Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Ampliando e Consolidando as Conquistas da Família

Ampliando e consolidando as conquistas da família - Parte III
Pr. Josivaldo Oliveira - Ministério Shallom

Ser um líder provedor para as necessidades do lar.

Outra responsabilidade do marido como líder da família, é trazer provisão para as necessidades domésticas. A esposa e os filhos necessitam desta atitude do esposo, pois quando ele age como provedor, toda família sente-se segura. “... Os filhos não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos.” (II Cor.12:14 NVI).
Existem maridos que têm deixado esta função só para a mulher. A esposa pode até cooperar com o marido, pois ela é a auxiliadora dele. No entanto ele não pode permitir que a mulher seja sempre a provedora do lar, pois esta não é a responsabilidade dela. Por causa disso existem mulheres que estão estressadas e sobrecarregadas, pois além de exercer suas próprias funções, ainda realizam aquelas que são responsabilidades do homem. Isto ocorre porque os papeis familiares foram invertidos.
Quando iniciei o meu ministério, tive que realizar algumas atividades extras a fim de ajudar no orçamento familiar, pois a entrada mensal da igreja que pastoreava na época, era muito baixa e por isso ela não tinha condições de dar-me um salário que suprisse as necessidades da minha família. Sendo provedor do meu lar, eu tinha que trabalhar honestamente no que fosse preciso, para o sustento da minha casa, e assim fiz.

Sendo líder no cuidado com os filhos.

A maioria dos maridos deixa o cuidado com os filhos somente a cargo da mulher. Porém a responsabilidade com a educação moral e espiritual dos filhos também é do homem. De modo semelhante, o pai deve corrigir os filhos quando estes erram. Como a mulher está mais próxima dos filhos, geralmente quem cuida desta tarefa é ela. Todavia o marido precisa cooperar com esta responsabilidade.
Alguns pais não se dispõem a conversar com os filhos, mas esta é uma parte essencial na educação das crianças e adolescentes. É preciso haver sempre uma conversa franca e aberta sobre todos os assuntos de interesse dos filhos.
Quando as crianças começam a crescer e chegam à fase da adolescência, o diálogo entre pais e filhos precisa ser ainda mais intenso, principalmente no que tange a sexualidade. É extremamente importante que os pais ofereçam aos seus filhos uma boa educação sexual, e que estejam preparados para responder com clareza a qualquer pergunta que seja feita com base neste assunto.
É muito comum aos adolescentes curiosidades e dúvidas envolvendo a questão sexual. Por ser esta uma fase de transição entre a infância e a fase adulta, o corpo e a mente dos adolescentes passam por profundas transformações. Seus corpos se preparam para a reprodução e suas mentes para assumir responsabilidades próprias da vida adulta.
Na primeira fase da adolescência – que é chamada de puberdade – começa a surgir os primeiros sinais de desejos sexuais, que é normal, mas que deve estar sob controle até o período do casamento. Isto pode gerar conflitos internos na vida de alguns adolescentes. Portanto, cabe aos pais uma dose alta de paciência, para poder lidar com os temores e dúvidas de seus filhos, próprios deste período. Ensinando-lhes os princípios da Palavra de Deus que os ajudaram a manter-se em santidade e superar seus próprios conflitos.
Em provérbios 5 vemos o exemplo do rei Salomão instruindo seu filho sobre questões sexuais e como guardar-se puro mediante os princípios bíblicos. De modo semelhante, em salmo 119:9, o salmista nos mostra a obediência à palavra de Deus como o meio para esta purificação. “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.”
Portanto é importante que cada membro da família cumpra seu papel e função, pois quando os papeis familiares são invertidos as conquistas são roubadas.

Envolver toda a família no ministério.

A Bíblia nos fala em romanos 16 de famílias inteiras envolvidas no trabalho do Senhor. Casas inteiras que serviam ao Senhor no Santo ministério. Devemos com sabedoria procurar envolver toda a nossa família na obra de Deus. “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.(JS 24:15). Se você lidera uma célula convide sua família a fazer parte deste projeto. Se você é um ministro de louvor convide sua família a estar envolvida neste ministério, aquele que não tem este dom pode ser seu intercessor. Quando toda a família está envolvida no ministério, ela é guardada em união e harmonia e dificilmente haverá divisão dentro dela. Porque quando há divisão de propósitos e ideais dentro de uma mesma casa torna-se muito fácil do diabo roubar as conquistas da família. “... a casa, dividida contra si mesma, cairá”.(Lc.11:17). A sua família precisa se envolver nos projetos que Deus tem lhe dado para que a sua casa seja mantida em unidade, até seu casamento e seus filhos serão mantidos em unidade quando toda a família está envolvida em um mesmo propósito.

Fazer a família sonhar com a conquista.

Este princípio também está em harmonia com o anterior. Qual é o sonho que Deus tem te dado? Qual é a visão que você tem em relação as conquistas da sua família? Seu objetivo levar sua família a sonhar com a concretização deste projeto.
A Bíblia nos mostra José filho de Jacó lutando para que sua família compreendesse e se envolvesse com o sonho que Deus havia lhe dado, ele foi até mesmo perseguido por seus irmãos por causa disto.
José passou muitas lutas e provações por causa das suas idéias soniais, pois a princípio a família dele não as compreendeu.
No entanto depois de muitas lutas e provações, totalizando treze anos, houve um momento que Deus preparou, em que toda a família de José foi beneficiada por causa dos sonhos que ele teve, e eles mesmos vieram a entender e compreender a importância daquilo que antes parecia apenas uma utopia.
Então talvez agora sua família ainda não consiga compreender os sonhos que Deus tem dado a você, mas não se desanime, não se estresse, continue compartilhando estas idéias com os seus familiares, chegará um dia que eles conseguiram compreender que a visão que Deus lhe deu é extremamente importante para o próprio bem-estar da família.
A Bíblia também nos fala sobre Noé, ele também foi um sonhador, Deus deu a ele o sonho da construção da arca. Há alguns dias eu estava assistido o filme da história de Noé com os meus filhos, e o que achei muito interessante foi a confiança que ele desenvolveu no coração de seus filhos. A Bíblia nos mostra que eles levaram mais de um século para construir a arca.(Gn.5:32; 7:6). Foram muitos anos investidos em um propósito, construir uma arca que salvaria a família deles do dilúvio.
Vemos pela palavra de Deus, que Noé exerceu uma influência tão forte sobre sua família, que todos eles entraram na arca. Sua esposa, seus filhos, e suas noras, trabalharam com ele durante todo aquele longo tempo, para construir a arca, todos estavam envolvidos na realização daquela visão, embora nenhum deles haviam ouvido a Deus diretamente, a não ser Noé. Ele, sim, ouviu a voz de Deus e transmitiu para sua família aquilo que o Senhor lhe havia falado. De maneira que a liderança de Noé sobre a sua casa era tão consolidada, que ele conseguiu influenciar positivamente sua esposa, seus três filhos, e suas três noras. Fê-los sonhar com a conquista daquele projeto para salvação da família, e no final aquela arca foi construída, e toda a família de Noé entrou nela.
A sua família também vai entrar na arca, querido leitor. A arca hoje representa Jesus. A salvação de seu lar, não é mais uma arca de madeira, mas o próprio Cristo, o filho do Deus vivo, como sua morada de segurança. Toda sua família vai entrar em Jesus, por que Deus levantará dentro de sua casa um consolidador eficaz. Talvez esteja se perguntando: “quem é este consolidador?” E Deus te diz: “este consolidador eficaz é você. Eu te levantarei para que através de sua vida toda sua família entre na arca e seja salva e abençoada”.
A tua influência será tão grande em tua casa que toda sua família entrará na arca da redenção – Jesus – e experimentará tremendos milagres para a glória de Deus.
Este é o seu alvo fazer sua família sonhar com a conquista que Deus planejou para ela. Quando a família começa sonhar, suas conquistas são ampliadas e ao mesmo tempo consolidadas.

Ministrar cura em sua família.

Como manter as conquistas da família? Ministrando cura sobre ela. Pois ninguém enfermo no espírito, na alma ou no corpo, vai poder ampliar as conquistas ou consolidar as que já foram efetivadas. Para ser um conquistador é preciso ter saúde nas três áreas: espiritual, emocional e física. Por isso, nesse processo de conquista é preciso manter a cura da família.
A Bíblia nos diz que havia enfermidade na casa de Pedro. A sogra dele estava doente, com febre, já havia alguns dias, e uma sogra doente não deve ser nada bom – sua sogra deve ser curada –, mas, Pedro convidou Jesus para entrar na casa dele, e ao entrar naquela casa, Jesus encontrou a sogra de um de seus discípulos doente, e ministrou cura sobre ela. “E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João. E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela. Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os”.(Mc.1:29-31).
Jesus derramou uma unção de cura sobre o lar de Pedro, o poder da enfermidade foi dissipado, e um manto de saúde veio sobre aquela casa restaurando a alegria e o ânimo daquela família.
Sua casa também precisa receber esta unção de cura. Sobre seu lar um manto de saúde precisa ser estabelecido, não apenas saúde física, mas também espiritual e emocional, gerando alegria e ânimo para conquistar e manter o que já conquistou. Pois dificilmente alguém conquistará estando doente ou desanimado.
Calebe só conquistou a herança de sua família, porque à medida que o tempo passou, ele manteve o ânimo, o vigor, e a saúde. “Calebe,(...) lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus (...), por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés (...) me enviou (...) a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, (...). Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente (...). E eis que (...) quarenta e cinco anos são passados, (...), eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; e ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia,(...). E Josué o abençoou, e deu a Calebe,(...) a Hebrom em herança.” (Js.14:6-13).
Então a tua casa precisa ter saúde. Teu cônjuge, teus filhos precisam ser saudáveis. Você precisa ser instrumento de Deus para levar Jesus a sua casa para que ele ministre cura sobre ela.
Infelizmente, existem muitos homens e mulheres que estão enfermos na suas almas, outros ainda jovens, mas que estão debaixo de uma terrível depressão. Casais em que seu casamento está doente há muito tempo, e vivem só de aparência. Somente a presença de Jesus no lar pode mudar esta situação, restaurar a família, trazer um novo ânimo sobre os jovens, e produzir um vinho novo no casamento.
Ministrar cura sobre a família é tão importante que os três primeiros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) relatam o fato de Jesus ter entrado na casa de Pedro e Ministrado cura sobre a sogra dele. Isto significa que Deus quer que a sua família seja curada.