Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

RECEBENDO A PALAVRA DE DEUS COM UM CORAÇÃO ABERTO

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.
Recebendo a Palavra de Deus com um coração aberto
Mateus 13:1-9, 19-23
A Palavra de Deus é uma semente poderosa, capaz de produzir grandes frutos no coração humano. Um desses frutos é uma vida totalmente nova [transformada], resultado da ação do Espírito Santo. Porém para que a Palavra de Deus opere de maneira tão profunda, é preciso encontrar corações abertos e frutíferos, os quais, Jesus chama de “boa terra.” Nesta parábola, o Mestre nos fala sobre quatro tipos de terrenos [corações] que podem representar também 4 estágios em um mesmo coração. Vejamos:
1-Coração endurecido [Vv.4,19]
Este é aquele que resiste a Palavra e permite que satanás leve a boa semente embora. A expressão “a beira do caminho” refere-se a um lugar endurecido pelo trânsito de pessoas, e portanto de difícil penetração para as sementes. Representa o coração endurecido que não se abre para receber a Palavra de Deus.
2-Coração superficial [Vv.5,6,20,21]
É o “ouvinte emocional” que aceita com toda alegria a Palavra de Deus, mas não compreende o preço que deve ser pago para se tornar um cristão genuíno. Pode haver grande entusiasmo por alguns dias ou semanas, mas quando as perseguições e situações difíceis chegam, o entusiasmo esfria e a alegria desaparece. O sol representa a perseguição. A luz do sol é fundamental para o crescimento e amadurecimento da planta, mas pela falta de raiz, o sol torna-se mortal para a semente. É o que acontece com quem tem um coração superficial. A perseguição tem o propósito de levá-lo ao crescimento espiritual, mas pela falta de raiz profunda na palavra de Deus, acaba matando-o espiritualmente.
3- Coração abarrotado com coisas mundanas [Vv.7,18,19]
Esse ouvinte tem vários tipos de sementes competindo em seu coração: As preocupações do mundo, a fascinação da riqueza, as ambições pessoais, etc... Portanto a boa semente da Palavra não encontra espaço para crescer, tornando-se infrutífera.
4- Coração frutífero [Vv.8,23]
A “boa terra” representa o coração aberto que cede cada centímetro do seu “terreno” para receber a semente da Palavra de Deus, afim de que esta cresça, e dê fruto, produzido até cem vezes mais.
Conclusão: A Palavra de Deus é uma semente poderosa capaz de produzir maravilhosos frutos na vida daquele que tem o coração aberto. Se você permitir que Jesus trabalhe na terra do seu coração, você dará muito fruto para glória de Deus.