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quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Hamartiologia - A Doutina do Pecado

Hamartiologia - a Doutrina do Pecado
Pr. Josivaldo Oliveira - Ministério Shallom

Intodução

Etimologicamente Hamartiologia significa o conhecimento ou a doutrina sobre o pecado, visto que em grego hamartia é o vocábulo que define pecado e logia é a palavra que conceitua doutrina, conhecimento, tratado ou simplesmente palavra [logos].
Infelizmente o pecado é uma realidade no mundo, isto é evidenciado por fatos históricos, como guerras, tumultos, etc..., “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá”. [2° Sm. 11:1] Através da natureza, que sofre por causa da ambição egoísta do homem [pecado], o Apóstolo Paulo chega a dizer que até mesmo a natureza geme esperando a manifestação dos filhos de Deus. “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”. [Rm. 8:19-23]. A própria consciência do homem testifica a respeito de suas deficiências e pecados. “Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”. [Rm. 2:15]. E as sagradas Escrituras atestam de Gênesis a Apocalipse a realidade da existência do pecado. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. [Rm.3:23] “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes”. [Gl.3:22].

I – A origem do pecado.

A - No universo
O primeiro pecado não aconteceu na terra, mas no céu. Infelizmente, o céu que lugar de pureza e santidade foi manchado com presença ruidosa do pecado muito antes que a terra o fosse. Os textos de Ezequiel 28:12-17 e Isaías 14:12-14 mostra-nos claramente o pecado nasceu no coração de lúcifer, opondo-se a vontade de Deus, rebelando-se contra o senhor e buscando sua total independência dEle.
“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.” [Ez. 28:12-17].
“Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo”. [Is. 14:12-15].

B - Na terra
O capítulo 3 do livro de Gênesis descreve como o pecado foi concebido pela primeira vez aqui na terra, mediante a raça humana, quando os nossos antepassados, Adão e Eva, desobedeceram à ordem dada por Deus, e comeram, por incentivo de satanás, do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. [Gn.2:16-17].
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”. [Gn.3:1-6]. “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida”. [Gn.3:17].
A narrativa bíblica de Gênesis três contradiz completamente a teoria evolucionista que ensina que o ser humano originou-se de uma forma primitiva imperfeita, e que está vagarosamente sendo aperfeiçoado num processo constante de evolução. Pelo contrário, a Bíblia nos mostra que o homem foi criado por Deus em um estado de completa perfeição, a imagem e semelhança de Deus, e que depois do pecado começou a cair cada vez mais para baixo.

II – A natureza do pecado

A – O pecado como um ato
1º João 3:4 conceitua o pecado como um ato. Isto significa que toda vez que alguém transgride a lei de Deus está cometendo um ato pecaminoso. “Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade”. [1º
Jo. 3:4]

B – O pecado como um estado
O pecado vai além de um ato pecaminoso que se tornou notório, pois ele está inerente na natureza humana corrompida. O homem já nasce com uma natureza tendenciosa ao pecado. O Rei Davi discerniu isto quando declarou: “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” [Sl.51:5]. O homem não é pecador apenas na conduta, mas é pecador por natureza.
O próprio Deus declarou sobre o homem que “toda imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente”. [Gn.6:5].

C - O pecado como lei ou princípio
A lei do pecado se opõe à lei de Deus e conflitua com esta constantemente. “Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros”. [Rm.7:23]. “Porque a lei do espírito de vida, em Cristo em Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”. [Rm. 8:2].

III – As conseqüências do pecado

1 – Que afetam o relacionamento com Deus

A – Perda de comunhão com Deus
O pecado constitui uma barreira que separa o homem de Deus, e priva-o da coisa mais importante que ele pode ter na sua vida que é a presença do seu criador. “... As vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que não vos ouça”. [Is.59:2]

B – Culpa
No momento que Adão e Eva pecaram a culpa se instalou em suas vidas, e eles tomaram a consciência imediata do seu pecado. A compreensão da sua culpa fez com que eles fugissem quando Deus se aproximou. “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” [Gn.3:7-11]. O pecado produz no coração humano uma antipatia em relação a Deus e faz com que o pecador fuja da sua presença.

2 – Morte

A – Física
Deus criou o homem para viver eternamente, Ele não morreria se houvesse obedecido à lei de Deus. “Da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. [Gn.2:17], mas como desobedeceu a Deus, a morte passou a degenerar o seu corpo físico, até que depois certo tempo deu o seu golpe fatal. “E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu”. [Gn. 5:5]

B – Espiritual
É a separação entre o homem e Deus [Is.59:2]. O espírito humano perde a vida de Deus por estar distante dEle. “... a que se entrega aos prazeres, mesmo viva [no corpo], está morta [espiritualmente]. [1°Tim.5:6]. O homem por natureza está espiritualmente morto. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. [Rm.5:12] “...vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. [Col.3:6].

C – Eterna
É eterna separação entre o homem e Deus, é a culminação e execução da morte espiritual, a Bíblia a chama de “segunda morte”. “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”. [Ap.21:8]. “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder... [2° Ts.1:9]