Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Sete promessas de Deus para a família

Ministério Shallom. Igreja celular no modelo dos doze! Uma família especial para você! Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA. 

Sete promessas de Deus para família 
Jeremias 31 

Deus tem promessas maravilhosas em sua Palavra para a nossa família, e o desejo do Senhor é que cada uma destas promessas se cumpram integralmente em nosso lar. Porém, o cumprimento destas é condicional. Isto significa que existem critérios Bíblicos que devemos observar, para experimentarmos o cumprimento das promessas de Deus em nosso tempo. Jeremias 31 estabelece dois critérios para que aquilo que Deus prometeu se cumpra em nossas vidas. Embora este texto aplica-se literalmente a nação de Israel, porém, dentro da perspectiva da revelação do Senhor, ele se estende também à nossa família.  

Critérios para que as promessas de Deus se cumpram em nossa família: 

a- Arrependimento e conversão ao Senhor (v.9a , v.19) “Virão com choro, e com súplicas”.V.9a. “... Depois que me converti, tive arrependimento”.V.19a. Aqueles que desejam desfrutar das promessas do Senhor, precisam abandonar o caminho de pecado e converter-se a Ele. 

b- Conhecer ao Senhor Isso significa que devemos conhecer ao Senhor e as suas promessas. Porém, esse conhecimento não é apenas teórico ou intelectual, mas é um conhecimento que tem origem em um relacionamento profundo com Deus. “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso [...] me arrependo no pó e na cinza”. [Jó 42:5,6]. Quando eu conheço a Deus em sem que ele é fiel e cumpre o que prometeu. 

PROMESSAS PARA A MINHA FAMÍLIA 

1° O meu Deus será o Deus da minha família [V.1] “Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo”. V.1 “...O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. Foi isto que Rute disse para Noemi. Não é a imagens de escultura, nem a ídolos, nem mesmo ao dinheiro que a nossa família vai adorar, mas ao nosso Deus Verdadeiro e Santo, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Criador do céu e da terra. Sim, é Ele que será adorado em nossa casa, é Ele que será o Deus da nossa família. O amor será o elemento que Deus usará para atrair a minha família a Ele “Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. [V.3]. 

2º Paternidade e proteção [V.9] “...Guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel”. V.9. Neste versículo Deus se revela como Pastor e Pai da nossa família. Como o pastor da nossa família Deus a guiará e a conduzirá em segurança, junto a águas tranquilas. “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”. [Sl.23:1-3]. Como Pai, Deus cuida, ama, abençoa e protege a nossa família. Por isso, aqueles que tem uma aliança com o Senhor Jesus, não permanecem órfãos, mas recebe um Pai, Deus. 

3º Livramento [V.11] “Porque o SENHOR resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que era mais forte do que ele”. V.11. Deus deseja livrar a família dos inimigos dela. Estes são alguns inimigos da família: satanás, a mídia secular, os vícios [drogas, álcool, etc...], o adultério, o divórcio... 

4° Alegria extrema [V.13] “Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza”. V.13. Se a sua família estava vivendo em um tempo de luto e de tristeza, o Senhor converterá isto em alegria extrema. Haverá danças de alegria diante do Senhor e o consolo do Espírito Santo virá sobre a sua casa. 

5° Provisão para o sacerdote e para a família [V.14] “E saciarei a alma dos sacerdotes com gordura, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz o Senhor”. V.14. O Deus, Todo Poderoso, que provê para as necessidades do Sacerdote, também proverá para as necessidades da sua família. Isso significa que se você semeia para o progresso do Reino de Deus, sua casa vai prosperar e não faltará o suprimento do Senhor no seu lar. “Nunca mais faltará alimento para os sacerdotes e suas famílias, porque o povo não vai parar de trazer ofertas ao templo. Deixarei o meu povo satisfeito, com as riquezas da minha bondade, diz o Senhor”. [Jr. 31:14 Bíblia Viva] 

6° Recompensa para o trabalho [V.16] “Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho”. V.16. È muito triste quando trabalhamos e não vemos o fruto do nosso trabalho, é como se estivéssemos ajuntando dinheiro em um saco furado. Porém, neste texto o Senhor promete que recompensará o nosso trabalho diante dEle. Além disso, Ele promete renovar as nossas forças, para que o nosso trabalho não seja feito em fadiga, e cansaço, mas, em vigor e ânimo. “Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei”. [V.25] 

7° Perdão (V.34) “Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados”. V.34. Esta é a última promessa que o Senhor faz a sua família. Não importa a gravidade do pecado que ela cometeu, se agora houver arrependimento genuíno, o Senhor promete que perdoará, e não somente isso, mas se esquecerá completamente dos seus pecados. Se o pecado é a única coisa que pode nos afastar de Deus, com esta promessa de perdão, Deus está restaurando a comunhão com a sua família. Isso significa que por meio do arrependimento, unido à graça e ao perdão de Deus, sua família terá novamente acesso a Deus e as suas promessas. 

Conclusão: O Senhor conclui esta Palavra, declarando que da mesma maneira que as leis que Ele estabeleceu no universo não podem ser invalidadas [o sol para iluminar o dia, a lua e as estrelas para iluminar a noite, a impossibilidade de medir o universo], semelhantemente, nenhuma das suas promessas ficará sem o devido cumprimento na vida daquele que cumpre seus princípios. Portanto seja confiante e creia: FIEL É DEUS PARA CUMPRIR O QUE PROMETEU.


https://clubedeautores.com.br/livro/os-fundamentos-da-familia