Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

PEÇA TEATRAL: A SERVIÇO DO REI JESUS - Parte I

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira.


Peça teatral: “A serviço do Rei Jesus”. Respaldo Bíblico: Mateus 25:14-30; Lucas 19:11-26, Mt.20:20-28.
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. 1ª Pedro 4:10.

– Narrador – Os talentos podem representar: tempo, recursos financeiros, dons, força, capacidade, etc. Multiplicar os talentos significa usá-los de maneira que possamos servir bem a Deus e aos outros. Diante disso não podemos ser servos negligentes, mas fieis, administrando nossos talentos para o progresso do Reino de Deus. É o que vamos aprender agora com essa peça teatral. Prestemos atenção!

Início da peça:
[Alguém representando Jesus, sai detrás da cortina e chama três pessoas representando seus servos, para lhes entregar os talentos – circunferência confeccionada de isopor com a palavra “talento” escrita ao centro –, a cada servo entrega uma quantidade especifica de talentos conforme a capacidade de cada um para administrar].

– Jesus – servos meus, venham aqui.

[Os servos se apresentam].

- Servo 1 – Aqui estamos Senhor!

-Servo 2 – O que o Senhor deseja de nós?

- Servo 3 – Estamos prontos para ouvir a tua voz e obedecê-la .

[Neste momento o Senhor pega em suas mãos alguns talentos para distribuí-los entre seus servos, mas antes de fazê-lo, explica-lhes o significado daquele ato].

- Jesus – {com os talentos em suas mãos} Estes talentos representam: os dons, o tempo, a força, a capacidade e habilidade, os recursos financeiros, a sabedoria e inteligência, a vida e todos os outros recursos que eu entrego a vocês.

- Servo 1 – Como devemos usar estes talentos?

- Jesus – Cada um desses talentos que vocês receberam deve ser usado para servir a Deus e aos homens.

- Servo 2 – como podemos servir a Deus e aos homens?

- Jesus – Quando usarem os talentos que eu estou dando a vocês para ajudar as pessoas e para o progresso do Reino de Deus, então vocês estarão usando-os para servir aos homens e Deus.

- Servo 3 – Óh Senhor, nós seremos recompensados se usamos corretamente os nossos talentos?

- Jesus – Sim, vocês serão recompensados. No dia marcado para o acerto de contas eu recompensarem cada um dos meus servos que usou, de modo correto, o talento que lhe dei. Além disso, à medida que vocês usarem seus talentos, eu os multiplicarem.

-Servo 1 – O Senhor poderia nos explicar melhor o que isso significa?

- Jesus – Claro que sim! Por exemplo: quando vocês usarem o dinheiro que eu lhes dou para investir na expansão do Reino de Deus, eu o multiplicarei, e quando vocês usarem suas habilidades para ajudar e beneficiar os outros, eu as aumentarei. Quando vocês usarem os dons que eu lhes dei, como uma poderosa ferramenta, para pregar com poder o meu evangelho aos perdidos, eu darei a vocês mais e mais dons. E quando usar o seu tempo para buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, eu lhes darei mais e mais sabedoria para administrá-lo. De maneira que quanto mais vocês usarem seus talentos, para o beneficio dos outros e para o progresso do meu Reino, mais e mais eles serão multiplicados.

- Servo 2 - Óh Senhor, isso é maravilho demais! Os nossos talentos nunca se acabarão, porque quanto mais os usarmos para fazer a tua vontade tanto mais o Senhor nos dará.

- Jesus – Sim, isso é verdade! Porém, se vocês forem egoístas e usarem os talentos que eu lhes dei apenas em beneficio próprio, eu os castigarei severamente. E, além disso, tomarei de vocês todos os talentos e darei aquele que for fiel em cumprir a minha vontade. Agora vão e cumpram as minhas ordens!

- Narrador - Os servos saíram para cumprirem as ordens do seu Senhor e agora estarão diante de todo tipo de situação onde sua fidelidade no uso dos talentos será testada.

[o servo 1 entra em cena evangelizando um grupo de pessoas]

- servo 1- {aproximando-se de um grupo de pessoas diz:} Olá pessoal! Tudo bem com vocês! Eu gostaria de compartilhar com vocês algo maravilhoso. Eu gostaria de lhes falar sobre o amor de Deus.

- Alguém do grupo – Nós não temos tempo para discutir religião. Além disso, todos nós já temos a nossa própria religião e não estamos interessados em fazer parte de nenhuma outra.

- Servo 1 – Não, vocês não entenderam. Eu não quero falar para vocês sobre uma nova religião. Não é isso. O que eu desejo é compartilhar com vocês sobre o amor de Deus. Dizer-lhes o quanto Ele os ama.

- Outra pessoa do grupo – Tudo bem, daremos a você alguns minutos para expor suas ideias, mas só alguns minutos, por favor, não seja demorado.

-Servo 1 – Deus os ama tanto, que foi capaz de dar o seu próprio Filho para morrer por vocês numa cruz.

- Outra pessoa do grupo – Por que o Filho de Deus teve que morrer por nós?

- Servo 1 – A Bíblia diz que aquele que peca recebe como punição a morte, também diz que todos nós pecamos e consequentemente somos merecedores desta terrível condenação. Porém, por nos amar Deus enviou seu Filho que nunca cometeu pecado algum, para morrer em nosso lugar, satisfazendo assim a justiça de Deus. Quando Jesus morreu na cruz, Ele levou sobre si todos os nossos pecados e Deus os julgou ali naquela cruz. É por isso que a Bíblia também diz que aquele que recebe Jesus como Salvador e Senhor da sua vida é salvo, e já não está mais debaixo de condenação.

- Outra pessoa do grupo – Mas, isso parece muito simplório.

- Servo 1 – É isso que é maravilhoso! Essa simplicidade do evangelho. Isso significa que você pode ter cometido os piores pecados, e, no entanto simplesmente pelo fato de se arrepender dos seus pecados e aceitar ao sacrifício de Jesus por sua vida, você será perdoado, salvo e justificado diante de toda condenação. Isso só prova o amor de Deus por você, pois ele facilitou o seu retorno para Ele. Se alguém quiser aceitar a Jesus como Senhor e salvador da sua vida, dê um passo à frente e eu vou orar por você.

[Neste momento duas pessoas do grupo dão um passo à frente sinalizando que desejam receber a Jesus, servo 1 impõe as mãos sobre eles faz com eles a oração de confissão].

- Servo 1 – {orar} Senhor Deus neste momento eu entrego em tuas mãos estas duas vidas que nesta hora recebe Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas...

[os dois se levantam expressando imensa alegria, enquanto as outras pessoas do grupo saem zombando e rindo dos que aceitarão ao Senhor, neste momento servo 1 dá as primeiras palavras de consolidação ao dois novos convertidos, enquanto os abraça e sai de cena andando com eles].

Depois de um breve intervalo servo1 encontra-se com servo 3.

- Servo 1- Olá amigo! Graça e paz!

- Servo 3 - Graça e paz!

- Servo 1 – Acabei de ganhar duas pessoas para Jesus e gostaria que você me ajudasse a consolidá-los, eu estou querendo abrir uma célula na casa deles e preciso de alguém que me auxilie. Você poderia me ajudar?

- Servo 3 – Olha, não vai dar. Eu estou muito ocupado neste dias. Tenho trabalhado muito e estudado demais. Fala com servo 2 quem sabe ele pode lhe ajudar.