Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

OITO CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA SABEDORIA

Oito características da verdadeira sabedoria
Tiago 3:17
“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”.

Introdução

É de fundamental importância termos a sabedoria de Deus para vivermos neste mundo de forma vitoriosa e abençoada. É claro que não podemos confundir a verdadeira sabedoria com conhecimento, inteligência ou sabedoria humana, pois a verdadeira sabedoria vem de Deus. “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.[Tg.1:17].

Todo ser humano, principalmente nós que somos jovens, precisam da sabedoria de Deus para solucionar os problemas com discernimento espiritual e fazer a escolha certa optando sempre por aquilo que é bom. É Por isso que Deus nos ordena sempre a buscar a verdadeira sabedoria.

“Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca”. Pv.4:5 “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento”.Pv.4:7


O Apóstolo Tiago diz que a sabedoria humana é terrena, animal, e diabólica. “Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica” [Tg. 3:15]. Porém ele nos apresenta oito características para que possamos identificar e buscar a verdadeira sabedoria.


1° A verdadeira sabedoria é pura
Isto significa que a sabedoria de Deus em nós não é maliciosa, nem tão pouco nos conduz ao pecado, pelo contrario a verdadeira sabedoria nos leva a viver em pureza e santidade no temor do Senhor.

“Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta, Para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras”. [Pv.7:4,5]

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. [1° Tm.4:12]

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. [2° Tm.2:22]

2° A verdadeira sabedoria é pacífica
A sabedoria humana conduz a competição, à rivalidade e à guerra, mas a sabedoria de Deus conduz a paz.
“Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens”. [Rm.12:18]
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. [Hb.12:14]

3° A verdadeira sabedoria é moderada, equilibrada.
A verdadeira sabedoria nos levar a agir com moderação e equilíbrio em todas as coisas. Isto significa que a sabedoria de Deus nos ajuda a vencer o formalismo e o fanatismo.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. [Gl.5:22]
“A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada”. Tt.2:5

4° A verdadeira sabedoria é tratável .
“ORA, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas”.[Rm.14:1]
Isto significa que esta sabedoria é flexível, compreensiva. Esta sabedoria nos leva a compreender as fraquezas dos outros por que nós também temos as nossas fraquezas. Porem devemos sempre ajudar as pessoas com amor a vencer as suas fraquezas, e aceitar a ajuda de outros irmãos para vencer as nossas.

5° A verdadeira sabedoria é cheia de misericórdia.
A sabedoria de Deus sempre nos leva a agir com misericórdia. Quem segue a sabedoria de Deus será sempre controlado pela misericórdia. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” [Mt.5:7]

6° A verdadeira sabedoria é cheia de bons frutos.
A verdadeira sabedoria nos leva a ter uma vida frutífera e produtiva do ponto de vista de Deus.

7° A verdadeira sabedoria é imparcial.
A sabedoria de Deus nos ajuda a não fazermos acepção de pessoas, por meio da sabedoria de divina vencemos o favoritismo.

8° A verdadeira sabedoria é sincera.
Quando a sabedoria humana opera pode haver hipocrisia e dissimulação, mas quando a sabedoria de Deus opera, há sinceridade e honestidade. Ef.4:15

Conclusão
Estas oito características nos ajudam a identificar a verdadeira sabedoria, a sabedoria que vem de Deus. Porém, não basta identificar esta sabedoria, para termos uma vida vitoriosa e abençoada é preciso buscá-la. A fonte desta sabedoria é Deus e Ele nos transmite por meio da sua palavra.
“Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”.Pv.2:6
“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”. Pv.3:13