Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

O PODER DE UMA ALIANÇA

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.
O poder de uma aliança
Rute. 1:15-18

A história registrada no livro de Rute nos fornece inúmeras lições. Através deste livro podemos refletir que as nossas decisões precisam ser muito bem orientadas por Deus, porque uma decisão equivocada pode trazer muitas tragédias. O livro inicia contando-nos a história de um homem chamado Elimeleque saindo da terra de Belém [casa do pão] levando consigo sua esposa Noemi e seus filhos Malom e Quiliom, por causa de uma crise econômica que a nação de Israel estava enfrentando. Esta família foi residir em Moabe, onde Elimeleque, e posteriormente seus filhos já casados com mulheres nativas, vieram a falecer. É em meio a este drama de dor e sofrimento que Rute, uma das noras de Noemi, faz uma profunda aliança com sua sogra. “Rute, porém, respondeu: ‘Não insistas comigo para que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serem sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa senão a morte me separar de ti’.”

Qualidades que se destacaram em Rute:

1º Rute era uma pessoa bem resolvida em relação a sua aliança com sua líder [V.18].
A- Uma pessoa bem resolvida não é influenciada negativamente por outras pessoas, muito menos pelas circunstancias.
B- Discípulos e líderes de aliança não perdem a colheita. Rt.2:1.
C- O discípulo de aliança é obediente. Rt.2:2
Você sabe por que Orfa deixou Noemi? Porque a tinha apenas como sogra. Orfa deixou Noemi e ficou órfã (sem mãe). Você sabe por que Rute não deixou Noemi? Porque o relacionamento entre elas era de mãe e filha. Rt.2:2b.

2º Rute mostrava trabalho e colhia os frutos do seu trabalho. Rt. 2:5-7,17-18. Quem tem aliança com os líderes mostra trabalho.
A- Rute estava entre os segadores
B- Rute trabalhou o dia inteiro

Lições que podemos aprender com o livro de Rute:

1º Quem honra atrai honra. 2:12.
2º O filho da aliança é alimentado por nobre e é tratado como nobre. 2:13-14.
3º O filho aliançado dificilmente é repreendido, e quando o é, aceita com amor a repreensão. 2:15-16; Hb.12:5-11.
4º Os filhos legítimos casam-se com os da própria família espiritual. 2:19-20, 4:13.
Não se casam com ímpios. 2º Cor.6:14-18.
E até preferem não manterem relacionamentos afetivo-amorosos com irmãos de outros ministérios. 2:8,22.
5º A mulher de Deus conquista o coração de seu Boaz. 3:8-11. Seu “Boaz” a reconhece como mulher virtuosa. Pv.31:10. O homem de Deus conquista o coração da sua Rute.
6º O filho da aliança reconhece que não deve haver beijo na boca ou sexo antes do casamento. 3:14. Só depois do casamento é que o sexo deve ser consumado. 4:13.
7º Todos precisam de um mentor (líder). 3:5-6, 16-18.
8º Pelo fato de Rute ser uma filha de aliança, Noemi é honrada por todas as mulheres de Belém. 4:14.
9º Um filho aliançado vale mais que sete filhos. 4:15b.
10º Os discípulos dos filhos espirituais do líder são como seus filhos. Rt.4:16. Noemi não chama Obede de Neto, mas de filho.
11º Rute trouxe cura para o coração de Noemi. Sua líder havia sofrido muitas perdas, mas a aliança e a fidelidade de Rute curaram o coração dela.
12º Através dos filhos aliançados reis nascerão em nosso ministério. 4:21,22. Boaz gerou Obede, Obede gerou Jessé, Jessé gerou o rei Davi, o rei Davi gerou o rei Salomão. Até o Rei Jesus, como homem, descendeu da geração de Rute. Rute só fez história porque foi uma filha de aliança. Os filhos de aliança fazem história.

Conclusão: Deus está levantando nesta geração uma multidão de filhos aliançados como Rute. Deus trará muita honra para todos nós, com uma conquista de pessoas que tem o caráter de reis segundo o coração de Deus.

Prª. Judy Oliveira