Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

APRENDENDO A ORAR COM JESUS

Aprendendo a orar com Jesus
Lucas 11:1-11; Romanos 8:26-27.

Introdução
A Bíblia diz que nós não sabemos orar como convém [Rm.8:26]. Os discípulos de Jesus reconheciam esta realidade [sua incapacidade de orar]. Certo dia, um deles pediu ao Senhor que lhe ensinassem a orar. Jesus atendeu ao pedido daquele discípulo. A resposta do mestre nos fornece alguns ensinamentos sobre oração.

1º A oração tem como propósito prioritário adorar a Deus e buscar o seu Reino.
“Quando vocês orarem, digam: Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino”. V.2.
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mt6:33.
Que o clamor do nosso coração seja o de ver o Reino de Deus sendo implantado em cada casa desta cidade, através das células. (At.2:46, 5:42, 20:20).Devemos orar para que cada doze seja um implantador do Reino de Deus nos lares, nas escolas, no trabalho ou em qualquer outro lugar onde estiver estabelecido. (Mt.10:1-15).

2º Devemos orar diariamente para que o Senhor supra as nossas necessidades cotidianas.
“Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano.” V.3.
“Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Mt.6:33.

3º Ao orar deve haver em nosso coração uma disposição para receber o perdão de Deus, ao mesmo tempo que abrimos o nosso coração para perdoar quem nos ofendeu.
“Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem”. V.4.
“E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o pai celestial lhes perdoe os seus pecados”. Mc.11:25

4º Devemos orar a Deus para que nos livre da tentação.
“E não nos deixe cair em tentação.” V.4b.
“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto mais a carne é fraca”. Mt.26:41.
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1º Cor.10:13.

5º Jesus nos ensina que a nossa oração deve ser perseverante e persistente. Portanto não devemos desanimar, nem esmorecer na oração.
“Então lhes disse: ‘Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele a meia noite e diga: Amigo empreste-me três pais, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer. E o que estiver dentro responda: Não me incomode. A porta já está fechada, e eu e meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar lhe dar o que me pede. Eu lhes digo: Embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. Por isso lhes digo: Peçam e lhes será dado; busquem, e encontraram; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e aquele que bate, a porta será aberta”. Vv.5-10

6º A nossa oração está baseada no fato de sermos filhos de Deus, e de sabermos que Ele é um pai amoroso e bondoso que está disposto a nos abençoar.
“Qual o pai entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou pedir um ovo e lhe dará um escorpião? Se vocês apesar de serem maus sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem lhe pedir.” Vv. 11-13.
“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo”. Rm.8:16,17.
“E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e Ele clama: ‘Aba, Pai’. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro”. Gl.4:6,7.
Conclusão
Jesus não está mais presente fisicamente para nos ensinar a orar, porém nos enviou o Espírito Santo,e é ele quem hoje nos ensina a orar. “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Rm.8:26,27.