Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, fevereiro 07, 2010

O caráter de servo na vida dos doze

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.
O caráter de servo na vida dos doze
Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. [Mateus 20: 20-28]
O caráter daquele que é chamado para ser doze é tratado e testado por Jesus, quando aprovado recebe recompensa. O Mestre nos ensina que para um doze ter um ministério frutífero é preciso ter impregnado nele o caráter de servo. Jesus nos fornece um modelo perfeito de alguém que tem impregnado em sua vida o caráter de servo. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. [Fp.2:1-5]. O caráter de servo na vida dos doze passa por cinco dimensões:
1- Servir a Deus.
Todos os grandes líderes foram chamados para servir a Deus. Moisés foi um grande líder, mas Deus o chamou de “meu servo” (Js.1:1). Ele foi chamado para cumprir a vontade de Deus e não a sua própria vontade.
2- Servir ao líder
“...o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés”. (Js.1:1). Josué era um dos doze mais frutíferos de Moisés, pois ele tinha um caráter de servo. Ele estava disposto a servir a Deus servindo seu líder. “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda”. (Êx.33:11).
3- Servir aos condiscípulos
“E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo”. (Mt.20:27). Não pode haver animosidade na equipe de doze. É preciso entender que somos uma equipe, portanto o sucesso de um é o sucesso do outro. Faz-se necessário que cada doze esteja disposto a servir ao outro no ministério.
4- Servir aos discípulos
“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. (Mt. 20:28). Os doze devem estar dispostos a servir os seus discípulos. Quanto mais servos dos discípulos nós formos, maior será a influencia positiva que exerceremos sobre eles a fim de conduzi-los ao Reino. Cuidar de pessoas dá muito trabalho, mas é extremamente gratificante. Jesus esqueceu o cansaço da viagem e a fome e a sede que sentia, para servir a mulher samaritana, ministrando-lhe a Palavra de Deus. Você deve estar disposto a atender um telefonema do seu discípulo na madrugada, deixar o almoço para atendê-lo numa emergência, quando fizer isto está provado que tem o caráter de servo.
5- Servir a família
“Governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)”. (ITm. 3:4-5).
Os doze precisam ser o maior modelo de serviço em sua própria casa. Eles precisam ser servos do cônjuge e dos filhos. Devem estar dispostos a fazer verdadeiros sacrifícios para servir bem a família, oferecendo-lhe o melhor de Deus. “Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. [I Tm.5:8].
Conclusão: Os doze precisam ter o caráter de servo inserido na sua vida. Afim de que possam experimentar uma conquista ampliada de vidas, cada doze precisa estar disposto a servir a Deus, ao líder, aos condiscípulos, aos discípulos e à família.