harmonia pode haver entre Cristo e o diabo? Como pode um cristão ser companheiro de alguém que não crê? E que união pode haver entre o templo de Deus e os ídolos? Pois vocês são o templo de Deus, a casa do Deus vivo...”. [2ª Cor.6:14-17]. solteiro n chama de tribulaç precisar ter muita ffilhos am nas despesas famniliares.reja, sem o receio de chegar em casa e enc
O casamento é uma aliança e você não pode fazer alianças com aqueles que não têm aliança com Deus. Não caia numa armadilha casado-se com descrente. Existem jovens cristãos que usam o pretexto de evangelismo, para respaldar o namoro com os ímpios. Algumas moças dizem: “eu aproveito o meu namoro para evangelizar o meu namorado”. Compreenda o “namoro missionário” não funciona. Por um motivo básico, se você é crente e namora um descrente, você já estar fora do princípio bíblico.
Existem alguns exemplos na bíblia que podem nos ensinar sobre as tristes conseqüências de casamentos de servos de Deus com ímpios.

Sansão foi um homem cheio do Espírito Santo e de Força, na unção do Espírito ele fez proezas. Um dia quando ele chegou às vinhas de Timna, um leão veio ao seu encontro e ele o rasgou ao meio. [Juizes 14:5,6]. No entanto apesar de toda a sua força, Sansão descuidou do seu relacionamento com Deus, e acabou se envolvendo com mulheres ímpias. “... Sansão foi a Timna e viu ali certa jovem filisteia que chamou a atenção dele. Voltando para casa, disse aos pais que queria casar com aquela moça. Eles fizeram forte oposição: Por que não casa com uma jovem do nosso povo? Perguntaram. Porque você tem de arranjar esposa entre aqueles filisteus que não obedecem ao Senhor? Acaso não existe em Israel moça nenhuma que sirva para casar com você. Porém Sansão disse ao pai: ‘Aquela é a que eu quero. Peça a moça em casamento para mim’”. [Jz.14:1-3. BV].

“Certo dia Sansão foi à cidade filisteia de Gaza e passou a noite com uma prostituta.” [Jz.16:1].

“Depois destas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Sereque, chamada Dalila”. [Jz.16:4].

Estes textos bíblicos nos mostram o quanto Sansão enfraqueceu em sua comunhão com Deus, cedendo aos seus impulsos sexuais, a ponto de se relacionar com mulheres ímpias. Por causa de sua desobediência a Deus, Sansão morreu de forma trágica, prematura, e completamente cego. [Juizes 16:29-30]. “Pois o salário do pecado é morte”. [Rm. 6:23].

Outro exemplo desastroso é do rei Salomão. Deus lhe deu muita sabedoria para governar a nação de Israel, além de disso lhe deu muita riqueza. Mas, apesar de tudo isso, Salomão desobedeceu a Deus casando-se com mulheres ímpias. A conseqüência dessas alianças pagãs foi que Salomão desviou-se do Senhor e passou a adorar outros deuses, morrendo sem um sinal visível de arrependimento. [1º Reis 11].

“O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edonitas, sidônias e hititas. Elas eram das nações a respeito das quais o Senhor havia dito aos Israelitas: ‘Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, por que elas os farão desviar-se para seguir aos seus deuses. No entanto Salomão apegou-se amorosamente a elas. [...] A medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e seu coração já não era dedicado totalmente ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração de Davi seu pai.” [1º Reis 11:1- 4].

Toda pessoa que serve a Deus e faz aliança com ímpios experimentará terríveis sofrimentos, por que foge de um princípio bíblico. Se você é solteiro e estiver querendo casar, entenda que a pessoa certa para sua vida deve antes de qualquer coisa ser uma serva de Deus. Algumas jovens argumentam: “Mas ele parece um crente, não bebe, não fuma, não vai a festas”. Alguns rapazes dizem: “oh, ela é tão boazinha, lê a Bíblia e estar até vindo a igreja comigo.” Meu irmão não se engane porque servo de Deus que casa com ímpio se dá mal. Não se desespere faça a vontade de Deus e no tempo oportuno o Senhor te honrará. Jesus quer que seu casamento seja uma grande benção e não o oposto disso. Portanto, confie a Deus esta área da sua vida, peça orientação ao Espírito Santo e ele guiará você. Será de grande ajuda para você, conversar sobre seu futuro casamento com seu pastor ou com sua pastora. Deixe que a sabedoria de Deus flua da vida de seus líderes para sua vida. Isto lhe ajudará a não cometer os mesmos erros que outros já cometeram e fracassaram.

Neste livreto vimos alguns dos conselhos de Deus para a família. Orientações práticas quanto à sexualidade do casal; lições quanto às terríveis conseqüências do divórcio; e direções para a vida do solteiro. Se você aceitar os conselhos divinos, observando-os e praticando-os experimentará profundas transformações em sua vida e família.

Creia, Deus quer que você seja Feliz.


Ministério Shallom.
Uma família especial
para você!

Se você foi tocado pelo Espírito Santo ao ler este livreto, e gostaria de fazer uma aliança com Deus através de seu Filho Jesus Cristo, então faça esta oração:
Senhor Jesus eu____________________ te recebo como meu único e suficiente Salvador e Senhor, nesta hora desfaço em teu nome, toda e qualquer aliança que no meu passado eu fiz com o pecado, com o mundo ou com o maligno. Senhor perdoa os meus pecados e escreva o meu nome no livro da vida. Que eu e toda a minha família experimente as bênçãos da tua salvação. Amém!

Se você fez esta oração com fé, creia, a partir de agora você é uma nova criatura. (II Cor.5:17, João 3:3). Entre em contato conosco e nos informe sobre a sua decisão.

Ministério Shallom: Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Cep: 45345-000.
(73) 8842-9324 / (73) 99888983
Prjosivaldo12@hotmail.com