Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

TRAZENDO O FOGO DE dEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Trazendo o fogo de Deus através da oração
1º Reis 18:30-39


O profeta Elias estava diante de um grande desafio, pois ele tinha que provar para o povo idólatra de Israel – por meio de uma ação sobrenatural do Senhor – que baal era um deus falso e que somente o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó era o Verdadeiro Deus digno de ser adorado. Elias desafiou o povo idólatra dizendo que o Deus que respondesse com fogo dos céus ao clamor daqueles que lhe serviam seria provado que era o Deus Verdadeiro.

Passos que Elias percorreu para que sua oração tivesse uma resposta sobrenatural:

1º Restaurou o altar do Senhor.
“Então Elias disse a todo: ‘Aproximem-se de mim’. O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas”. V.30

Os doze são levantados com o propósito de restaurar o altar de oração em honra ao nome do Senhor.
“Depois apanhou doze pedras [...] Com as pedras construiu um altar em honra ao nome do Senhor.” Vv.31,32.

Os doze são como pedras vivas e devem ser usados para construir o altar de oração.
“Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” 1º Pedro 2:5.

2º Apresentou o sacrifício.
“Depois arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha.” V.33. Orar exige renúncia, dedicação, esforço e sacrifício. Orar é como derramar sangue no altar de Deus. “Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão”. Lucas 22:44.

3º Derramou água sobre o altar
“... Encham de água quatro jarras grandes e derramem-na sobre o holocausto e sobre a lenha. Façam-no novamente, disse, e eles o fizeram de novo. Façam-no pela terceira vez, e eles o fizeram pela terceira vez”. V.33b-34.

Elias derramou doze jarras grandes de água sobre o altar. 4 jarras x 3 vezes = 12 Jarras. Água representa o Espírito Santo. A água comum ou natural apaga o fogo, mas a água do Espírito se torna combustível para acender o fogo de Deus. Nossas orações precisam ser feitas na dependência, unção e poder do Espírito Santo, para que possam trazer o fogo de Deus a Terra. At 2:2-4.

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” Rm 8:26-27.

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isto em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. Ef. 6:18.

“Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo”. Judas v.20

4º O propósito e motivação da oração de Elias.
Obs: A oração só terá uma resposta sobrenatural (o fogo do Senhor) se o propósito e a motivação estiverem corretos.

A- Confrontar o principado de idolatria que estava agindo na nação de Israel, levando o povo a adorar falsos deuses. (baal e aserá).
“Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. ‘Gritem mais alto!’, dizia, já que ele é um deus, quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado. Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. Passou o meio dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção”. Vv.27-29.

B- Fazer o povo se voltar para Deus.
“Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti”. V.37.

Um dos propósitos das nossas orações é interceder para que as multidões se voltem para Deus.
“Por esta razão ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda família nos céus e na terra. Oro para que com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam [...] conhecer o amor de Cristo que excede todo o conhecimento, para que voces sejam cheio de toda plenitude de Deus”. Ef.3:14-19.

“Não deixo de graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou...” Ef.1:16-18.

“Meus filhos, novamente estou sentindo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês”. Gl 4:19.

5º O resultado da oração de Elias.

A- O fogo do Senhor caiu.
“Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto”. V.38
Elias teve uma resposta sobrenatural da parte do Senhor Deus.

Quando oramos com o mesmo fervor com que Elias orou, obtemos uma resposta sobrenatural e uma ação favorável.
“Faz dos ventos seus mensageiros e dos seus ministros labaredas de fogo”. Sl.104:4.

“A voz do Senhor separa as labaredas do fogo” Sl. 29:7

“O Senhor trovejou dos céus; o Altíssimo levantou a sua voz, e houve granizo e brasas de fogo”. Sl.18:13

B- O povo de Israel se voltou para Deus.

“Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: o Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” V.39
Quando o fogo de Deus vier, as pessoas se prostraram arrependidas diante do Senhor.

C- Os idólatras foram julgados.

“ Então Elias ordenou-lhes: ‘prendam os profetas de baal. Não deixem nenhum escapar!’ eles o prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.” V.40.
Uma das conseqüências do avivamento é o juízo sobre aqueles que não querem se arrepender e abandonar seus pecados.

Conclusão
A oração feita de acordo com os princípios bíblicos traz o fogo de Deus à terra. Se você orar com fervor e com o propósito correto, terá uma resposta sobrenatural e favorável.