Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

PEÇA TEATRAL: A SERVIÇO DO REI JESUS - Parte final

PEÇA TEATRAL: A SERVIÇO DO REI JESUS
PR. JOSIVALDO OLIVEIRA - MINISTÉRIO SHALLOM



[Servo 3 sai de cena e servo 1 e servo 2 entram em cena e encontram-se com uma pessoa que está passando um problema no casamento e se dispõem a ajudá-la]

-PQEPUPNC – Oi, servo 1 e servo 2. Como vocês estão?

-Servo 1 – Oi, PQEPUPNC. Nós estamos muito bem, e você?

-PQEPUPNC – Infelizmente não posso dizer o mesmo.

-servo 2 – Por quê? O que foi que houve com você? O que tem entristecido tanto o seu coração a ponto de você dizer que não está bem?

-PQEPUPNC – Infelizmente estou passando uma terrível crise no meu casamento. Na verdade eu já não amo mais o meu cônjuge [marido ou mulher], nosso casamento entrou em um desgaste e houve um esfriamento total no nosso relacionamento. Já não há mais diálogo, comunicação, e nem intimidade. Eu e o meu cônjuge sabemos que o nosso casamento não está bem, só não sabemos o que fazer para mudar esta situação. Na verdade estou até pensando que a solução seria por um fim em tudo isso, e me divorciar.

- servo 1 – PQEPUPNC, você não pode agir com base em seus sentimentos. A Bíblia nos diz que o coração humano é enganoso, e isto significa que não podemos confiar apenas em nossos sentimentos porque muitas vezes ele nos “pega uma peça”, ou seja, nos engana.

-PQEPUPNC – Se eu não posso confiar totalmente em meus sentimentos, em que eu devo confiar?

-servo 2 – Na Palavra de Deus. Ela deve ser sua fonte de orientação e inspiração. A Palavra de Deus traz direção para todas as áreas da sua vida, e quando praticada abençoa completamente a sua vida, inclusive, o seu casamento.

-PQEPUPNC – Mas eu não amo mais o meu cônjuge [meu marido ou minha mulher]

- servo 1 – PQEPUPNC, mais uma vez você está falando com base em seus sentimentos. O verdadeiro amor não é um sentimento apenas, é muito mais que isto, é uma decisão de amar a partir do amor de Deus em seu coração. E quando você ama com este amor divino, não apenas com amor humano que é sentimental, emocional e melancólico, você é capaz de amar sem exigir nada em troca, e de amar mesmo quando não é amado [a]. Porém o melhor de tudo, é que este amor incondicional e sacrificial tem o poder de atrair o amor da outra pessoa. Isto significa que quando você ama muito sem exigir nada em troca mais cedo ou mais tarde, a pessoa que é o alvo do seu amor vai acabar respondendo positivamente, e será atraída pelo seu amor. Foi isso que Jesus fez por nós, a Bíblia diz que nós só o amamos porque Ele nos amou primeiro, e nós mesmo com um coração duro não fomos capazes de resistir ao amor dEle.

-PQEPUPNC – Só tenho um problema, eu não consigo amar o meu cônjuge com este tipo de amor sobre o qual você está falando. Parece muito distante da minha realidade e da minha capacidade de amar. Para mim este tipo de amor que você se refere é muito utópico [irrealizável, impossível].

-servo 2 – Você só não consegue amar com o amor divino, porque ninguém consegue dar o que não tem. Se você ainda não experimentou o amor de Deus em seu coração é impossível amar seu cônjuge, ou qualquer outra pessoa, com este tipo de amor.

-PQEPUPNC – O que eu posso fazer para receber este amor em meu coração. {chorando} Pois, na verdade eu não quero me divorciar, mas experimentar um novo tempo em meu casamento.

- servo 1 – Tudo o que você precisa é aceitar a Jesus como Senhor e salvador da sua vida. Se você fizer isto o amor de Deus será derramado em seu coração por meio do Espírito Santo que passará a habitar em seu interior. Você será uma nova pessoa e receberá uma capacidade sobrenatural de amar. Você será salvo, perdoado e em nome de Jesus seu casamento será transformado. Você quer? Você deseja aceitar a Jesus?

-PQEPUPNC – {chorando muito, responde:} Sim! É tudo que eu quero. É tudo que eu preciso.

- servo 1 – {faz oração de confissão, e PQEPUPNC repete suas palavras} Ore comigo assim, Senhor Jesus...

-PQEPUPNC – {depois da oração} isso é maravilhoso, eu já me vejo como uma nova pessoa, eu creio que o amor de Deus já foi derramado em meu coração por meio do Espírito Santo que veio habitar em mim. Agora eu já consigo crer que o meu casamento será restaurado em nome de Jesus.

-servo 2 – {dá as primeiras palavras de consolidação} Que bom que agora você tem uma fé viva! E essa fé funciona, pode crê!

- servo 1 – Agora temos que ir, depois a gente se vê. Tchau!

-PQEPUPNC – Tchau!

[Enquanto eles estão saindo ouvem a voz de Jesus chamando-os para o acerto de contas onde os três servos devem comparecer]

- Jesus – Servos meus venham aqui!
[Os três servos se apresentam diante de Jesus]

- Servo 1 – Aqui estamos Senhor!

-Servo 2 – O que o Senhor deseja de nós?

- Servo 3 – Estamos prontos para ouvir a tua voz e obedecê-la.

-Jesus – chegou a hora do acerto de contas e eu recompensarei a cada um de vocês da acordo com as ações de amor e fé que vocês praticaram. Servo 1,Você multiplicou os talentos que eu lhe dei? Usou seus dons para o progresso do Reino de Deus e para ajudar as pessoas?

Servo 1- Sim Senhor. O Senhor me deu cinco talentos e eu os usei para o progresso do teu Reino, e eles foram multiplicados e agora são dez talentos.

-Jesus – Sim, você foi um servo fiel, foi fiel no pouco e sobre o muito eu te colocarei, entre em minha alegria e receba a minha recompensa.

- Jesus – E você Servo 2, multiplicou os talentos que eu lhe dei? Usou seus dons para o progresso do Reino de Deus e para ajudar as pessoas?
-Servo 2 – Sim Senhor. O Senhor me deu dois talentos e eu os usei para o progresso do teu Reino, e eles foram multiplicados e agora são quatro talentos.

-Jesus – Sim, você foi um servo fiel, foi fiel no pouco e sobre o muito eu te colocarei, entre em minha alegria e receba a minha recompensa.

- Jesus – E você Servo 3, multiplicou os talentos que eu lhe dei? Usou seus dons para o progresso do Reino de Deus e para ajudar as pessoas?

-Servo 3 – {Começa a falar com voz trêmula e choro} Senhor tu sabes, que eu estava sempre ocupado, eu praticamente não tinha tempo para fazer nada para o teu Reino. Eu tinha que trabalhar e estudar, eu estava constantemente preocupado com a minha própria vida e bem estar. Eu não fiz nada para ti Senhor, nada. Senhor eu tive medo de perder o talento que o Senhor me deu, por isso eu enterrei-o para agora devolvê-lo exatamente como me deste.

- Jesus – você sabia que o seu talento também representava o seu tempo, sabia também que deveria usá-lo para o progresso do meu Reino, e para ajudar as pessoas, portanto cabia a você administrar bem o seu tempo de maneira que você pudesse priorizar o Reino de Deus. Agora você não participará das recompensas do Reino, e até o talento que te dei, o tomarei e o darei aquele que mais trabalhou com a motivação correta para o meu Reino.

-Servo 3 – Não Senhor, não faça isso comigo.

-Jesus – {fala com o tom de voz forte} você é um Servo inútil. Você não usou os talentos para ajudar as pessoas, não pregou o meu evangelho para que os perdidos fossem salvos, não usou o dinheiro que eu lhe dei para investir no crescimento da minha igreja, não consolidou as minhas ovelhinhas, não demonstrou o mínimo de amor por mim – o seu Senhor – e para com o seu próximo e foi completamente desobediente à minha Palavra. Portanto o servo inútil deve ser lançado fora, nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes.

[ Jesus chama um anjo para lançar o servo inútil fora da sua presença.]

-Jesus – meu anjo.

-Anjo – Eis-me aqui Senhor.

-Jesus – tome o talento do servo inútil e dê ao que tem dez talentos.

-Anjo – mas Senhor ele já tem dez.

-Jesus – ao que tem será dado e o que não tem até o que tem lhe será tirado. Portanto tirem o talento dele e o lancem nas trevas exteriores, ali haverá choro e ranger de dentes.

[ o anjo executa a ordem de Jesus, e o servo inútil é levado pelo anjo para fora da presença do Senhor, mas enquanto sai ele grita e chora em voz alta]

[Jesus se volta para os servos fieis]

Jesus- Meus servos, vocês foram fieis, sofreram por causa do meu nome, usaram os talentos que eu lhes dei para ajudar as pessoas e para que o meu Reino pudesse se expandir, demonstraram amor por mim e pelo o seu próximo, pregaram o meu evangelho, ganharam almas para mim e cuidaram destes novos convertidos como se fossem seus próprios filhos, venceram ao pecado, venceram à tentação, venceram ao diabo. Vocês se mostraram fieis em tudo, portanto eu vos destino o Reino.

[os servos se ajoelham diante de Jesus e diz:]


Servos 1 e 2 – Jesus nós te devolvemos os talentos multiplicados, são teus, para o teu louvor e para tua glória, nós te amamos Senhor.

[os servos pegam os talentos e colocam aos pés de Jesus, enquanto o Senhor coloca sobre suas cobeças lindas coroas com pedras preciosas de acordo com o serviço prestado por cada um]

Jesus – venham benditos do meu Pai e tomem posse Por herança do Reino que lhes está preparado desde a fundação do mundo.

[ Jesus levanta-os, coloca-os de pé e sai andando lentamente, enquanto uma música dentro do tema da peça está sendo tocada ao fundo]

Final feliz para os servos fieis.

fim!