Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, fevereiro 06, 2010

7 Maneiras de cuidar da Família

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA. 2010: Ano da oração e do sobrenatural de Deus.

7 maneiras de cuidar da família
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. 1º Tim 5:8
Como lideres de avivamento e condutores da presença de Deus, temos uma responsabilidade: cuidar da nossa família, pois ela precisa ser assistida, transformada, salva, avivada e liberta pelo poder de Deus, e nós fomos escolhidos por Deus para esta missão. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”. (João 15:16).

Como podemos cuidar da família?
1º Orar diariamente pela família.
(Jó 1:5; Lc 18:1; At 21:5; 1º Ts 5:17).
“...Foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam” [At 12:12]. Deus ouve as orações que fazemos pela família. A Bíblia nos mostra um homem que tinha um filho epiléptico indo até Jesus e fazendo uma oração pela cura do garoto, o Senhor parou para ouvi-lo e curou completamente o filho dele. (Mt.17:14-18).
2º Guardar a santidade da família. (Heb 12:14; 1º Ts 5:23).
Davi foi um grande líder, mas quando deixou de cuidar da santidade da sua casa tragédias e desastres alcançaram a família dele (2º Sm 11: 1-5, 2º Sm 12:9-15). Como servos de Deus não podemos ser permissivos com o pecado dentro da nossa casa, nem trazer para dentro dela coisas que macule ou contamine sua santidade, tais como: filmes pornográficos, músicas mundanas, artigos idólatras... (Deut. 7:26). Devemos ser guardiões da santidade da família.
3º Governar a Família com autoridade e amor. “...Governem bem a seus filhos e suas próprias casas” (1º Tm 3:12). Isto fala de criar os filhos na doutrina do Senhor e estabelecer o governo de Deus em nossa casa. A visão dos doze é uma visão de governo e tem o propósito de implantar o governo de Deus dentro de cada lar. (Rm 14:17; Lc 17:21)
4º Ser modelo para família como alguém que anda com Jesus. (Heb 12:1-6)
Isto fala de dar testemunho de um verdadeiro cristão dentro do lar (1º Ped 3:1). A Bíblia nos mostra que Pedro foi um dos doze que mais andou com Jesus e consequentemente atraiu os milagres para dentro da sua casa. (Mc 1:29-34)
5º Honrar os pais (Ef.6:1-2)
É um princípio de honra cuidado e proteção para com os pais, inclusive investindo financeiramente na vida deles. Aqueles que obedecem a este princípio atraem sobre suas vidas o Shallom de Deus, isto é, paz, longevidade (vida longa) e prosperidade.
6º Entregar primícias ao Sacerdote. “E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oferta de tudo, [...]serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa”. (Ezequiel 44:30). Isso significa que quando aprendemos a semear na vida dos nossos líderes espirituais, atraímos as bênçãos de Deus para nossa casa. “...foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais”. (Rm 15:27) “Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?” (1º Cor 9:11) “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui”. ( Gl 6:6)
7º Levantar equipes de doze para estender o cuidado a outras famílias. (At.1:13,14; At 2:38-47; At 5:42) “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo” (At 5:42). Os doze têm a missão de proclamar a Jesus não apenas para suas próprias famílias, mas também em muitos outros lares onde houver a carência da presença de Deus. “...Nada, que seja útil, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando [...], a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo”. (At. 20:20-21).
Conclusão: É nossa responsabilidade cuidar da nossa família, e o Senhor nos mostra em sua Palavra, o caminho para isso. Portanto não devemos ser omissos, mas zelosos no cuidado [espiritual, emocional, moral, físico, financeiro, etc...] com a nossa família.