Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Princípios para um lar feliz - Parte I

Princípios para um lar feliz - Parte I
Pr. Josivaldo Oliveira – Ministério Shallom

“E disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem á sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-o; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra. (...). E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Édem; da banda do oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável á vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal (...). E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele (...). Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada Varoa, porquanto do Varão foi tomada. Portanto, deixará o Varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma só carne”. (Gênesis 1:26 – 28; 2:7-9,15-18,21-24).

Introdução

A família é uma instituição divina, criada, fundada e estabelecida pelo próprio Deus. E por ser uma criação de Deus, é que a família recebe o amor e o cuidado dEle. Quando o Senhor Deus criou a família – estabelecendo-a como a principal e a mais fundamental instituição divina aqui na terra –, Ele formulou leis e princípios para orientá-la e direcioná-la, e quando estes princípios são obedecidos pela família, poderá levá-la a desfrutar de benção e felicidade.
Creio que o anseio de todo servo de Deus é ter um lar feliz. Quando nos tornamos crentes em Cristo Jesus, nascidos de Deus, o nosso desejo será sempre andar em comunhão com a nossa casa, experimentando felicidade e a benção de Deus em nosso lar. Com base no texto bíblico supracitado, veremos quatro princípios para conquistar e desfrutar a felicidade e a benção de Deus em nossa família.

ZELAR PELA SANTIDADE DO LAR

Zele pela santidade de sua casa. Quando Deus criou Adão (e a partir dele a sua esposa Eva, e os casou, constituindo a partir deste casamento a primeira família), deu-lhe uma ordem: “Não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal”. Ele poderia comer do fruto de todas as árvores que havia no jardim do Éden, bananas, maças, pêras... Porém, existia uma árvore chamada árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa árvore ele não poderia comer, porque no dia em que comesse do fruto desta árvore ele morreria. A desobediência de Adão feriu o princípio da santidade, e gerou a sua própria morte.
Quando recebemos uma ordem de Deus devemos obedecê-la imediatamente. Existem algumas coisas que o Senhor nos dá, concedendo-nos o direito de usufruí-los. No entanto, existem outras coisas que nosso Deus, não nos dá a permissão de desfrutá-las.
Por exemplo, se você é um jovem solteiro e está namorando com alguém ou está noivo. Existe um limite neste relacionamento que você não deve ultrapassar. O limite da intimidade sexual. Portanto, se você é solteiro ou solteira deve estar sempre aquém deste limite. Pois a intimidade sexual deve ser desenvolvida apenas após o casamento. O relacionamento íntimo antes do casamento seria como uma espécie de “árvore proibida”, da qual não lhe é permitido comer de seus frutos; ultrapassar a estes limites resultaria em morte espiritual.
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém, todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. (1ºCor 10:23). Se você insistir em querer aquilo que Deus não aprova para sua vida, até mesmo as bênçãos legítimas que Ele já lhe concedeu serão roubadas de você. (João 10:10).
Adão não vigiou e não zelou pela santidade de sua casa. É possível que ele não tenha passado as informações de maneira correta para Eva, sua esposa, quanto às instruções de Deus em ralação à árvore do conhecimento do bem e do mal.
A Bíblia diz que a mulher foi enganada pela serpente (1º Tm 2:14), mas não diz que Adão foi enganado, pois a ordem de Deus foi dada diretamente a ele. O Senhor não falou nada com Eva, Ele não deu nenhuma ordem diretamente para ela. Deus não disse: “Eva, você não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal”, Mas isso foi dito a Adão. Suponho que Deus tenha orientado a Adão a ser zeloso e não permitir que sua esposa comesse da árvore. Portanto ele deveria orientá-la e instruí-la detalhadamente sobre a ordem de Deus, quanto a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Porém Adão não foi zeloso, ele não cuidou da santidade da sua casa. Ele não deu a sua esposa as instruções detalhadamente como Deus lhe havia dado. Qual foi a conseqüência disto? Eva foi enganada por satanás. Vejamos como foi o diálogo entre a serpente e Eva.
- Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhuma das árvores do jardim? Perguntou a serpente a Eva.
- Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse para não comermos nem tocarmos para não morrermos, respondeu Eva.
- Vocês não morrerão, mas ao comerem desse fruto serão como Deus, conhecedores do bem e do mal, retrucou a serpente.
O resultado deste diálogo foi o engano de Eva e a queda do homem.
Observe como Eva alterou a palavra de Deus ao responder a serpente, Deus não falou que não poderia tocar no fruto, só disse que não poderia comê-lo. Satanás aproveita-se desse momento de fraqueza de Eva e da ausência do seu marido para enganá-la. A intenção de satanás foi fazê-la pensar que Deus havia mentido, e que eles seriam “deuses” se comessem daquele fruto proibido. Ser uma “deusa” era realmente uma proposta tentadora, e neste anseio de ser uma “deusa”, Eva tomou do fruto e o comeu e deu também ao seu marido e ele comeu.
A serpente enganou a Eva e Eva seduziu a Adão. Isto só aconteceu porque ele não zelou pela santidade de sua casa, e por não cuidar da santidade de sua família, colheu terríveis conseqüências que mudou para sempre a sua vida.
Quantas pessoas em nossos dias estão como Adão, descuidados em relação a santidade de seu lar. Se você deseja ter uma família feliz e abençoada zele pela santidade de seu lar. Não permita que a sua casa seja morada de pecado e residência de demônios. Não permita que haja manifestação das obras da carne em seu lar, pois a sua família deve exalar o bom perfume de Cristo. O pecado é a única coisa que nos priva da presença de Deus, e se a sua presença não estiver em uma casa é impossível que ela seja abençoada.
Não faça concessão, seja radical contra o pecado. Se você é o líder da sua casa não permita que coisas imorais e indecentes entrem no seu lar para contaminá-lo. Infelizmente existem pais “cristãos” que permitem que seus filhos mantenham relações sexuais, fora da benção do casamento, dentro de suas casas, argumentando que é melhor que seus filhos tenham as primeiras experiências sexuais dentro da sua casa do que fora dela, mas isso é um tremendo engano de satanás. Conheci uma irmã que permitia que sua filha, que era evangélica, tivesse relação sexual com o namorado, que também era evangélico, dentro da sua casa. Ela chegava ao absurdo de preparar o quarto e a cama para que o casal de namorados ficasse bem “à vontade” para pecarem. Infelizmente há muitas pessoas dentro das igrejas que estão completamente enganadas, pois acreditam que apenas o fato de freqüentarem uma igreja, ou serem batizadas já é suficiente para serem salvas. Mas, a bíblia diz que: “sem santidade ninguém verá o Senhor” (Heb.12:14b NVI). Eu creio que Deus não estava brincando quando disse isto. Portanto, nós também não podemos brincar de ser crentes, de ser evangélicos ou brincar de religião, mas, devemos encarar a vida cristã com muita seriedade e responsabilidade, afinal de contas é a nossa própria vida que está em jogo. Jesus disse que: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. (Mt. 7:21-23).
A Bíblia nos conta a história de um sumo sacerdote chamado Eli. Ele era um sacerdote, um líder em Israel, mas, infelizmente não zelou pela santidade de seus filhos. Os filhos de Eli, hofni e finéias, mesmo sendo sacerdotes pecavam terrivelmente contra o Senhor. E Eli seu pai, sendo o sumo sacerdote, e, portanto, tendo uma autoridade maior do que a deles, não os disciplinava. Porque já não exercia mais influência sobre seus filhos.
Quais eram os pecados deles? Hofni e Finéias cometeram muitos atos abomináveis aos olhos do Senhor. Primeiro a Bíblia diz que eles “desprezavam a oferta do Senhor” (2ºSam2:17). Eles macularam e desrespeitaram os sacrifícios que eram trazidos a Deus como honra e adoração ao seu nome. E como se isto não bastasse, eles praticavam a imoralidade sexual, envolvendo-se sexualmente com mulheres voluntárias que auxiliavam os sacerdotes e os serviam à parte da tenda da congregação. (1º Sm 2:22).
Embora, Eli soubesse de tudo isso não foi capaz de discipliná-los destituindo-os dos seus cargos sacerdotais. Eli foi permitindo que o pecado entrasse sorrateiramente em seu lar e por causa disso o juízo de Deus veio sobre a casa dele.
Hofni e Finéias morreram quando Israel guerreava contra os filisteus, sendo vencidos por eles. E Eli ao receber a notícia da morte de seus dois filhos e que a arca do Senhor foi tomada pelos filisteus, caiu da cadeira, quebrou o pescoço e morreu. Porque o julgamento divino alcançou a família de Eli? Por que ele não zelou pela santidade em sua casa.
Quantas vezes permitimos que coisas profanas entrem em nossa casa para contaminá-la, músicas mundanas, programas de televisão onde mulheres se exibem nuas ou semi-nuas, novelas que distorcem os valores da família, sites e filmes pornográficos... Se não vigiarmos, vamos permitindo que estas coisas entrem em nosso lar, e destruam a nossa família.
Se você tem filhos na fase da adolescência, tenha muito cuidado com aquilo que eles estão acessando na internet. Há alguns anos, um irmão em Cristo, comentou comigo, que uma garotinha de cerca de doze anos estava acessando sites pornográficos em uma lan-house. Com isso não quero dizer que você e sua família não devem ter acesso à internet, ou à televisão, mas, serem cuidadosos e seletivos. Os meios de comunicação podem ser uma benção ou uma maldição dependendo de como você os usam.

Palavra profética
Neste momento estenda sua mão e profetize sobre o seu lar dizendo: “Minha família não será envergonhada pelo pecado; minha casa não será morada de demônios e não haverá manifestação das obras da carne em meu lar, mas a minha casa será sede de avivamento para todas as nações da terra, em nome de Jesus”.