Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

O PODER DA ORAÇÃO PERSEVERANTE

O poder da oração perseverante
Lucas 18:1-8

Introdução

Um dos segredos mais importante para experimentarmos o sucesso e a vitória nas mais diversas áreas da nossa vida, é exatamente a perseverança (persistência, determinação e continuidade). Na vida de oração não é diferente; e se quisermos vencer neste campo de batalha, precisamos ser perseverante e persistente. Isto significa que precisamos “orar sempre e nunca desanimar”.


Este texto nos fornece algumas lições sobre a eficácia da oração perseverante.

1º O juiz da parábola era mau e injusto, porém o nosso Deus é um Pai justo, amoroso e bom, e sempre estar disposto a ouvir a nossa oração.
“Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.” V.2.
“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite? [...] Ele lhes fará justiça e depressa...” V.7,8.

2º Cada discípulo de Jesus tem o dever de perseverar em oração até a volta do Messias.
“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier,achará fé na terra” V.7,8.
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Rm.12:12
“Perseverai na oração, vigiando nela com ações de graças.” Col.4:2
“Orai sem cessar” 1º Tess. 5:17

3º Todo verdadeiro discípulo de Jesus tem um adversário – satanás –, contra quem precisamos que Deus nos faça justiça.
“... Faze-me justiça contra o meu adversário”. V.3.
O diabo é um adversário que luta para que as células não se multipliquem, vidas não sejam salvas e os doze desanimem-se, e não vivam unidos. Por isso precisamos vigiar e batalhar contra ele em oração.
“Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe permanecendo firmes na Fé...” 1º Ped.5:8,9.
A oração perseverante tem o poder de nos proteger do inimigo.
“E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do maligno”. (Mt 6:13)

4°devemos orar insistentemente até que Deus nos faça justiça contra o nosso adversário (satanás).
“Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. Eles clamavam em alta voz: Até quando, ó soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?Ap.6:9-10.

5° Para orar de modo perseverante é preciso ter fé.
“Eu lhes digo: Ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o filho do homem vier, encontrará fé na terra?”V.18.
Somente aqueles que crêem são capazes de orar por um período extremamente longo até que a resposta de Deus se manifeste.

6º Existem situações que somente a oração perseverante trará a resposta que necessitamos para os nossos clamores.
“Então lhes disse: ‘Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele a meia noite e diga: Amigo empreste-me três pais, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer. E o que estiver dentro responda: Não me incomode. A porta já está fechada, e eu e meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar lhe dar o que me pede. Eu lhes digo: Embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. Por isso lhes digo: Peçam e lhes será dado; busquem, e encontraram; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e aquele que bate, a porta será aberta. Qual o pai entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou pedir um ovo e lhe dará um escorpião? Se vocês apesar de serem maus sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem lhe pedir.” Lucas 11: 5-13

Conclusão
Se formos perseverantes em oração, clamando a Deus de dia e de noite, o Senhor nos fará justiça, ainda que pareça demorar.