Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Princípios para um lar feliz - Parte III

Princípios para um lar feliz - Parte III
Pr. Josivaldo Oliveira - Ministério Shallom

FAZENDO DO LAR UM REFÚGIO DE PAZ.

Em Gênesis 2:8 a Bíblia nos diz que: “o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs ali o homem que tinha formado”. Isso significa que a casa de Adão e Eva antes do pecado era um paraíso. A palavra Éden significa deleite, alegria, prazer, contentamento. Portanto a casa do primeiro casal antes da chegada do pecado era uma casa plena de alegria e repleta de satisfação e paz. É assim que deve ser nossa casa. Precisamos buscar meios para promover a paz em nosso lar.
A Bíblia nos ensina a seguir a paz com todos (Hb 12:14), Isto inclui nossa família. Você precisa buscar a paz com seu cônjuge, com seus filhos, com seus pais e até mesmo com sua sogra. O seu lar deve ser o lugar mais agradável do mundo, onde você e toda a sua família possam desfrutar de paz.
No entanto, há pessoas que se sentem felizes quando estão no trabalho, no colégio, na faculdade, na rua, ou em qualquer outro lugar, mas, quando pisam seus pés em suas casas, parece que a felicidade lhes é roubada. Muitos chagam a dizer: “a minha casa é um inferno”, “eu não tenho paz em meu lar”. Isto pode até ser uma realidade na casa do ímpio (Pv 3:33), mas não pode ser uma realidade na casa daquele que serve a Deus.
A sua casa deve ser um lugar de paz, e você deve ser um pacificador, alguém que promova a paz dentro dela. Existem mulheres não agem com sabedoria, pois quando seus maridos chegam em casa estressados, cansados do trabalho, porque teve um dia difícil, elas já vão descarregando sobre eles todo tipo de problema que teve durante o dia. E ela fala, fala, fala... E chega uma hora que o marido não suporta e “explode” sendo atacado por uma crise de ira e cólera, altera o seu tom de voz e acaba falando o que não deve com sua esposa e seus filhos, porém a mulher teve sua parcela de culpa por não agir com sabedoria, ela poderia ter compartilhado com seu marido sobre conflitos que teve em casa durante o dia, em um momento mais apropriado (Eclesiastes 3:1). A sabedoria só irá contribuir para que o lar permaneça em paz. (Pv 24:3).
Há também maridos carentes de sabedoria, suas esposas demonstram uma atitude carinhosa e meiga com eles, e estes as respondem com uma atitude de grosseria e estupidez. O marido que age, assim, está procurando a paz da família? Não, não está.
Existem momentos especiais em que a esposa usa uma lingerie linda e atraente para agradá-lo, e ele pergunta grosseiramente: “O que você quer mulher?” O quê, que ela quer? Ela quer carinho, amor, intimidade com seu marido, amar e ser amada.
Mas o marido que não é sábio, não entende os anseios mais profundos de sua esposa, e responde grosseiramente quando ela lhe demonstra carinho. Aqueles que agem assim estão privando suas esposas e seus lares de paz. Infelizmente existe ainda em muitas famílias a presença de uma pessoa dominadora, possessiva, rixosa e briguenta. A característica desta pessoa é que ela briga por tudo. Coisas pequenas, insignificantes e sem nenhuma relevância são capazes de irritá-la profundamente.
Por exemplo, quando ela coloca um objeto em um determinado lugar, e uma criança pequena, tira-o do local anterior, é um “século” de brigas e confusões.
Esta pessoa reclama em todo o tempo, a murmuração é um ingrediente peçonhento que não falta em seus lábios. Consequentemente ela vive em constante estresse, é atacada de forma profunda e violenta, por doenças psicossomáticas, que são doenças físicas com origem no emocional. (uma alma enferma sempre gera um corpo enfermo), e os céus sobre a sua cabeça, são céus de bronze. Se esta pessoa não mudar de atitude seu destino será morrer no deserto (Números 14:29). Quando alguém age assim de maneira alguma esta promovendo a paz do seu lar.
A Bíblia nos diz que: “é melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” (Pv 21:19). E diz mais: “É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio”. (Provérbios 15:17 NVI).
“melhor um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há um banquete, e muitas brigas” (Provérbios 17:1 NVI).
Portanto, decida ser um pacificador (Mt 5:9). Promova a paz em seu lar, faça de sua habitação um Éden, um lugar de paz, de deleite, de prazer e de alegria.
O dever do marido é amar a esposa e o dever da esposa é amar o marido e submeter-se a ele, mas infelizmente, isto não é o que tem ocorrido em muitos lares. Existem casais que estão o tempo todo em “pé de guerra”, brigando sempre um o com o outro. Vão dormir zangados e acordam zangados.
Por sua falta de sabedoria deixam de desfrutar a plenitude e a paz de Cristo em seu casamento. Se esta for a sua situação, busque a sabedoria de Deus. “Pois com a sabedoria se edifica a casa, e com entendimento ela se estabelece”. (Pv 24:3).
“ E, se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça à Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça - a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante a onda do mar (...). Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. (Tiago 1:5-6).

EVITANDO O COMPORTAMENTO DE SOLTEIRO

Este princípio se aplica aos casados. Aqueles que se casaram devem abandonar completamente a mentalidade de solteiro. Alguns homens argumentam: “Eu quero ter liberdade para sair com meus amigos”. Tudo bem, você pode sair com seus amigos, desde que sua esposa não se sinta privada da sua companhia, afinal de contas foi com ela que você se casou e não com seus amigos.
Em contrapartida, existem mulheres que se sentem muito mais confortáveis em companhia de suas amigas, do que de seus maridos. Todavia, no que diz respeito a relacionamento, a amizade com outras pessoas, não deve ser a prioridade máxima na vida de um casal, mas sim a amizade e o companheirismo mútuo que marido e mulher devem desfrutar um com o outro. Os seus amigos não podem ter mais importância para você do que o seu cônjuge.
Alguns maridos saem de casa e passam horas e horas longe da esposa, e nem ao menos se preocupam em avisá-las. Isso a deixará profundamente preocupada e ansiosa. Se esta situação perdurar pode levá-la a sofrer desnecessariamente pelo estresse, insônia, cefaléia e outras doenças psicossomáticas. E o pior, é quando o marido retorna, e a esposa pergunta-lhe: onde você estava? Infelizmente a única resposta que alguns dão é essa: “estava divertindo-me com os meus amigos”. Porém essa resposta demonstra irresponsabilidade e insensibilidade para com as necessidades da esposa. Não se esqueça disso: “Quem ama cuida”.
Permanecer com o pensamento e o comportamento de solteiro, quando se está casado, é uma das causas que mais contribuem para a destruição de muitos casamentos. A Bíblia nos fala em Gênesis 2:22-23 que: “da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher e trouxe a Adão, e disse a Adão, esta agora é osso dos meus ossos e carne da minha carne, chamar-se-à Varoa porquanto do Varão foi tomada”.
A alegria que Adão teve quando se casou foi tão grande, que esta foi a expressão que ele usou para referir-se a Eva: “É osso dos meus ossos e carne da minha carne”. Esta expressão revela o entendimento que Adão possuía de sua esposa. Ele compreendeu que Eva era parte dele mesmo, criada a partir dele, com o propósito de viver ao seu lado. Creio que a princípio, o anseio de Adão era estar todo o tempo possível com sua esposa. Contudo, algum tempo depois, ele descuidou de priorizar o estar com ela e o resultado foi trágico (Gn3).
Se você é casado não se esqueça que tem uma aliança eterna com seu cônjuge, da qual Deus foi testemunha. (Malaquias 2:14). Portanto, você não deve pensar ou agir como se fosse solteiro, mas como uma pessoa casada.
Quando esteve pregando em nossa congregação o Apóstolo Joselito disse que na cerimônia de casamento, há dois Velórios, pois neste momento haverá a morte do solteiro e a morte da solteira. A princípio, esta afirmação chocou alguns da nossa congregação, mas à medida que ele foi explicando, a revelação da Palavra de Deus, iluminou a mente daqueles que não haviam entendido de imediato. Eles conseguiram compreender que o que morre não são as pessoas, mas o estado de solteiro, para que haja o nascimento de uma união conjugal feliz e amorosa.
Sob a luz desta revelação é necessário que você compreenda que aqui na terra seu cônjuge deve ser melhor amigo. Portanto você não deve agir como se fosse solteiro (a), muito menos agir com imaturidade. Se você é recém-casado deve buscar a maturidade, pois é extremamente necessário que o casal amadureça. Verdade é que todo recém-casado passa por crises, (eu também passei, mas amadureci). Porém nós não podemos permitir que o tempo passe sem que haja amadurecimento na vida conjugal.
Infelizmente é isto que tem ocorrido com muitos casais, que embora estejam casados há muitos anos, agem com um comportamento mais infantil do que muitos recém-casados. Nem sempre a longa idade é sinônimo de maturidade. Portanto, independente do tempo de casado que você tenha, busque sabedoria e maturidade em Deus e na sua palavra para que seu lar seja sempre agradável e feliz.
Vimos aqui quatro princípios que nos ajudarão a manter a felicidade em nosso lar. Por isso, Se você deseja um lar feliz, zele pela santidade da sua casa, zele pelo sustento espiritual e financeiro da sua família, faça do seu lar um refúgio de paz, e se você for casado, evite o comportamento de solteiro...





Ministério Shallom.
Uma família especial para você!

Se você foi tocado pelo Espírito Santo ao ler este livreto, e gostaria de fazer uma aliança com Deus através de seu Filho Jesus Cristo, então faça esta oração:
Senhor Jesus eu____________________ te recebo como meu único e suficiente Salvador e Senhor, nesta hora desfaço em teu nome, toda e qualquer aliança que no meu passado eu fiz com o pecado, com o mundo ou com o maligno. Senhor perdoa os meus pecados e escreva o meu nome no livro da vida. Que eu e toda a minha família experimente as bênçãos da tua salvação. Amém!

Se você fez esta oração com fé, creia, a partir de agora você é uma nova criatura. (II Cor.5:17, João 3:3). Entre em contato conosco e nos informe sobre a sua decisão.

Ministério Shallom: Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Cep: 45345-000.
(73) 8842-9324 / (73) 99888983
Prjosivaldo12@hotmail.com